Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Trading Idea - Pair Trade

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por AMTS » 7/12/2009 0:20

Luis39 Escreveu:
AMTS Escreveu:Olá,
Com a opção:
-texto para colunas (do excel)
-delimitado
-vírgula (delimitadores)

... et voilá!

Muito obrigado pela resposta, e já agora só me falta mais uma coisita, que também deve ser facil de resolver...quando importo os dados, os valores aparecem da data mais actual para a mais antiga, e assim sendo quando tento fazer um gráfico com esses dados o gráfico aparece ao contrário...como faço entao para os dados serem importados por ordem cronologica?
obrigado

Não importação não é possível. Mas isso pode ser feito no excel.
Basta ordenar o conjunto dos dados pela coluna da data de forma crescente!
Cumprimentos
amts

Registado: 7/5/2009 23:41

por Luis39 » 6/12/2009 22:53

AMTS Escreveu:Olá,
Com a opção:
-delimitado
-vírgula (delimitadores)

... et voilá!

Muito obrigado pela resposta, e já agora só me falta mais uma coisita, que também deve ser facil de resolver...quando importo os dados, os valores aparecem da data mais actual para a mais antiga, e assim sendo quando tento fazer um gráfico com esses dados o gráfico aparece ao contrário...como faço entao para os dados serem importados por ordem cronologica?
obrigado

Registado: 11/1/2008 11:56

por AMTS » 6/12/2009 13:52

Olá,
Com a opção:
-delimitado
-vírgula (delimitadores)

... et voilá!
Cumprimentos
amts

Registado: 7/5/2009 23:41

por Luis39 » 6/12/2009 0:40

Como é que poderei retirar os dados/cotaçoes dos activos do sito do yahoofinance, directamente para o excel?é que tentei fazer isso mas aparece-me os valores todos nua só célula, e portanto impossiveis de trabalhar.
alguem que saiba agradecia que me dissessem.

obrigado e BN

por Ulisses Pereira » 30/11/2009 19:08

Há dois tipos de "pair trading": Um essencialmente estatístico em que faz sentido negociar ao contrário da divergência e outro, mais virado para o lado fundamental, em que acreditas que uma empresa é mais sólida que outa e negoceias a apostar na divergência.

Como analista técnico, estou claramente a desenvolver os meus esfroços no primeiro sentido, a fazer inúmeros "backtests" para afinar a máquina.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Luis39 » 30/11/2009 18:38

Ulisses Pereira Escreveu:Luis,

Sou um grande adepto do "pair trading" e nos últimos 2 meses tenho trabalhado bastante no desenvolvimento de um programa que me permita optimizar ao máximo esses "pair trades".

No entanto, quanto aos juros nos CFD`s, as coisas não são assim tão lineares pois recebes menos do que pagas, uma vez que há sempre o spread a favor do banco/corretora.

Um abraço,
Ulisses

Obrigado pela resposta caro Ulisses, já agora pergunto-lhe uma coisa que me suscita também dúvida: ao nível dos pair trades faz sentido apostar no aumento da divergência?Ou é mais sensato o contrário?

por Ulisses Pereira » 30/11/2009 18:22

Luis,

Sou um grande adepto do "pair trading" e nos últimos 2 meses tenho trabalhado bastante no desenvolvimento de um programa que me permita optimizar ao máximo esses "pair trades".

No entanto, quanto aos juros nos CFD`s, as coisas não são assim tão lineares pois recebes menos do que pagas, uma vez que há sempre o spread a favor do banco/corretora.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Luis39 » 30/11/2009 17:29

Relativamente à questão dos Pair trade, coloca-se-me uma questão: Existe um custo diário devido às posições em CFD's, contudo ao estarmos longos num activo e curto no outro esses custos quase se anulam, certo? Uma vez que é um custo se estivermos longos e será uma "mais valia" se estivermos curtos?

por Nobody_ » 11/11/2009 12:37

Luis39,

Retiro os dados do Yahoo Finance (finance.yahoo.com). Entra em qualquer índice/título e tens "Historial Prices". Depois é só exportar e trabalhar os dados em Excel.

Correcto. Correlação é bom para pair trade. Mas há diversos riscos que, na tua exposição, não estás a considerar. Estás concentrado no ganho "se ambos voltarem aos máximos". No entanto, estás a descurar o cenário contrário.

Anexei o mesmo ficheiro mas com uma linha vermelha em +-Fev/Mar de 2009. Nesse momento, tal como agora, o par estava a cerca de 6% da sua média móvel anual. A correlação rondava os 90%, pouco abaixo da actual.
Imagina que começavas o trade naquele momento. Nos primeiros dias até parecia que tudo iria correr bem... começava a convergir para a média. Depois... teria uma queda de cerca de 10%. Para uma posição alavancada em CFD's tal significaria a perda total do investimento. Penso que te deves concentrar também no cenário: e se não acontecer? Onde salto fora? E com esse cenário ver se o cenário "bom" mais que compensa o "mau". Considera a alavancagem a usar, as comissões/spread aplicado, margens que tens que manter,...

Para uma análise mais consistente, deverias olhar para a volatilidade do par e qual o desvio face ao sigma.

Ficam algumas ideias.

Abraço,

Nbdy
Anexos
cacibex.xls
(832 KiB) Transferido 157 Vezes

Registado: 1/9/2009 16:50

por Luis39 » 10/11/2009 19:13

Nobody_ Escreveu:Luis39,

Deixo em anexo uma folha em Excel rápida com informação que penso que pode ser útil.

Apenas comentando os gráficos da folha:
gráfico 1 - IBEX com melhor desempenho que CAC (cerca de +35% desde 2000)
gráfico 2 - O que estás a transaccionar é um rácio de CAC/IBEX. De facto está afastado da média anual (220 sessões) por cerca de 6%. No entanto, está em queda. Terás que considerar bem o stop loss a assumir.
gráfico 3 - Correlação (220 sessões) a subir, perto de 0,90.

Para os gráficos que pretendes, experimenta os gráficos interactivos do YahooFinance.

Cumps,

Nbdy

PS: Feito à pressa. sujeito a erros.

Olá Nobody...gostei da tua explicação, e de facto dá que pensar, contudo penso que não é sustentável o aumento da divergência dos Indices ao longo do tempo, pelo que tendo em consideração que a correlação está a aumentar, temos um indicativo da convergência dos indices...mas corrige-me se não estou correcto. De qualquer forma queria-te perguntar onde vais buscar as cotações diárias e as variações deste Indices?
Obrigado e 1 Abraço

por bestbland » 10/11/2009 17:56

Mapman, boas, mas ele não se pode esquecer que embora só precisa desses tais 591€, basta o indice subir ou descer 1% a sua carteira sofre um desvio de +-113€, conforme a sua posição, o que não aconselho ter somente essa margem, se não, poderá arrebentar num piscar de olhos.
è por isso que ainda não investi no ibex
O Best deseja um feliz Natal a todos os utilizadores

Registado: 20/2/2009 17:06

por mapaman » 10/11/2009 17:50

Luis39 Escreveu:Obrigado Best!

Qual o activo que poderei transaccionar para por em pratica esta teoria? Estive a ver e os CFDs sobre o IBEX35, basta 1 CFD que vale 11.811,60 EUR, o que para a minha situação é uma alavancagem tremenda, e inviabiliza esta situação!! Será que pode haver outro activo sobre o IBEX35, mas com menos alavancagem?
obg

olá,

penso que está a confundir alavancagem com o custo do cfd.o valor nominal é esse mas a margem requerida para comprar 1 cfd é de 591 euros.São coisas diferentes.atenção que se fôr longo e a longo prazo,tem de pagar uma "taxazinha" diária de 1.17 euros

é melhor explorar a caixa de negociação para ver os itens escondidos.

cumps
"Não perguntes a um escravo se quer ser livre".Samora Machel

Registado: 24/1/2008 22:05

por bestbland » 10/11/2009 17:39

Luis39 Escreveu:Obrigado Best!

Qual o activo que poderei transaccionar para por em pratica esta teoria? Estive a ver e os CFDs sobre o IBEX35, basta 1 CFD que vale 11.811,60 EUR, o que para a minha situação é uma alavancagem tremenda, e inviabiliza esta situação!! Será que pode haver outro activo sobre o IBEX35, mas com menos alavancagem?
obg

Não.

Acho que outro que sofreu uma grande valorização se não me engano foi o Bel20 e TEcdax. Se assim for podes trocar pelo ibex. Outro bastante bom é o AEX

Eu trabalho com os dois ultimos mas mais no sentido longo, embora nas ultima vezez o tecdax tenha servido para acompanhar as descidas

De qualquer maneira aconselho a estudar muito bem o par e traçar os seus objectivos, e não te esqueças que em relação ao seu passado pode não ser igual para o seu futuro.

abraço best

por Luis39 » 10/11/2009 17:26

Obrigado Best!

obg

por bestbland » 10/11/2009 17:04

Luis39 Escreveu:Olá Best e obrigado, eu tb uso a plataforma do Best...mas não sei que opção utilizas para fazer essa sobreposição de gráficos.

Podes-me indicar pff.

Obrigado e BN

colocas o grafico que queres ver, depois clicas no botão direito do rato e seleccionas grafico/novo intrumento, depois clicas no indice que queres ver duas vezez.
Aqui é que está o segredo duas vezez
e voi-lá

abraço best

por Luis39 » 10/11/2009 17:01

Olá Best e obrigado, eu tb uso a plataforma do Best...mas não sei que opção utilizas para fazer essa sobreposição de gráficos.

Podes-me indicar pff.

Obrigado e BN

por bestbland » 10/11/2009 16:58

Luis39 Escreveu:Obrigado pelas vossas opiniões...que pena o Ulisses agora estar "amordaçado" :lol: adorava saber a opinião dele!

E já agora gostaria que alguém me indicasse em que programas é que eu poderei sobrepor gráficos, e se existe algum software que me dê automaticamente o indice de correlação entre duas acções ou Indices.

BN

aqui fica os dois graficos para poderes comparar o seu comportamento.
utilizo a plataforma do BEST
Anexos
sp.jpg
sp.jpg (147.4 KiB) Visualizado 2019 vezes

por Nobody_ » 10/11/2009 16:57

Luis39,

Deixo em anexo uma folha em Excel rápida com informação que penso que pode ser útil.

Apenas comentando os gráficos da folha:
gráfico 1 - IBEX com melhor desempenho que CAC (cerca de +35% desde 2000)
gráfico 2 - O que estás a transaccionar é um rácio de CAC/IBEX. De facto está afastado da média anual (220 sessões) por cerca de 6%. No entanto, está em queda. Terás que considerar bem o stop loss a assumir.
gráfico 3 - Correlação (220 sessões) a subir, perto de 0,90.

Para os gráficos que pretendes, experimenta os gráficos interactivos do YahooFinance.

Cumps,

Nbdy

PS: Feito à pressa. sujeito a erros.
Anexos
cacibex.xls
(870 KiB) Transferido 173 Vezes

Registado: 1/9/2009 16:50

por Luis39 » 10/11/2009 16:38

Obrigado pelas vossas opiniões...que pena o Ulisses agora estar "amordaçado" :lol: adorava saber a opinião dele!

E já agora gostaria que alguém me indicasse em que programas é que eu poderei sobrepor gráficos, e se existe algum software que me dê automaticamente o indice de correlação entre duas acções ou Indices.

BN

por bestbland » 10/11/2009 16:34

Ulisses Pereira Escreveu:best, lê bem o post do Luis. Já estás a falar de coisas que não têm nada a ver. Então ele está a falar numa óptica de médio/longo prazo e tu estás a falar das horas em que um está aberto e o outro fechado?

eu sei Ulisses
Eu sei que ele falou de uma optica de medio/longo prazo, alias já respondi dizendo que nada faz prever que ambos os indices antigem o maximo no mesmo periodo.Em relação ao meu ultimo post é para dizer que por exemplo, ás vezez abre a plataforma e vejo um a descer e outro a subir, o que poderia indicar que ambos podessem ter tedencias diferentes numa optica de médio prazo, o que não é verdade, é por isso que chamei isso a atenção, como disse no post, "esqueci-me de á pouco......"

o que sei é que ambos divergem para o sentido com diferenças percentuais entre eles, maior no ibex, agora com base nisso fazer um trade, já não sei até que ponto poderá dar certo.

Já que te esqueceste de dar um abraço, fica o meu

abraço best

por Ulisses Pereira » 10/11/2009 16:28

best, lê bem o post do Luis. Já estás a falar de coisas que não têm nada a ver. Então ele está a falar numa óptica de médio/longo prazo e tu estás a falar das horas em que um está aberto e o outro fechado?

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por bestbland » 10/11/2009 16:23

esqueci-me á pouco dizer que por exemplo as vezes existe divergencias, mas muitas das vezez deve-se ao facto do cfd do cac fechar muito mais tarde que o ibex, o que faz com que o cac tenha um fecho que incorpora o fecho anterior na america, então podemos encontrar um cair e outro a subir no dia a seguir, mas não podemos esquecer que desde do fecho do ibex até ao fecho do cac, este tanto pode ter tido uma maior valorização como desvalorização em relação á altura que o ibex foi fechado o que poderá criar esta diferença por exemplo a esta hora

abraço best

por bestbland » 10/11/2009 16:11

Ulisses Pereira Escreveu:Best,

Quanto ao teu primeiro ponto, estás a dizer exactamente aquilo que o Luis pensa, ou seja, pelo facto de não haver grandes divergências ele quer aproveitar o facto de terem havido.

Em relação ao segundo ponto, naturalmente que nos "pair trades" o capital total da operação tem que ser igual nas duas posições.

Um abraço,
Ulisses

ok, é mesmo, ele tinha falado do peso e do aproveitamento de ambas as tedencias.

Não sei, neste caso nada faz-me prever que o maximo de ambos poderá ser atingido no mesmo periodo

abraço best

por Ulisses Pereira » 10/11/2009 16:02

Best,

Quanto ao teu primeiro ponto, estás a dizer exactamente aquilo que o Luis pensa, ou seja, pelo facto de não haver grandes divergências ele quer aproveitar o facto de terem havido.

Em relação ao segundo ponto, naturalmente que nos "pair trades" o capital total da operação tem que ser igual nas duas posições.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por bestbland » 10/11/2009 15:58

Boas luis
Em relação á tua pergunta vou colocar alguns pontos para penssares.

:arrow: Não vejo razão do ibex descer e o cac subir em tedencias distintas, o que poderá acontecer é diferenças percentuais nas subidas e nas descidas, agora haver divergencia já não acredito

:arrow: não te esqueças que uma posição o ibex vale +-3,5 posições do cac

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, cali010201, navaldoc e 29 visitantes