Esta semana o SPX fez novo máximo do ano, tendo reagido negativamente a estes. Temos assim o 2º teste à zona de falso break, o que, para já, é considerado normal pois sabemos como esta zona é naturalmente uma zona de pausa para os preços.
Olhando para o range entre Maio e Julho, podemos ver que os preços, quando confirmaram a sua quebra, foram encontrar resistencia nos 100% de extensão do mesmo.
Ora 100% de extensão do actual range são 1140 pts, e para que o indice consiga lá chegar, terá que encontrar suporte nos 1080 pts, que é como quem diz, no topo do range (agora suporte).
Podemos até aceitar uma vinda aos 1065 pts mas não sei até que ponto isso não colocaria em risco este novo máximo do ano.
Em termos temporais temos o indice com um novo swing high (maximo do ano) a 90 dias de trading desde o minimo que iniciou este 2º movimento de alta desde Março. Ora isso dá, se as contas não me falham, 173 dias de trading ou 250 dias de calendario desde Março.
Vamos fazer aqui uma pequena leitura dos ciclos temporais.
Começamos pelo 2º grafico onde temos um circulo, indicando o nosso planeta e os seus pontos cardeais. (
Caso se lembram, na semana passada disse que tudo estava interligado, as estação do ano, etc...). Um circulo tem 360 graus que dividindo por 8 obtemos os 8 pontos mais importantes onde os preços irão encontrar, quer resistencia, quer suporte.
Passando ao 3º grafico, temos uma visão mais “limpa” dos dias mais importantes de um movimento de preços, no entanto, 1 ano tem 365 dias e não 360.
Se 1 semana tem 7 dias de calendario, 3 meses tem 91 dias de calendário (lembrem-se que temos que dar entre 1 a 2 dias de “desconto” para os meses terminados em 31). 91 dias de calendario sao 90 graus (um quarto do circulo), reforçando a importancia deste.
O 2º ponto mais importante serão os 45 dias de calendario (45 graus ou um oitavo do circulo), no entanto, 45 dias situa-se entre a 6ª e a 7ª semana ou seja, entre os 42 e os 49 dias de calendario. Assim sendo, quando olhando para um movimento de 45 dias de calendario, sabemos de antemão que entre os 42 e os 49 dias é possivel que os preços negoceiem em zona de inversão.
Ou seja, olhando para os 8 dias mais importantes para os preços, estes terão que ser integrados no calendário, fazendo deles não um numero de dias absoluto mas sim um numero a ter em atenção no meio de outros 2, estes sim pertencentes aos calendario.
Basicamente falando, existe um novo ciclo temporal a cada 7 dias, ou para quem negociar em escalas temporais menores, como daytrade, a cada 3 a 4 dias existe um novo ciclo
No 3º grafico temos a mesma contagem mas desta vez em dias de trading. Tendo os 2 circulos ao lado um do outro, contando as barras de um grafico, sabemos automaticamente em que ponto se situa no calendario e a partir daí fazermos o nosso target temporal para o movimento.
Ora voltando agora ao 1º grafico, temos o SPX com um movimento de 92 dias de trading no total. Sabemos de antemão que existe um resistencia temporal nos 96 dias, que é como quem diz, a 135 dias de calendario, ou seja, entre os 133 e os 140 dias de calendário é natural os preços andarem a consolidar, sem grande sentido, ou seja, se as contas não me falharam, os preços deverão andar a consolidar entre os dias 17 a 24.
Analisando todo o movimento desde Março, temos 252 dias de calendario até agora, 36 semanas. Está em cima de um ciclo temporal, confirmando estes ultimos 2 dias de negociação.
Podemos ver que nos estamos a aproximar dos tres quartos do circulo, 270 dias (graus), exercendo estes pressão nos preços.
Resumindo tudo o que foi escrito em cima, pois tenho a certeza que 90% de quem está a ler está a coçar a cabeça e a perguntar, que raio é isto

, vou dizer o seguinte, em termos temporais e de preços, estes 2 dias de down swing são absolutamente normais. Atingimos um ciclo, 252 dias de calendario ou 36 semanas e estamos em zona de falso break.
Os proximos dias são de extrema importancia (tal como todos os outros

) pois caso o indice consiga suster os 1080 pts poderá gerar momentum suficiente para um rallie até aos 1140 pts (100% de extensão do range).
Faltam 3 semanas para atingirmos os 270 dias de calendario de todo o movimento de Março e como tal, os preços irão sentir essa pressão.
Volto a repetir o que disse a semana passada, protejam as posições longas.