Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Portugal é o segundo país que mais cresce no 3º trimestre

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por pinto80 » 13/11/2009 16:40

Internacionalizar é quase sempre bom. É sinal que as empresas portuguesas são competitivas. Continuo a pensar que, não obstante a necessidade de maior exportação, poderíamos fazer muito mais no campo interno. Importamos muito e, muitas das vezes por défice de produção ncacional que satisfaça as necessidades do povo português.
http://fiscalidadenoblog.wordpress.com/ - visite e sugira temas oportunos
 
Mensagens: 424
Registado: 5/12/2007 22:29
Localização: Norte

por new-killer-star » 13/11/2009 16:22

Se as empresas apostarem na internacionalização nomeadamente no Brasil, podemos ter um crescimento maior, mas é preciso ter cuidado com os ciclos economicos. a Espanha também cresceu muito devido à sua aposta na américa Latina mas depois deu -se a queda.Não estaremos a copiar o exemplo espanhol? È preciso estudar os erros que a Espanha cometeu e evitar um futuro mau ciclo.
 
Mensagens: 272
Registado: 12/6/2009 20:52

por pinto80 » 13/11/2009 15:56

É uma boa notícia, mas não se deve enbandeirar em arco. Como país pequeno que somos, nas crises não sofremos tanto como os outros mas no crescimento também não acompanhamos o crescimento dos outros países.

Na minha opinião, trata-se de um número que não tem grande significado (apesar de ser positivo) no rumo da economia portuguesa.
http://fiscalidadenoblog.wordpress.com/ - visite e sugira temas oportunos
 
Mensagens: 424
Registado: 5/12/2007 22:29
Localização: Norte

Portugal é o segundo país que mais cresce no 3º trimestre

por DOW » 13/11/2009 11:56

E esta hein? :)

Portugal é o segundo país que mais cresce no terceiro trimestre
A economia nacional cresceu 0,9% no terceiro trimestre contra os três meses anteriores. Esta é a taxa de crescimento mais alta entre os membros da Zona Euro, em "ex-aequo" com a Áustria, segundo os dados do Eurostat. Espanha continua a demonstrar dificuldades em sair da crise, mantendo a tendência de contracção económica.

--------------------------------------------------------------------------------

Sara Antunes
saraantunes@negocios.pt


A economia nacional cresceu 0,9% no terceiro trimestre contra os três meses anteriores. Esta é a taxa de crescimento mais alta entre os membros da Zona Euro, em “ex-aequo” com a Áustria, segundo os dados do Eurostat. Espanha continua a demonstrar dificuldades em sair da crise, mantendo a tendência de contracção económica.

O Eurostat revelou esta manhã os dados preliminares do crescimento económico na Zona Euro e na União Europeia a 27, ambas registando crescimentos trimestrais.

Portugal está entre os países que mais cresce no terceiro trimestre, quando comparado com o segundo trimestre. A economia nacional expandiu-se 0,9%, o que compara com a média da Zona Euro de 0,4%.

A única economia que cresceu mais do que Portugal foi a Eslováquia, com o Produto Interno Bruto (PIB) a aumentar 1,6% face ao segundo trimestre. E a Áustria cresceu a um ritmo idêntico ao português (0,9%).

Espanha ainda não conseguiu sair da recessão económica

A economia espanhola continua a cair, tendo registado uma quebra de 0,3%, no terceiro trimestre face aos três meses anteriores. Ainda assim, esta descida do PIB espanhol é bastante menos acentuada do que a verificada nos trimestres anteriores. No segundo trimestre deste ano Espanha registou uma contracção em cadeia de 1,1%.

Alemanha e França conseguiram crescer pelo segundo trimestre consecutivo, segundo os dados do Eurostat.

O país liderado por Angela Merkel cresceu, em cadeia, 0,7%, e o país liderado por Nicolas Sarkozy expandiu-se 0,3%.

Reino Unido também continua a contrair

A economia do Reino Unido também mantém a tendência de queda, tendo caído, em cadeia, 0,4% no terceiro trimestre.

Ainda assim, os dados do Eurostat mostram uma melhoria, já que no segundo trimestre a economia britânica tinha contraído 01,6% e nos primeiros três meses do ano a queda foi de 2,5%.

Economia nacional é a segundo que menos cai em termos homólogos

A recuperação da economia no segundo e terceiro trimestre deste ano, conseguiu anular parte da queda do PIB no primeiro trimestre. Ainda assim, a contracção da economia é de 2,4%, no terceiro trimestre quando comparado com o mesmo período do ano passado.

E esta é a segunda melhor leitura entre os países da Zona Euro. Grécia é o país que parece ter sido menos afectado pela crise económica, estando a registar uma contracção homóloga de 1,6%.

Portugal regista uma descida de 2,4%, em termos homólogos, nível idêntico ao registado pela França.

De referir que os dados hoje divulgados pelo Eurostat são preliminares e ainda não contabilizam os valores de todos os países. Dinamarca, Irlanda e Finlândia estão entre os países que ainda não divulgaram os dados relativos ao terceiro trimestre.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1347
Registado: 29/12/2005 1:10
Localização: boa pergunta...


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bing [Bot], lito, marketisnotefficient, Pmart 1 e 124 visitantes