ren-da-s-net Escreveu:é que estão a uns preços super convidativos, será de entrar ou não? o que fazer?
Olá Ren-da-s-net,
A noção de "preço convidativo" não é assim tão linear. Sobretudo se por comparação com preços antigos. Tens o caso da PTM a rondar os 100€; Tens o caso mais elucidativo ainda, a Enron: desde os seus 90 USD, até deixar de existir (ao fim de perto de dois anos de queda, chegou a cotar a 0,12).
Como já foi referido, o facto de ainda estarem a ser negociadas, em princípio, significa que ainda existe quem acredita que a situação irá ser resolvida. Mas, como viste acima, a Enron esteve a 0,12....
Tens vários casos em que as falências são declaradas, a empresa remodelada, e surge uma nova empresa, com a mesma estrutura accionista. E aí, uma entrada a esses valores
pode ser positiva.
Mas a nova empresa, pode simplesmente decidir mudar a sua estrutura accionista, e quem tem acções fica "agarrado" a um monte de papeis (que hoje em dia já nem papeis são) que valem zero.
Ou, a remodelação pode nem sequer funcionar (ou nem sequer ser tentada) e a empresa deixa de existir, e mais uma vez, ficas com um monte de zeros na mão.
Lembro-me que se falou muito deste ponto, aqui no caldeirão, quando foi a falência da GM.
Podes consultar aqui:
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?t=68801
Recomendo sobretudo a página 8, que tem um post do Marco António muito esclarecedor sobre o assunto.
Para mim, a ideia chave é que, mesmo a 0,07 podes estar a comprar algo muito caro, pois esse activo pode valer zero. Podes algumas vezes apanhar oscilações derivadas de pura especulação. Mas também podes, de um dia para o outro perder a totalidade do investimento.
Pessoalmente considero essas entradas como uma montanha russa dentro de um casino. Podes ter umas subidas e umas descidas valentes. O resultado final é, muitas vezes, pura sorte.
Cumprimentos,
Elgenedy