Branc0 Escreveu:cannot Escreveu:A questão é mesmo essa, acham mesmo que o mundo é plano? A mim parece-me que esta crise é a prova que de plano os mercado globais têm pouco e foi exactamente por se achar isso que isto aconteceu.
Se deixarmos de falar em metáforas se calhar percebia melhor.
Entendo por plano que cada vez mais pessoas têm acesso aos mercados e à informação em tempo real (se compararmos com 2 ou 3 décadas atrás). Nesse sentido o mundo está de facto mais plano e não acho que seja isso que tenha causado a crise (como é obvio para quem me conhece/lê).
ok, tem razão, vou tentar num parágrafo resumir melhor a ideia. Mas vou continuar com metáforas
O livro de Friedman (o mundo é plano) é óptimo e descreve a globalização centrando a questão nas cadeias de abastecimento global de bens e serviços e em como a era digital veio encurtar essas distâncias. A questão é que a transposição disto para o mundo financeiro não é directa e linear. O melhor exemplo é a razão (primeira) da gravidade da actual crise (do subprime) em que uma série de contínua de descontinuidades imprevistas, incertezas nos bloqueiam o horizonte. No mundo financeiro é difícil ver para além do horizonte, a visão de cada um é limitada e cheia de incertezas. Acho que hoje todos concordamos que essa foi a causa primeira para a crise do crédito que vivemos (2007/2008).
Para perceberem melhor terão que ler os livros. Podem começar pelo do Friedman e depois ler o do Smick.
Abraço