bom dia a todos
Caro Elias
estou de saída
Agradeço a tua resposta e as tuas informações
Gostaria de te responder mais documentado mas não me é possível neste momento
Portanto , pedia-te o favor de analizares ao contrário ou seja
quantas pessoas viviam nas zonas que foram servidas pelo combóio antes e depois
Porque funcionavam bem os combóios no tempo da Companhia Nacional?
Porque precisamente a partir de 1960 se começou a descurar o serviço ferróviário.. despedindo ou deslocalizando pessoal como chefes, carregadores factores etc .. recordo que com eles ia normalmente toda a família (mulher e mais 5 ou 6 filhos), terminaram com o correio, despachos, e muitos deles com transportes de mercadorias e isso implicou o desparecimento do pequeno comércio local (Na pequena estação onde passei parte da minha infancia vivima cerca de 100 pessoas a grande maioria delas dependente da linha hoje estamos lá 2 e nem sempre )
O ano de 1960 /61 foi o inicio da guerra do Ultramar
e o dinheiro foi para defender Angola e como é costume lá foram a tras os montes buscar a matéria prima... soldados ( o ferro e volframio, batatas e vinho já tinham)... Muitos fugiram e foram com as famílias a salto para o estrangeiro onde foram muito melhor tratados do que eram cá pelos senhores das terras..Entretanto após o 25 Abril a sangria continuou.. veio o FMI e resolveram encerrar as linhas de via estreita justificando a não rentabilidade e descurando os mais elementares princípios de um serviço público.. a preocupação com as pessoas.. que eramtransportadas quasi como animais
os hórários não eram ajustados e demorava-se mais tempo do Porto a Bragança do que em 1887 .. e o Santos filho de um chefe de Estação ia aproveitando
Enfim.. até que acabou porque houve 4 mortes num ano
apesar, de o IMTT, a CP, a Refer, o LNEC e o Lino e secretária terem garantido que uma linha com travessas podres, parafusos soltos e carris empenados
e depois de 4 milhões de Euros gastos , que a linha era segura e que não fechava..
Agora arrancam os carris e só esperam que os milhares de pessoas que nela circulavam todos os anos continuem a circular nas águas da barragem que a vai afundar ...
Quanto às outras questões que colocas
Se não criares condições para que as pessoas se fixem
os combóios rápidos e as AE só servem para que as poucas pessoas que ainda resistem fujam .. porque não te estou a ver a ti nem a ninguém ir viver para um local onde não tem trabalho, não tem escola, não tem médico nem hospital não tem telefone se um passaro pusa no fio, fica sem electricidade se chove um pouco e não pode sair de casa se neva...
Para terminar .. imagina Lisboa dentro de alguns anos
As empresas passam a ter a sede em Luanda os Ministérios Portugueses vão para Luanda O Presidente da Républica vai para assessor do Eduardo quem quer ficar em Lisboa... vai ficar desertificada e com tanto cimento nem para plantar couves serve
grande abraço a todos e a ti em particular
e um bom natal.. em que se sintam felizes com aqueles que estão
mcarvalho
ps desculpem mas foi escrito a correr.. tenho de ir senão não me "deixam" passar o Marão