agany Escreveu:Os Europeus assistem impávidos e serenos à destruição de grande parte da sua propriedade industrial. Empresas como a Land Rover, Jaguar, Opel, Volvo, Aston Martin, Saab estão a ser "vendidas" por menos de metade do valor adquirido. Os americanos estão na jogada e os chineses agradecem a transferência de tecnologia.
É caso para para os responsáveis europeus reflectirem, ou não...
É a selecção natural. Repara que as marcas que mudaram de mãos europeias para os americanos e agora estão a ir para a China não são competitivas no exigente mercado europeu.
A Volvo ou Jaguar não têm a qualidade dos três grandes alemães (Audi, Mercedes, BMW). A Saab está moribunda. A Opel é incapaz de competir com VW, Fiat ou Renault em tecnologia. A Land Rover e a Aston são marcas de nicho que a Ford nunca soube realmente aproveitar.
Um Volvo ou um Jaguar são tecnologicamente muito avançados para o standard chinês ou indiano mas não para a Europa. A indústria automóvel europeia está muito bem. A única ameaça é a diminuição do mercado europeu, o core das vendas das marcas europeias.
Mas os fabricantes europeus andam na guerra dos mercados emergentes. A VW ou a Fiat estão relativamente bem implantadas nos mercados que mais crescem e mesmo os franceses (Renault/Peugeot), embora de forma mais modesta, também andam a espetar as suas lanças nesses mercados.
Onde me parece que os europeus ficaram um pouco para trás foi na moda dos híbridos que a Toyota e a Honda tão bem souberam aproveitar. Mas creio que nos eléctricos a Europa está na linha da frente e em diesel a Europa não tem concorrência.
Acho que os fabricantes japoneses têm muito mais a temer os construtores chineses do que a Europa. A China poderá em breve construir carros com a eficiência de um Toyota ou Honda mas até chegarem à imagem de um BMW ou Porsche a caminhada será bem mais longa.