Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

ETF vs CFD

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por santinati » 15/12/2009 21:54

Obrigado, JLMF e QUICO pelo vosso contributo.
Mas, afinal os ETF's na BEST TRADING PRÓ encontram-se no grupo das Acções.
Bons negócios

Registado: 29/11/2007 1:34

por Quico » 15/12/2009 19:39

santinati Escreveu: Utilizo a Plataforma Best Trading Pró e não sei onde encontrar os ETF's sobre o PSI 20.
Solicito aos estimados forenses que me informem sobre o assunto.

A plataforma de CFD's do BIG (BIG Trader) tem CFD's sobre o PSI20.
O problema é que é muito mais "pastelona" e complicada de usar que a do SaxoBank (Best, Orey e GoBulling). Mais isto são gostos (neste caso, o meu).

Abraço.
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

por jlmf » 15/12/2009 19:24

santinati Escreveu:Boas tardes,
Tenho uma dúvida relativamente à melhor forma de aproveitar as quedas do PSI 20.Suponho que só através de ETF's, uma vez que não há CFD's para o nosso índice.
Utilizo a Plataforma Best Trading Pró e não sei onde encontrar os ETF's sobre o PSI 20.
Obrigado e bons negócios.

Boas tardes.

Parece existir a possibilidade há algum tempo de negociar contratos com adjacente ao psi20.
Não tenho retorno nem do produto nem da correctora.

http://www.igmarkets.pt/cfd/stock-index-example.html

Registado: 29/11/2007 4:15

por santinati » 15/12/2009 18:02

Boas tardes,
Tenho uma dúvida relativamente à melhor forma de aproveitar as quedas do PSI 20.Suponho que só através de ETF's, uma vez que não há CFD's para o nosso índice.
Utilizo a Plataforma Best Trading Pró e não sei onde encontrar os ETF's sobre o PSI 20.
Obrigado e bons negócios.

Registado: 29/11/2007 1:34

por englishman » 13/12/2009 16:49

vaskovic Escreveu:Quico e Englishman,

Muito obrigado pelas vossas explicações. Os ETF's estão mais ou menos compreendidos, pois as semelhanças com acções são por demais evidentes, se bem que haja os ETF's alavancados, mas o conceito está mais ou menos apercebido.
Uma questão que me fica, mais por curiosidade é que, neste caso, portanto não existe nenhum activo subjacente, certo? Isto é, há um cabaz de activos que é o que vai determinar se ganho ou perco dinheiro, mas em termos de materialização "física"... não há nada. :) Numa acção detenho uma parte do valor daquela empresa, no ETF... ?

Qualquer que seja o produto derivado, ETF ou CFD, há sempre um subjacente. Para simplificar a linguagem, quer dizer que há sempre uma referência para estes produtos.
Se queres negociar Ouro através de um ETF tens por exemplo o GLD (SPDR Gold Shares ETF) que tem como referência o preço do Ouro, no mercado à vista.
Quando negoceias o Ouro por ETF vais apenas negociar o seu valor e não o Ouro fisicamente.

Quanto aos CFD's o spread comprador/vendedor está percebida, é como nos câmbios de moeda. A questão de ser um produto alavancado também é relativamente pacífica, em vez de deter os activos subjacentes, estou a "pedi-los" emprestados e a pagar juros por isso. Como tal, e por serem apenas emprestados apenas tenho que dispor de uma margem (10%) do valor real do investimento.
Aqui surgem-me 2 questões:
1) como é determinado o preço de mercado do CFD, sendo que se é um contrato entre mim e a corretora, são eles a determinar o preço a que transacciona?
2) Assumindo que o valor do CFD segue o do activo subjacente (acção), também poderei ter problemas de apesar da acção seguir a minha expectativa inicial eu não encontrar no mercado liquidez para realizar a transacção?

espero ter-me feito compreender.

cumprimentos.

1. Há a ideia errada de que é a corretora ou o Market Maker que faz o preço e não é. O CFD ou ETF segue apenas o seu subjacente... há sempre referência. Para verificares isso basta colocar um qualquer símbolo do PSI20 de Ação na plataforma símbolo verde de "equity") e de CFD ao lado (símbolo azul). O preço muda em simultâneo, apesar de haver spreads diferentes.
2. Se o ativo que estás a transacionar através de ETF/CFD apresenta baixa liquidez no mercado à vista, podes ter problemas em satisfazer a tua ordem, como é normal. É sempre importante negociar ativos com média de volume superior a 500K, pelo menos. Mas os ativos são em número suficiente para logo irmos escolher um com baixa liquidez, penso.
O GLD, por exemplo, faz volume médio de 19,70M.

Ainda dentro destes produtos, foram criados ETF´s que se correlacionam negativamente com o seu subjacente, o que significa desvalorização quando a referência valoriza, como no caso do SDS e que já faz parte do grupo ProShares UltraShort. A referência deste ETF é o SP500.

Só para ter uma ideia de alguns ETF´s e das diferentes categorias/tipos apresento um quadro onde podemos ver que a correlação entre o SP500, os mercados que apresentei (Brasil, India, China) e o Ouro, é positiva... sendo negativa com o ETF SDS que referi atrás.

Abraço.
EMan
Anexos
Sem título.PNG
Sem título.PNG (33.34 KiB) Visualizado 4261 vezes

Bons negócios. EnglishMan

Registado: 19/1/2005 17:46

por vaskovic » 13/12/2009 15:53

Quico e Englishman,

Muito obrigado pelas vossas explicações. Os ETF's estão mais ou menos compreendidos, pois as semelhanças com acções são por demais evidentes, se bem que haja os ETF's alavancados, mas o conceito está mais ou menos apercebido.
Uma questão que me fica, mais por curiosidade é que, neste caso, portanto não existe nenhum activo subjacente, certo? Isto é, há um cabaz de activos que é o que vai determinar se ganho ou perco dinheiro, mas em termos de materialização "física"... não há nada. :) Numa acção detenho uma parte do valor daquela empresa, no ETF... ?

Quanto aos CFD's o spread comprador/vendedor está percebida, é como nos câmbios de moeda. A questão de ser um produto alavancado também é relativamente pacífica, em vez de deter os activos subjacentes, estou a "pedi-los" emprestados e a pagar juros por isso. Como tal, e por serem apenas emprestados apenas tenho que dispor de uma margem (10%) do valor real do investimento.
Aqui surgem-me 2 questões:
1) como é determinado o preço de mercado do CFD, sendo que se é um contrato entre mim e a corretora, são eles a determinar o preço a que transacciona?
2) Assumindo que o valor do CFD segue o do activo subjacente (acção), também poderei ter problemas de apesar da acção seguir a minha expectativa inicial eu não encontrar no mercado liquidez para realizar a transacção?

espero ter-me feito compreender.

cumprimentos.

Registado: 17/6/2009 11:06

por englishman » 13/12/2009 14:39

Quico Escreveu:... ETF's são papeis criados para funcionarem em tudo como acções; podem ser negociados por toda a gente que intervenha no mercado. Os CFD's são contratos entre ti e a tua corretora. Por isso, até há CFD's sobre EFT's (confuso?! :twisted: ).

Abraço.

Os ETF´s são produtos que funcionam como "cabazes" de empresas que te permite negociar sem teres de obter informação sobre cada uma delas, sendo também uma das formas para diminuir o risco pois ficas exposto a vários setores.
Através de ETF´s podes também negociar mercados não conhecidos ou que simplesmente por outros meios não o podes fazer como o mercado brasileiro, indiano ou chinês, por exemplo, através dos ETF EWZ (iShares MSCI Brazil Index ETF]; o IFN (The India Fund]; ou o FXI (iShares FTSE/Xinhua China 25 ETF] que te permitem estar exposto a investimentos nos mercados desses países.

Funcionam mais como fundos de investimento mas que são diretamente transacionáveis sem necessidade de entidade gestora para o fazer. Basta um click.
A escolha destes produtos ou outros depende das tuas perspetivas de investimento.

Mesmo dentro dos ETF´s terás de escolher a transação pelo ETF em si (como se de uma ação se tratasse) ou o CFD subjacente.

Se escolheres negociar o ETF como se de uma ação se tratasse tens uma comissão de entrada dependendo da quantidade de títulos comprados (há comissão minima que é sempre mais de 10$ nas plataformas atuais) e não recorres a alavancagem sendo-te debitado o valor real do negócio. Por exemplo, se compras 100 ETF´s EWZ Brasil a 77.10 tens a comissão e 7710 euros que necessitas para o transacionar.

Se escolheres negociar o CFD subjacente ao ETF, tens comissão de entrada (para as 100 referidas não tens porque o negócio é de valor nominal superior a 5000 euros/dólares), tens juros/dia e utilizas alavancagem que neste caso dos 100 ETF´s utilizas uma margem de 10% equivalente a 771$. O CFD permite-te negociar (quando possível) as subidas e descidas dos mercados.

Nos CFD´s tens de te familiarizar com conceitos como margem, alavancagem, valor nominal, valor marginal, juro por dia, spread da corretora, compra longo, venda curto...

O spread (ganho da corretora) entre comprador e vendedor é sempre maior nos CFD´s ETF do que no ETF como se de uma ação se tratasse.

Espero que a informação ajude de alguma forma
Abraço
EMan

Nota: se tiveres curiosidade em saber um pouco mais e conhecer alguns dos ETF´s mais transacionados num dia normal de bolsa consulta o artigo "ETF (Exchange Traded Fund)... o que são?" in Analises de Bolsa
Anexos
Sem título.PNG
Sem título.PNG (3.66 KiB) Visualizado 4333 vezes

Bons negócios. EnglishMan

Registado: 19/1/2005 17:46

por Quico » 13/12/2009 13:15

Eu percebo muito pouco disso... Mas, em duas penadas, ETF's são papeis criados para funcionarem em tudo como acções; podem ser negociados por toda a gente que intervenha no mercado. Os CFD's são contratos entre ti e a tua corretora. Por isso, até há CFD's sobre EFT's (confuso?! :twisted: ).
E é isto, básicamente, que sei...
Ah, e quanto a essa história de os CFD´s serem para o Day Trade é treta "tecnica". Já detive posições em CFD's durante semanas e meses. Em muitas circunstâncias, até as prefiro às acções; basta dimensionares a tua posição adequadamente e podem fazer um papel similar. Cuidado apenas com os juros, no caso de posições longas.

Abraço.
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

ETF vs CFD

por vaskovic » 13/12/2009 12:55

Bom dia,

Gostaria que alguém me esclarecesse as principais diferenças entre contratos ETF e CFD, nomeadamente vantagens e desvantagens de cada um e ao nível de comissões cobradas pelos bancos/corretoras.

A pergunta vai no sentido em que por exemplo, não consigo compreender a diferença entre um CFD de indice e um ETF alavancado do mesmo indice. Que diferenças existem? Tenho a percepção que o ETF será para um investimento mais de médio prazo e o CFD mais para intraday trading, pelas comissões envolvidas, mas gostaria que alguém com experiencia de trading com estes produtos financeiros me esclarecesse.

Agradeço antecipadamente as vossas contribuições.

Registado: 17/6/2009 11:06

Quem está ligado: