Portugal é um país rico. Não posso entender que este país seja pobre...
Este ano mudei para uma escola do litoral, dado que tenho aí uma casa de férias. Infelizmente venho a deparar-me com uma escola virada preferencialmente para cursos profissionais.
Tenho uma turma do 10º ano, com 18 alunos, metade faz barulho na sala (assobios, bater com o pé no chão, falarem todos ao mesmo tempo), tendo eu já abandonado a sala de aula por duas vezes. Já mandei alunos saírem da sala e eles não saem!!!! O mesmo se passa com os outros professores desta turma, só que eu fui o único a marcar faltas de comportamento e a ir ao directivo (iremos ter esta semana um conselho de turma).
Conclusão: são alunos com grandes dificuldades cognitivas e com grandes lacunas ao nível dos conhecimentos transmitidos em anos anteriores, e portam-se desta maneira!! Têm todos os apoios: apoio de transporte, apoio na cantina, apoio no material escolar, e o povo a pagar!!!! Os alunos têm direito a tudo...(coitadinhos).
Nessa mesma turma há um aluno com 19 anos (o pior em comportamento), e na ficha individual, em que pouco escreveu, afirmou que jogava "fOtebol" (repetiu duas vezes).
Não estudam NADA, andam a passear os livros e no CONVÍVIO com os colegas. Mais nada lhes interessa...
Tenho uma turma 11º profissional com 12 alunos. Agora já são 9 alunos, pois os que tinham muitos módulos em atraso tiveram que realizar exames relativos a esses módulos (havia um que tinha 10 módulos em atraso !!).Dizem que estão no 11º e o 10ºano está bem longe de estar concluído!!! É o sucesso...É o estarem mais alunos no secundário...
Estou a dar trigonometria e já fiz 2 testes. Tenho, desses nove alunos, a nota máxima de 19 e três que têm zero ou menos de um valor!!! Há dois bons alunos e dois mais ou meeeenos...
Passado um mês há alunos que não sabem de cor as razões trigonométricas (sen, cos e tg)!!! Como têm módulos em atraso de várias disciplinas e estão com dificuldades nos novos módulos a turma em breve ainda ficará mais pequena!!! Quanto ficará ao estado um "aluno" destes? E com que resultado final?
Tenho alunos de MatemáticaB (mais simples que matA) que não conseguem dividir caso os números sejam fraccionários!!! Estes alunos podem candidatar-se a uma engenharia, nas mesmas condições que os de MatA, sendo esta muito mais exigente!!!! Tive um aluno que trocou o algarismo das unidades com o das dezenas (exemplo: nº 34, pensava que o 3 era o das unidades)!!!
A escola que temos deve-se ao facto de os pais nunca serem responsabilizados pelos actos dos seus filhos e pelo empenho dos mesmos!!! Contra uma CULTURA do NADA FAZER, do não ser responsabilizado por nada, esta nova geração do "EU" (tudo roda à volta do "eu") sofrerá na pele uma crise sem precedentes para a qual nunca foi preparada.