OCDE regista sinais mais fortes de recuperação
4 mensagens
|Página 1 de 1
E agora, com o Nobel da Paz, tudo isto vai ser revisto em alta pois o mundo não voltará a ser o mesmo. Paz e amor (e trabalho, claro!). Cooperação e harmonia globais nunca antes vistas. Ritmos de crescimento a 2 dígitos já no início do próximo ano, só não acontecendo em 2009 porque começámos mal o ano... Cura para as doenças todas que afligem a humanidade. O fim da poluição. Marte é já a seguir...
MozHawk

MozHawk
OCDE regista sinais mais fortes de recuperação
OCDE regista sinais mais fortes de recuperação
09.10.2009 - 11h05
Por Paulo Miguel Madeira
David Loh/Reuters (arquivo)
O indicador subiu em todas as principais economias
Os indicadores avançados da OCDE relativos a Agosto continuam a apontar para uma situação de recuperação em todas as grandes economias desta organização que agrupa 30 países com economias de mercado industrializadas, bem como nas quatro grandes economias emergentes – Brasil, Rússia, Índia a China.
Tal como há um mês, a França e a Itália estão numa situação considera da como de “possível expansão”, mas a organização alerta para que estes sinais de expansão devem ser interpretados com “algum cuidado”, pois o seu indicador avançado é “menos preciso a diferenciar entre expansão e recuperação do que a identificar pontos de viragem”.
De Julho para Agosto, houve uma subida generalizada do indicador avançado (composite leading indicator, CLI) que passou de 97,7 em Julho para 99,2 no mês passado no conjunto da OCDE, depois de um mínimo de 92,6 em Fevereiro. Na zona euro passou de 97,7 para 99,2, depois de um mínimo de 93,4 em Janeiro, e nos EUA de 95,9 para 97,4, após um mínimo de 90,9 em Fevereiro e Março.
O valor para Portugal também melhorou em relação a Julho, sendo agora de 96,8, o que deixa o país numa situação de recuperação mais forte, e menos afastada dos restantes do que acontecia no mês passado. Os valores de Junho e Julho relativos a Portugal foram revistos em alta, passando a ser de respectivamente 93,6 e 95, quando os valores antes divulgados eram de respectivamente 93,4 e 94.
A “recuperação”, tal como é entendida pela OCDE neste indicador, significa que a economia continua em retracção, mas a um ritmo menor do que antes, ou eventualmente estagnada. É esta a situação que, numa crise recessiva, normalmente antecede a futura retoma do crescimento.
As maiores subidas aconteceram na Alemanha, 2,4 pontos (de 98,4 para 100,8, depois de ter atingido um mínimo de 90,3 em Janeiro e Fevereiro) e Itália, dois pontos (de 100,4 para 100,6, depois de um mínimo de 94,1 em Dezembro de 2008). Não foi divulgado o valor da China em Agosto e o valor para Portugal ainda não estava disponível.
O Brasil passou de uma situação de “possível viragem” para “recuperação”, com uma ligeira subida do seu indicador, de 97,6 para 98 (teve um mínimo de 96,9 em Abril).
O indicador avançado da OCDE foi concebido para detectar sinais iniciais de pontos de viragem nos ciclos económicos, dando os seus valores informação apenas qualitativa. Valores crescentes e acima de cem indicam uma expansão da economia; valores decrescentes acima de cem, uma desaceleração; valores decrescentes inferiores a cem, uma contracção; e valores crescentes inferiores a cem uma recuperação, de acordo com a classificação da organização.
Notícia actualizada às 12h20h
Fonte: publico
4 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AlfaTrader, Bing [Bot], Burbano, fincas, Google Adsense [Bot], jmmalmeida, m-m, macau5m, malakas, Manchini888, nunorpsilva, trilhos2006 e 227 visitantes