Proposta da ERSE "ligeiramente positiva" para a EDP
A proposta ontem apresentada pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) para as tarifas de electricidade em 2010 deverá ter um impacto "ligeiramente positivo" para a Energias de Portugal (EDP) estimam os analistas do BPI. Segundo os mesmos especialistas, nesta altura, é ainda "difícil dizer" qual será o impacto para a REN.
--------------------------------------------------------------------------------
Raquel Godinho
rgodinho@negocios.pt A proposta ontem apresentada pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) para as tarifas de electricidade em 2010 deverá ter um impacto “ligeiramente positivo” para a Energias de Portugal (EDP) estimam os analistas do BPI. Segundo os mesmos especialistas, nesta altura, é ainda “difícil dizer” qual será o impacto para a REN.
A ERSE anunciou ontem a sua proposta para as tarifas de electricidade em 2010. Segundo esta proposta, as tarifas de electricidade vão aumentar 2,9% no próximo ano em Portugal Continental, o que representa um agravamento médio de um euro por mês.
Para as regiões autónomas dos Açores e da Madeira os aumentos são mais reduzidos - 2,7% e 2,8%, respectivamente. Esta proposta será ainda alvo de um parecer não vinculativo do Conselho Tarifário da ERSE. A 15 de Dezembro será anunciado o valor definitivo do aumento das tarifas.
Esta proposta tem implícitas, para 2010, receitas reguladas de 248,1 milhões de euros para a REN Trading, 803,5 milhões de euros para a REN (o que inclui 543,3 milhões de euros para a Gestão Global do Sistema e 260,2 milhões de euros para o Transporte de Energia Eléctrica), 2.573,5 milhões de euros para a EDP Distribuição e 4.017 milhões de euros para a EDP Serviço Universal.
Dentro da EDP Serviço Universal, os proveitos permitidos na comercialização são de 101,2 milhões de euros, enquanto na EDP Distribuição o segmento Distribuição de Energia Eléctrica tem implícitos proveitos regulados de 1.244,2 milhões de euros.
Para a equipa de analistas do BPI, esta notícia deverá ter um impacto “ligeiramente positivo” para a EDP. “Para a EDP, estimávamos 107 milhões de euros de receitas reguladas para o negócio de comercialização e 1.204 milhões de euros para a distribuição, o que implica um ligeiro potencial de 34 milhões de euros nas nossas estimativas”, sublinha.
De acordo com o BPI, esta proposta implica um aumento de 38 milhões de euros face à remuneração de 2009. Este banco recomenda “comprar” as acções da empresa liderada por António Mexia. O preço-alvo atribuído é de 4,00 euros por acção.