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Pensei muito se deveria ou não participar neste tópico.
Decidi postar porque julgo que todos os membros do fórum têm direito a ser esclarecidos e não " comer " mentiras como sendo verdades cristalinas.
O salário médio de um condutor de Airbus na TAP são 8.600€..
Duas argoladas juntas.
Não se trata de condutores. Trata-se de pilotos, gente altissimamente qualificada, e que cada vez mais escasseiam. Um dos principais problemas actuais da aviação mundial é a falta de pilotos qualificados e experientes.
Aviões não faltam, faltam é pilotos, sobretudo pilotos-comandantes, para esses aviões por esse mundo fora.
Depois é a lei da oferta e da procura. E os salários vão continuar a aumentar.
O salário
médio, na TAP, não é nem de perto nem de longe 8.600 euros.
Talvez, em média, um piloto custe à TAP esse valor ou perto dele. MAS NÃO É ESSE O SALÁRIO LIQUIDO.
O salário base de um comandante da TAP anda à volta de 5.300 Euros, de um Co Piloto escalão 2 de 4.000 Euros e de um Co piloto escalão 1 de 3.400 Euros (durante o periodo de 2 anos após a largada em linha)
Existe ainda o vencimento de reforço da prestação de trabalho, o vencimento de senioridade, o subsidio complementar de refeições em serviço ( varia Wide body e Narrow body ), vencimento de exercicio, vencimento horário block-pay e duty pay, ajudas de custo complementares e retribuição especial.
Estes números são verdadeiros e alguém que os desminta.
Estas " alcavalas " dão para cobrir sensívelmente os descontos legais efectuados pelo que o vencimento liquido normalmente fica próximo ou ligeiramente acima do salário-base.
Os números são estes e o resto é mentira.
Quando ou se sair de Lisboa o Aeroporto se la chegar a TAP esta condenada
É precisamente o contrário. Não só a TAP mas todas as companhias portuguesas estarão condenadas se não houver novo aeroporto.
Lisboa passará invariávelmente a " apeadeiro " de Barajas. Nesse cenário, vais Lisboa/Madrid, de avião ou TGV, e depois apanhas o vôo para onde tiveres que ir.
O que deveriam fazer era, de uma vez por todas, privatizar ou vender a TAP por peças a quem quisesse.
Concordo a 100%. O problema é outro: quem quer a TAP num processo de privatização? vender por peças também está bem mas, exceptuando a TAP-ME que é ouro, tudo o resto alguém quer?
Segundo o SPAC, os pilotos da TAP possuem o quinto nível salarial mais baixo em Portugal, atrás de outras companhias aéreas como a EasyJet, a Ryanair e a SATA.
Aqui confundi-me....
Já agora, tens acesso a essa lista? Estava a procurar mas não encontrei.
Eu tenho em mail's e correspondência que recebi do SPAC. Vou procurar e depois posto-a.
Relativamente à EASY os salários-base anuais estão no site deles. Vê aqui:
http://www.easyjetcareers.com/flight-crew-careers/pilot-careers/salary-and-benefits/madrid-contracts.aspO problema é o de que os pilotos (principais responsáveis) sempre tiveram, passe a expressão, a faca e o queijo na mão!
Isto sempre foi das coisas que mais confusão me fez... Eles sempre tiveram a faca e o queijo porque sempre os deixaram ter.
Não, meu caro. Há poucos disponíveis e os poucos que há fazem-se valer. A lei do mercado a funcionar, ou será que para esta situação os superiores desígnios do mercado já não valem?
Por muito nobre e importante que seja a função de um piloto, quando estes senhores se aperceberem que para o negócio da empresa, são tão importante como o rapazinho que conduz o push-back (a máquina que empurra o aviãozinho para tras quando este está estacionado), que se esses rapazinhos não trabalharem o avião não sai, da mesma forma que se os pilotos não trabalharem o avião também não sai, então aí, talvez seja possível que greves cretinas e ridículas como esta ultima, sejam evitadas.
A questão é que o rapazinho é empregado da GdF ou da Portway, não é empregado da TAP. E o rapazinho até está contratado a prazo e se ele não fizer esse serviço, há centenas senão milhares de rapazinhos que com 2 horas de formação ( e é preciso ser burro ) conduzem o tractor. Novamente as leis do mercado.
A última greve foi - e aí concordo - cretina e rídicula.
Mas não pelos motivos subjacentes ( pelo menos os conhecidos ) mas, isso sim, pela oportunidade.
Convém não esquecer que a TAP têm pouco mais de 800 pilotos e cerca de 1.800 profissionais de cabine.
São o quadro que necessita de ter para a frota que têm e para cumprir a que Portugal está obrigado a cumprir. Se reduzir substâncialmente, mantendo a frota, ficará proíbida de voar para lá de Elvas.
Dos 6.500 funcionários da TAP o excesso não estará certamente nos PNT e PNC.
Já agora, isto também é importante:
- Os Pilotos renunciaram em 1999 a salários 54% superiores aos que auferem actualmente e que lhes foram reconhecidos por um tribunal arbitral independente nomeado pela TAP, pelo Governo e pelo SPAC.
- Os Pilotos abdicaram em 2001 do crédito horário associado ao gozo das férias, traduzindo-se numa renúncia anual que excederia nove milhões de euros no presente.
- Desde o ano de 2000, os Pilotos aumentaram a sua produtividade em 10%, quando medida em horas de voo, ou em 30%, quando medida em PKO’s (Passageiro-quilómetro-oferecido).
- Neste mesmo período, os salários reais unitários dos Pilotos reduziram-se num valor não inferior a 23%, dado que as suas tabelas salariais não foram actualizadas e quando a inflação acumulada desde 2000 atingiu os 27%, segundo o INE.
- Os automatismos salariais em vigor na TAP destinam-se a diferenciar, primeiro, o efeito de experiência e a evolução profissional numa carreira estruturalmente plana nos dois patamares de Oficial-Piloto e de Comandante e não a compensar o efeito da inflação; Segundo, estes automatismos são inferiores à inflação, dado incidirem apenas sobre a componente fixa das retribuições. Além disso, os Pilotos não beneficiaram deste mecanismo em 2008. E em 2009, os salários reais dos Pilotos, com idênticas produtividade e antiguidade, diminuíram 31% face aos valores que vigoravam em 2000, se for considerado o efeito da renúncia ao crédito para férias. Por outro lado, e no período em análise, o custo real com os Pilotos, por hora voada, declinou 47%, enquanto o peso do custo dos Pilotos nas vendas de passagens sofreu uma redução de 27%.
fonte:
Excerto do comunicado do SPAC de 8 de Setembro de 2009 e não desmentido ou rebatido.
http://www.spac.ptO problema não é fechar uma empresa maravilha, o problema é construir outra igual.... sem dividas.....
Este é que é o cerne da questão.
Daí que o título da notícia é:
Governo pondera fechar a TAP e abrir nova empresa
José Sócrates estará a ponderar fechar a TAP, e abrir outra empresa, transferindo os seus activos e pessoal. Em causa está a situação financeira da companhia aérea e o facto das regras europeias proibirem novas ajudas do Estado.
O que se pretende é contornar a questão por forma a que seja possível o nosso dinheiro entrar alí. Não é mais nada.
Será que por aqui alguém alguma vez pensou que se iriam restruturar os " elefantes " RTP, CP, REFER, Hospitais-empresa, METRO DO PORTO, TAP, etç, etç? e a vassourada tinha início na TAP?
Lembra-me aquela frase: " eu não sou ingénuo e a Sra. também não é ".
Isto aparace porque a TAP integra um sector que é regulamentado a partir de fora. Meter dinheiro na RTP ou na CP depende só do governo. Nas companhias aéreas não. Até os americanos estão de olho nisto.
A forma proposta não é nova e ainda ontem aconteceu isto:
Olympic Airways termina as suas operações no próximo dia 30 de Setembro. No dia 1 de Outubro passa a existir a Olympic Air, privada, muito mais emagrecida, poucos trabalhadores migram da estatal OA para a privada OA, o longo-curso será todo cancelado, os A340 entregues ao Governo Grego e a retirada de mercados como o amlemão e espanhol já está decidida.
disclaimer: não sou empregado da TAP nem tenho familiares na TAP. Tenho, isso sim, alguns bons amigos lá.
Cumprimentos,