Há uns tempos atrás respondi a uma questão semelhante no tópico
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?t=66009&start=400
Resumindo o que disse na altura (quote em baixo), a grande dificuldade está em que tens exposição a toda a curva de taxas forward no entanto não tens futuros disponiveis para fazer o hedging relativamente a todas essas taxas. quanto muito poderias utilizar os futuros de maturidades mais próximas (em substituição dos outros que ainda não existem ),mas dado que a curva de taxas forward não se mexe sempre de forma paralela nem de outra forma previsível basicamente o resultado da estratégia vai depender da sorte.
Supõe que pedes um empréstimo a 30 anos.
Vais ficar com exposição a todas as Euribor 3M nesse intervalo de tempo.
Para os meses mais próximos tens os futuros da Euribor com os quais poderias fazer hedging: Dez 09, Mar 10, Jun 10, Sep 10 ....
No entanto como farias para proteger relativamente à Euribor Sep 15, Dez 15, Mar 16 ??... ainda não há futuros para essas maturidades.
Quando muito poderias basear-te nas correlações entre as taxas forward e tentar fazer o hedging das Euribor de maturidades futuras com os futuros
que referi anteriormente, no entanto seria sempre bastante arriscado.
Existe correlação no entanto não consegues fazer um hedging 100% seguro.
Supõe que a taxa Mar10 sobe 5 bps. Isso não significa que a Euribor Mar 2015 suba igualmente 5 bps (ou qualquer outro rácio constante relativamente à Euribor Mar 10). Pode subir 10bps, ou 6 bps, ou 3 bps ou até não subir nada.
A curva de taxas de juro tanto faz steepening (aumento da inclinação) como faz flattening (diminuição da inclinação) como se torna mais achatada, ou menos achatada...
Ou seja, penso que te estarias a meter em trabalhos.
Beneficio? Ficar com um credito habitaçao, por exemplo neste caso a 1% de taxa ou aquilo q ela cota actualmente. Tinhamos o beneficio da taxa fixa, mas obviamente mt mais "barato".
A minha pergunta é isto seria exequivel, tendo em conta os rollovers de contractos, etc? Ou isto n faz qualquer sentido?
Garantir uma taxa próxima de 1% está completamente fora de causa.
O que acontece, como um user referiu (no tópico que falei anteriormente), é que os futuros da Euribor de maturidades mais longas já estão a níveis superiores (aos tais 1%). (ver imagem em baixo, os valores são os da altura, não os de hoje).
Por exemplo o contrato de Dez 2011 já estava na altura próximo dos 3%.
A taxa que seria possível "fixar" recorrendo a esta estratégia de hedging nunca seria muito diferente da taxa swap actualmente em vigor (para o prazo pretendido)
Porquê ? porque a taxa swap (aquela em que os bancos se baseiam quando cotam aos clientes uma taxa fixam ) não é mais do que uma média ponderada das taxas forward (ou seja uma média das taxas futuras esperadas).
A única dúvida consiste em saber se seria possível conseguir uma taxa
ligeiramente melhor que a taxa swap (uma vez que esta inclui algum prémio de risco). Mas dadas todas as dificuldades que referi anteriormente (e ainda os custos de transacção) o mais provével é que fique bem mais caro que a taxa swap.
O melhor a fazer (se se quiser garantir uma taxa fixa) é mesmo pedir ao banco (ou aos bancos) uma taxa fixa e comparar com as swap (
http://www.swap-rates.com/EUROSwap.html
ou
http://taz.vv.sebank.se/cgi-bin/pts3/pow/BorsFinans/listor/id_mb_swap.asp para garantir que o banco não está a "roubar" muito.
