Como sou um razoável consumidor de estruturados, deixem-me dar a minha opinião do que me atrai e o meu resultado...
Mais de 50% das minhas poupanças costumam estar em estruturados ou DPs. Tenho preferência por estruturados a 6meses ou no máximo 1ano. Quando as taxas dos DPs estavam a 4,5%, apenas investia em estruturados de capital 100% garantido. Com as taxas actuais, considero aceitável produtos que garantam apenas 90%/95% do capital.
Até agora já estive com produtos que correram bem e com produtos que correram mal. Tive um a 1a que rendeu 18%, outro que rendeu 0% (DP renderia 4%). Um a 6m que rendeu 2% (DP renderia 3,8%) e outro que rendeu 6% (DP renderia 1%)
O que mais me atrai nos estruturados é precisamente saber que, mesmo que tenha uma má decisão de investimento, apenas perco os juros (ou os 5%/10% não garantido). Mas se correr bem, posso ganhar o triplo dos DPs. Óbvio que não ganho tanto como se agarrasse no dinheiro e investisse directamente no subjacente, mas se fizesse isso não seria capaz de dormir descansado à noite.
O motivo pelo qual tenho preferência pelos prazos menores é a de que faz parte da minha análise do produto tentar perceber em que ponto está o mercado do subjacente e a sua possível evolução dentro do prazo do produto.
Claro que tenho erros de avaliação... Um produto que tive sobre o petróleo não rendeu muito pois o subjacente teria de andar numa range durante 6m. Achei que nunca passaria dos 100USD (topo da range era 115USD). 1 mês depois do início do estruturado, o oil foi para os 150USD... É a vida!
Investir em DPs significa sempre perder, pois o juro raramente cobre a inflacção. O que se arrisca adicional indo para um estruturado é negligenciável. Se o produto for bem escolhido, há boa de probabilidade de se obter um rendimento que seja acima da inflacção (e compense um erro anterior).
Mais importante que tudo, os estruturados existem pois há mercado para eles. Existe uma faixa de aforradores/investidores a que apela. Tem tudo a ver com perfis de risco, compreensão do mercado e dos produtos. Provavelmente alguns dos clientes sonham que os estruturados os vão fazer ricos, mas provavelmente esses são os que não compreendem como realmente funciona o estruturado nem são capazes de calcular minimamente a rendibilidade possível dos subjacentes.
Principalmente, acho excelente existir diversidade de oferta, pois torna o mercado muito mais interessante
Cumprimentos,