***** Chart - S&P500 report - 14/11/2009 *****
12 mensagens
|Página 1 de 1
45
Meu caro
Como sempre uma visão ponderada . Ler o que escreves é sempre muito interessante .
Sempre muito profundo, adicionando algo de novo a este quotidiano de indicadores já muito banalizados
Usa a tua visão para superar as contrariedades de vida . Tens todos os ingredientes para superar o que no futuro será considerado como um mau momento
Adiciono só uma pitada gráfica
Fica bem
Allen
Como sempre uma visão ponderada . Ler o que escreves é sempre muito interessante .
Sempre muito profundo, adicionando algo de novo a este quotidiano de indicadores já muito banalizados
Usa a tua visão para superar as contrariedades de vida . Tens todos os ingredientes para superar o que no futuro será considerado como um mau momento
Adiciono só uma pitada gráfica
Fica bem
Allen
- Anexos
-
- sp 45.JPG (53.76 KiB) Visualizado 1248 vezes
- Registado: 29/12/2002 20:37
crg Escreveu:Antes de mais,
quero saudar o arnie e exprimir satisfação pelo seu regresso, após um momento da vida que deu para perceber de grande dificuldade, regresso este que pode ser interpretado como um bom sinal no caminho de superação de tal situação.
Obrigado pelas tuas palavras crg.
Este meu "regresso" é provisorio no curto prazo. Também eu iniciei um novo ciclo

Visto que as analises das ultimas 2 semanas deixam uma clara ideia (I hope

crg Escreveu:Agora, uma questão: o recente movimento de queda de 9 dias (21/Out a 2/Nov) representa o counter trend mais relevante comparado com os anteriores em termos de tempo e em termos de amplitude de correcção. Contudo, o retomar da tendência, em apenas 7 dias, anula o referido movimento de queda, superando-o com novo máximo (ainda que por uma diferença muito pequena). Que interpretações possíveis podemos atribuir à conjugação destes dois movimentos do SP, eventualmente conjugando com outro tipo de indicadores que se possam considerar relevantes, como volume, RSI, MCAD, etc?
Um abraço.
Sim, o facto de ter caido 9 dias e e ter apenas necessitado de 6 dias (a inside bar não conta como 1º dia de rallie) para fazer novo máximo é um sinal de momentum do lado bull.
Temos para já 1 dia de queda confirmado (também aqui a inside bar para já ainda não entra na contagem) e está a testar o topo do range nos 1080 pts.
Sabemos que o 1º nivel de um movimento counter trend dura entre 1 a 3 dias (podendo considerar o 4º dia como sendo o dia da inversão), dando assim espaço a nivel temporal para que o indice possa ainda cair mais um pouco.
Como disse atrás, era muito bom os 1080 susterem a pressão vendedora pois dava mais força para o movimento a testar os 1140 pts. Quebrar os 1080 deixa o caminho aberto para os 1065 e aqui, mesmo podendo estar dentro do 1º nivel de counter trend, tenho receio que o momentum gerado por estes 6 dias seja quebrado e possamos ver o indice a ganhar momentum no sentido descendente e não ascendente.
O volume, pelo menos nos futuros, é bem menor do que o movimento anterior, retirando assim, para alguns, o momentum bullish dos ultimos 6 dias que referi acima.
Pessoalmente acho normal que o volume esteja fraco pois estamos a testar um anterior máximo do ano, estamos com um rallie de 6 meses e as duvidas começam a surgir se existe mais espaço para novos máximos. A earnings season está quase a terminar, os resultados têm sido bastante bons, podendo todas as espectativas terem já sido incorporadas para os proximos meses. Tudo isto levanta duvidas e como tal, investidores e traders preferem aguardar ou mesmo reduzir posições pois sabem que podemos estar a chegar ao fim de mais um ciclo.
Eu acredito que terminámos mais um ciclo, e que a partir daqui algo de novo se iniciará. Naturalmente que aguardo uma correcção como já disse, mas como também já vimos, ainda existe algum espaço para mais um upswing.
Vamos aguardar para ver o que os 1080 nos vão dizer.
Quanto ao RSI e MACD, isso deixo à consideração de quem segue e negoceia esses indicadores.
marijon2 Escreveu:
Só uma dúvida: ainda que segundo o teu raciocínio o indice possa ir aos 1140 pontos, não o deverá fazer já, sem antes descer aos 1080 ou mesmo 1065, é isso?
O que eu quero dizer é que nos próximos dias deveremos assistir a uma leve correção, para depois podermos pensar nos 1140, certo?
Olá Maria João.
Penso ter respondido à tua pergunta em resposta ao crg.
Bons negocios,
arnie
arnie
- Registado: 4/11/2002 23:09
- Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE
Arnie
Obrigada por mais análise
Só uma dúvida: ainda que segundo o teu raciocínio o indice possa ir aos 1140 pontos, não o deverá fazer já, sem antes descer aos 1080 ou mesmo 1065, é isso?
O que eu quero dizer é que nos próximos dias deveremos assistir a uma leve correção, para depois podermos pensar nos 1140, certo
?
Bom domingo
Maria João
Obrigada por mais análise
O que eu quero dizer é que nos próximos dias deveremos assistir a uma leve correção, para depois podermos pensar nos 1140, certo

Bom domingo
Maria João
- Registado: 14/2/2007 22:16
Antes de mais,
quero saudar o arnie e exprimir satisfação pelo seu regresso, após um momento da vida que deu para perceber de grande dificuldade, regresso este que pode ser interpretado como um bom sinal no caminho de superação de tal situação.
Agora, uma questão: o recente movimento de queda de 9 dias (21/Out a 2/Nov) representa o counter trend mais relevante comparado com os anteriores em termos de tempo e em termos de amplitude de correcção. Contudo, o retomar da tendência, em apenas 7 dias, anula o referido movimento de queda, superando-o com novo máximo (ainda que por uma diferença muito pequena). Que interpretações possíveis podemos atribuir à conjugação destes dois movimentos do SP, eventualmente conjugando com outro tipo de indicadores que se possam considerar relevantes, como volume, RSI, MCAD, etc?
Um abraço.
Agora, uma questão: o recente movimento de queda de 9 dias (21/Out a 2/Nov) representa o counter trend mais relevante comparado com os anteriores em termos de tempo e em termos de amplitude de correcção. Contudo, o retomar da tendência, em apenas 7 dias, anula o referido movimento de queda, superando-o com novo máximo (ainda que por uma diferença muito pequena). Que interpretações possíveis podemos atribuir à conjugação destes dois movimentos do SP, eventualmente conjugando com outro tipo de indicadores que se possam considerar relevantes, como volume, RSI, MCAD, etc?
Um abraço.
“A elevação dos pensamentos denuncia a nobreza dos sentimentos.”
olá,
por questões profissionais,quase todos os dias tenho de posicionar "objectos" uns em relação aos outros utilizando os pontos cardeias,dai que o assunto me tenha despertado o interesse,pela forma como o expôs.
antes de digerir a explicação que me deu,o meu obrigado pela resposta.
cumps
por questões profissionais,quase todos os dias tenho de posicionar "objectos" uns em relação aos outros utilizando os pontos cardeias,dai que o assunto me tenha despertado o interesse,pela forma como o expôs.
antes de digerir a explicação que me deu,o meu obrigado pela resposta.
cumps
"Não perguntes a um escravo se quer ser livre".Samora Machel
mapaman Escreveu:olá,
segundo o esquema apresentado e pela teoria que o sustenta,apartir do 128º dia de negociação,só dá quedas?
entre este dia e o 360º dia,inicia-se uma correcção do movimento primário sendo que 225,270 e 315 são suportes dessa mesma correcção?
obrigado
Olá mapaman.
Não necessáriamente.
A leitura do tempo tem que ser SEMPRE integrada nos preços. Repito, nós negociamos os preços e não o tempo.
Se o trend for de alta, todos os pontos da escala temporal deverão ser usados para marcar possiveis pontos de inversão nesse trend. A grande questão é que, esses pontos de inversão no trend tanto podem indicar swing highs como swing lows.
Vê assim, de 3 em 3 meses (90 dias de calendário) existe um novo ciclo nos mercados. Pode ser o inicio de uma queda, o inicio de uma subida ou a continuação do movimento anterior mas numa nova escala temporal, o que poderá ditar uma alteração do tipo de trend que até então estava a ser feito.
A seguir, 45 dias de calendario (50% dos 90 dias) é o ponto mais importante.
Esses 90 dias terão que ser divididos em escalas menores para podermos ter uma visão de mais curto prazo e tentar obviamente tirar partido disso.
Ora sabendo que cada semana tem 7 dias, será logico que esta será a nossa escala base de negociação, podendo usar também como base os 4 dias (50% de 7 dias são 3.5 dias o que arredondado dá 4 dias, daí o 1º nivel de um movimento counter trend ser entre os 3 e os 4 dias).
2 semanas são 14 dias (o 2º nivel de um movimento counter trend varia entre 13 e 14 dias pois devemos dar 1 a 2 dias de desconto na contagem).
No trading de curto prazo, pois é este que eu negoceio e é neste que todos os meus estudos têm recaido (daí ter ideias muito proprias que vão contra algumas regras de Gann), o que interessa na escala temporal são os movimentos counter trend e não tanto de todo o trend em si, dependendo naturalmente do time frame a ser negociado.
Imagina-te no actual trend do SPX desde Julho. Tens ali uns 9 movimentos counter trend, uns de 1º nivel, outros de 2º nivel.
Imagina-te a entrar longo logo no inicio de Julho e o 1º movimento counter trend é dia 10. Cai 1 dia e reage em alta. Tens aqui o teu 1º ponto de referencia, 1 dia de queda e 15 pts de range.
Dia 28 nova queda, 2 dias e 14 pts de range. Fixe, dizes tudo, o padrão mantém-se intacto, vamos continuar a negocia-lo. Dia 5 de Agosto nova queda de 2 dias e 15 pts de range. O trend continua intacto, logo, tudo se mantem na mesma. 3 dias depois nova queda, mas em 1 dia apenas tens 26 pts de range. Ficas

A partir de 17 de Agosto, o movimento de preços foi alterado. A partir desse dia teríamos que nos adaptar à nova "distribuição" de preços no tempo.
Para mim, esta é a maneira correcta de aplicar o aspecto temporal no trading de curto prazo. Os movimentos counter trend são essenciais para nos posicionarmos no trend. A partir daí podemos então seguir todo o ciclo temporal de todo o trend para nos ajudar a reforçar pontos de possivel inversão.
Eu não sei o que os preços irão fazer até aos 270 e 315 dias desde Março. O que eu sei é que em termos de preços, estes estão numa zona de possivel inversão, quer seja do movimento que vem desde Julho como o que vem desde Março. O que eu também sei, é que estamos com 2 dias de queda (para ser mais correcto, estamos com 1 dia de queda pois sendo esta 6ª feira uma inside bar, a sua posição ainda não poderá ser integrada no tempo), a testar o topo do range e isso pode criar suporte ao indice, podendo assim gerar momentum e fazer 100% de extensão, nos 1140 pts.
Se os preços subirem até aos 270 dias, então podemos ver um swing high por volta desse dia mas se os preços descerem até aos 270 dias, então poderemos ver um swing low.
Repito, o que um determinado dia poderá provocar nos mercados está SEMPRE dependente do movimento de preços até então.
- Anexos
-
- spx02_14-11-2009.png (11.69 KiB) Visualizado 1601 vezes
Bons negocios,
arnie
arnie
- Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE
olá,
segundo o esquema apresentado e pela teoria que o sustenta,apartir do 128º dia de negociação,só dá quedas?
entre este dia e o 360º dia,inicia-se uma correcção do movimento primário sendo que 225,270 e 315 são suportes dessa mesma correcção?
obrigado
obrigado
"Não perguntes a um escravo se quer ser livre".Samora Machel
***** Chart - S&P500 report - 14/11/2009 *****
Esta semana o SPX fez novo máximo do ano, tendo reagido negativamente a estes. Temos assim o 2º teste à zona de falso break, o que, para já, é considerado normal pois sabemos como esta zona é naturalmente uma zona de pausa para os preços.
Olhando para o range entre Maio e Julho, podemos ver que os preços, quando confirmaram a sua quebra, foram encontrar resistencia nos 100% de extensão do mesmo.
Ora 100% de extensão do actual range são 1140 pts, e para que o indice consiga lá chegar, terá que encontrar suporte nos 1080 pts, que é como quem diz, no topo do range (agora suporte).
Podemos até aceitar uma vinda aos 1065 pts mas não sei até que ponto isso não colocaria em risco este novo máximo do ano.
Em termos temporais temos o indice com um novo swing high (maximo do ano) a 90 dias de trading desde o minimo que iniciou este 2º movimento de alta desde Março. Ora isso dá, se as contas não me falham, 173 dias de trading ou 250 dias de calendario desde Março.
Vamos fazer aqui uma pequena leitura dos ciclos temporais.
Começamos pelo 2º grafico onde temos um circulo, indicando o nosso planeta e os seus pontos cardeais. ( Caso se lembram, na semana passada disse que tudo estava interligado, as estação do ano, etc...). Um circulo tem 360 graus que dividindo por 8 obtemos os 8 pontos mais importantes onde os preços irão encontrar, quer resistencia, quer suporte.
Passando ao 3º grafico, temos uma visão mais “limpa” dos dias mais importantes de um movimento de preços, no entanto, 1 ano tem 365 dias e não 360.
Se 1 semana tem 7 dias de calendario, 3 meses tem 91 dias de calendário (lembrem-se que temos que dar entre 1 a 2 dias de “desconto” para os meses terminados em 31). 91 dias de calendario sao 90 graus (um quarto do circulo), reforçando a importancia deste.
O 2º ponto mais importante serão os 45 dias de calendario (45 graus ou um oitavo do circulo), no entanto, 45 dias situa-se entre a 6ª e a 7ª semana ou seja, entre os 42 e os 49 dias de calendario. Assim sendo, quando olhando para um movimento de 45 dias de calendario, sabemos de antemão que entre os 42 e os 49 dias é possivel que os preços negoceiem em zona de inversão.
Ou seja, olhando para os 8 dias mais importantes para os preços, estes terão que ser integrados no calendário, fazendo deles não um numero de dias absoluto mas sim um numero a ter em atenção no meio de outros 2, estes sim pertencentes aos calendario.
Basicamente falando, existe um novo ciclo temporal a cada 7 dias, ou para quem negociar em escalas temporais menores, como daytrade, a cada 3 a 4 dias existe um novo ciclo
No 3º grafico temos a mesma contagem mas desta vez em dias de trading. Tendo os 2 circulos ao lado um do outro, contando as barras de um grafico, sabemos automaticamente em que ponto se situa no calendario e a partir daí fazermos o nosso target temporal para o movimento.
Ora voltando agora ao 1º grafico, temos o SPX com um movimento de 92 dias de trading no total. Sabemos de antemão que existe um resistencia temporal nos 96 dias, que é como quem diz, a 135 dias de calendario, ou seja, entre os 133 e os 140 dias de calendário é natural os preços andarem a consolidar, sem grande sentido, ou seja, se as contas não me falharam, os preços deverão andar a consolidar entre os dias 17 a 24.
Analisando todo o movimento desde Março, temos 252 dias de calendario até agora, 36 semanas. Está em cima de um ciclo temporal, confirmando estes ultimos 2 dias de negociação.
Podemos ver que nos estamos a aproximar dos tres quartos do circulo, 270 dias (graus), exercendo estes pressão nos preços.
Resumindo tudo o que foi escrito em cima, pois tenho a certeza que 90% de quem está a ler está a coçar a cabeça e a perguntar, que raio é isto
, vou dizer o seguinte, em termos temporais e de preços, estes 2 dias de down swing são absolutamente normais. Atingimos um ciclo, 252 dias de calendario ou 36 semanas e estamos em zona de falso break.
Os proximos dias são de extrema importancia (tal como todos os outros
) pois caso o indice consiga suster os 1080 pts poderá gerar momentum suficiente para um rallie até aos 1140 pts (100% de extensão do range).
Faltam 3 semanas para atingirmos os 270 dias de calendario de todo o movimento de Março e como tal, os preços irão sentir essa pressão.
Volto a repetir o que disse a semana passada, protejam as posições longas.
Olhando para o range entre Maio e Julho, podemos ver que os preços, quando confirmaram a sua quebra, foram encontrar resistencia nos 100% de extensão do mesmo.
Ora 100% de extensão do actual range são 1140 pts, e para que o indice consiga lá chegar, terá que encontrar suporte nos 1080 pts, que é como quem diz, no topo do range (agora suporte).
Podemos até aceitar uma vinda aos 1065 pts mas não sei até que ponto isso não colocaria em risco este novo máximo do ano.
Em termos temporais temos o indice com um novo swing high (maximo do ano) a 90 dias de trading desde o minimo que iniciou este 2º movimento de alta desde Março. Ora isso dá, se as contas não me falham, 173 dias de trading ou 250 dias de calendario desde Março.
Vamos fazer aqui uma pequena leitura dos ciclos temporais.
Começamos pelo 2º grafico onde temos um circulo, indicando o nosso planeta e os seus pontos cardeais. ( Caso se lembram, na semana passada disse que tudo estava interligado, as estação do ano, etc...). Um circulo tem 360 graus que dividindo por 8 obtemos os 8 pontos mais importantes onde os preços irão encontrar, quer resistencia, quer suporte.
Passando ao 3º grafico, temos uma visão mais “limpa” dos dias mais importantes de um movimento de preços, no entanto, 1 ano tem 365 dias e não 360.
Se 1 semana tem 7 dias de calendario, 3 meses tem 91 dias de calendário (lembrem-se que temos que dar entre 1 a 2 dias de “desconto” para os meses terminados em 31). 91 dias de calendario sao 90 graus (um quarto do circulo), reforçando a importancia deste.
O 2º ponto mais importante serão os 45 dias de calendario (45 graus ou um oitavo do circulo), no entanto, 45 dias situa-se entre a 6ª e a 7ª semana ou seja, entre os 42 e os 49 dias de calendario. Assim sendo, quando olhando para um movimento de 45 dias de calendario, sabemos de antemão que entre os 42 e os 49 dias é possivel que os preços negoceiem em zona de inversão.
Ou seja, olhando para os 8 dias mais importantes para os preços, estes terão que ser integrados no calendário, fazendo deles não um numero de dias absoluto mas sim um numero a ter em atenção no meio de outros 2, estes sim pertencentes aos calendario.
Basicamente falando, existe um novo ciclo temporal a cada 7 dias, ou para quem negociar em escalas temporais menores, como daytrade, a cada 3 a 4 dias existe um novo ciclo

No 3º grafico temos a mesma contagem mas desta vez em dias de trading. Tendo os 2 circulos ao lado um do outro, contando as barras de um grafico, sabemos automaticamente em que ponto se situa no calendario e a partir daí fazermos o nosso target temporal para o movimento.
Ora voltando agora ao 1º grafico, temos o SPX com um movimento de 92 dias de trading no total. Sabemos de antemão que existe um resistencia temporal nos 96 dias, que é como quem diz, a 135 dias de calendario, ou seja, entre os 133 e os 140 dias de calendário é natural os preços andarem a consolidar, sem grande sentido, ou seja, se as contas não me falharam, os preços deverão andar a consolidar entre os dias 17 a 24.
Analisando todo o movimento desde Março, temos 252 dias de calendario até agora, 36 semanas. Está em cima de um ciclo temporal, confirmando estes ultimos 2 dias de negociação.
Podemos ver que nos estamos a aproximar dos tres quartos do circulo, 270 dias (graus), exercendo estes pressão nos preços.
Resumindo tudo o que foi escrito em cima, pois tenho a certeza que 90% de quem está a ler está a coçar a cabeça e a perguntar, que raio é isto

Os proximos dias são de extrema importancia (tal como todos os outros

Faltam 3 semanas para atingirmos os 270 dias de calendario de todo o movimento de Março e como tal, os preços irão sentir essa pressão.
Volto a repetir o que disse a semana passada, protejam as posições longas.
- Anexos
-
- spx01_14-11-09.png (28.53 KiB) Visualizado 1837 vezes
-
- Pontos cardeais.jpg (41.34 KiB) Visualizado 1828 vezes
-
- dias de calendario.jpg (39.78 KiB) Visualizado 1841 vezes
-
- dias de trading.jpg (26.42 KiB) Visualizado 1834 vezes
Bons negocios,
arnie
arnie
12 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bing [Bot], lito, marketisnotefficient, Pmart 1 e 141 visitantes