ursopolar11 Escreveu:Luis19,
isto que informa é muito importante é uma real questão de segurança.
Confirma mesmo esta situação, ou é apenas algo empírico derivado de algum raciocínio seu.
Não estou a duvidar, apenas gostava de ter uma confirmação.
Obrigado
Luis19 Escreveu:tavaverquenao2 Escreveu:Cuidado, com piso molhado e tiveres de travar de emergência, basta um desequilíbrio nos travões e lá se vai a economia.

Então experimenta fazer uma travagem de emergência com piso molhado sem tocares na embraiagem (isto é, com o veiculo engatado numa das mudanças) e vais ver onde vais parar...
Numa travagem de emergência deve-se SEMPRE carregar a fundo na embraiagem e nos carros com ABS travão igualmente a fundo.
Ursopolar11,
Essa informação (e experiência) aprendi num curso de condução defensiva que fiz na CRM.
A explicação que deram e que tive a oportunidade de a comprovar logo a seguir no teste em pista, foi que ao travarmos a fundo e ao manter o carro engatado estamos na presença de 2 forças opostas, isto é, pela travagem pretendemos parar o carro no mais curto espaço possível, mas estando o carro engatado o motor continua a puxar o carro para a frente, logo esta a dificultar a travagem que queremos fazer.
É relativamente simples de testar isto: basta ir a 50 ou 60 km/h e travar a fundo com e sem embraiagem. Se o fizermos com o carro engatado, ao travar a fundo sente-se uns soluços como que a querer empurrar o carro para a frente, enquanto que se carregarmos a fundo também na embraiagem a travagem é muito mais controlada, suave e curta.
Atenção que isto só se aplica em travagens de emergência.
Outra nota importante tem a ver com a presença ou não de ABS no carro:
- Com ABS -> Travão sempre a fundo (e desviar do obstáculo, como é claro).
- Sem ABS -> travar a fundo até começar sentir as rodas a bloquear e nesse instante aliviar muito ligeiramente o travão até se ter o controlo da direcção para se conseguir desviar do obstáculo.
Nesse curso tive a oportunidade de testar ambas as situações quer em piso molhado, seco e também num piso com atrito diferentes do lado direito e esquerdo do carro (entre outras situações e manobras) e as diferenças são enormes especialmente em piso molhado.
Devia ser obrigatório todos os condutores terem esse curso, pois de certeza que a grande maioria alterava radicalmente a atitude na estrada, depois de apanharem alguns dos sustos que eu e os restantes instruendos apanharam... até alguns instrutores de condução que lá estavam ficaram um bocado amarelos depois de fazerem algumas manobras...
E já tive a oportunidade de comprovar isso mesmo em situações reais e das quais felizmente me safei.
Disclaimer: não pertenço nem nunca trabalhei em nenhuma escola de condução defensiva.
Cumprimentos.