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Método de Análise aplicada

MensagemEnviado: 10/12/2009 15:57
por dreamkeeper2005
Descrição do negócio

Empresa financeira envolvida no Mercado secundário dos seguros de vida. Dedica-se a comprar apólices já próximas do seu exercício, o qual deriva do falecimento do segurado, com um desconto negociado. Paga ao detentor da apólice uma percentagem do valor da mesma em vida do segurado que pode assim fazer com o dinheiro que recebe antes de morrer, muito mais do que poderá fazer com o que receberá depois de morto e adquire os direitos de ser o beneficiário daquela apólice.

Por exemplo: Eu tenho 76 anos e um seguro de vida a favor dos meus 3 filhos de 1.000.000 €.

Se eu arranjasse quem me pagasse agora 800.000 € em troca desse milhão que os meus filhos vão receber quando eu morrer, eu poderia ajudá-los agora que é quando mais precisam, ter uns anitos de vida para gozar esta pequena fortuna nums cruzeiros à volta do mundo e ainda ajudar as crianças do Bangladesh.

Analise SWOT

Pontos Fortes, Pontos Fracos, Oportunidades e Ameaças

O cedente da apólice pode sobreviver por mais anos do que é pressuposto, e até posso chegar aos 86, 96 ou 106 anos, e quantos mais anos eu viver menor é a rentabilidade para a empresa que comprou.

Outras vezes o cedente morre no mês seguinte de uma doença subita e a rentabilidade é monumental.

A Seguradora (mercado primário) pode entrar em falência e deixar de pagar as apólices aos beneficiários dos seus seguros de vida.

Os que como eu, já estão com os pés para a cova, cheios de doenças e fartos de operações e medicamentos, vêm aqui uma hipótese de serem bem tratados nos seus últimos anos de vida, e com um pouco mais de estofo na carteira ainda poderão concretizar alguns sonhos.

Outro risco possível é o aparecimento de máfias para fazer acelerar o processo de passagem para a outra margem, dos mais renitentes em se despedirem.

Parece ser um mercado em expansão, especialmente em períodos de crise as pessoas mais idosas encontram aqui uma possível solução para os seus problemas financeiros e dos seus familiares que pretendem ajudar agora, e com o problema do desemprego a agravar-se nos próximos anos.

A concorrência ainda não é significativa dado que é um modelo de negócio recente.

Risco – médio, baixo
Atractividade – média, alta
Concorrência – baixa, baixa
Oportunidade – alta, alta

Analise Fundamental (dados MSNMoney)

A empresa tem um Market Cap – 291 M. distribuídos por 15 M. de acções que se mantêm constantes ao longo dos últimos 7 anos, não há diluição do valor dos accionistas nem aumentos de capital. –

rating- Positivo

Vendas – cresceram 143% em 2008 reflectindo maior procura em tempo de crise e mais 42% em 2009 que possibilitaram um crescimento do EBIT de 4.71 em 2007 para 41.92 em 2009.
Atenção isto são dez vezes mais.
Claro que os lucros brutos e líquidos apresentam o reflexo desta situação crescendo também proporcionalmente como é lógico.

O lucro liquido passou de 3.36 M em 2007 para 27.16 M em 2009.

rating- Positivo


O Current Ratio é de 4.11 – quando superior a 2 já é bom, com 4 é muito bom, significa que os activos correntes são quatro vezes os passivos correntes.
Como nesta actividade não há stocks de mercadoria em armazém nem em processo de produção, o acid test é 4.11.


rating- Positivo

A divida de longo prazo era de 0.74 M em 1ºT 2009 e passou a ZERO.
Com um cash em tesouraria de 18,59 M a saúde financeira é patente.

Não apresenta intangíveis no seu relatório e contas pelo que o seu Ratio divida/valor não podia estar melhor.

rating- Positivo

O EPS 2007 foi de 0.23 em 2008 passou a 1.25 crescendo 443%
Em 2009 passou a 1.83 continuando a crescer 46%

Os analistas prevêm 0.56 neste trimestre o que anualizado dará 2.24. espera-se continuação do crescimento do EPS e 2.55 em 2010.

A cotação actual dá-nos um PER de 8.9 anos para recuperar o investimento com o recebimento dos dividendos.

rating- Positivo

Analise Técnica

Longo Prazo no gráfico desde 2007

Médio Prazo no gráfico 2009


Tendo em conta o passado da empresa visto no retrovisor o seu balanço e perspectivas, gostaria de estar dentro.
Tendo em conta o futuro de previsível crise deflacionária, ou inflaccionista conforme as correntes, e a mais que certa crise de desemprego prolongada, o modelo de negócio da empresa é melhor quanto maior fôr o sentimento de crise. Gostaria de estar dentro.
Tendo em conta a analise técnica e estar mesmo a tocar a resistência a 19,5 faço o seguinte trading plan:

Comprar a 19,60. Stop loss 12% colocado nos 17.24. Atingido se quebrar a linha de tendência de médio prazo.
Investimento de longo prazo para ter em carteira de 1 a 3 anos.