Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

off-topic - "Novos povoadores"

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Elias » 7/7/2011 16:29

Alfândega da Fé: Concelho espera "novos povoadores" depois de perder 15 por cento da população na última década
29 Junho 2011

Alfândega da Fé, Bragança, 29 jun (Lusa) -- Alfândega da Fé espera acolher nos próximos meses cinco famílias oriundas do litoral, um primeiro passo para tentar contrariar o despovoamento do concelho transmontano que perdeu 15 por cento da população na última década.
O município é dos menos populosos do país e tornou-se hoje no primeiro a aderir ao projeto "Novos Povoadores" com a ajuda da EDP que pretende contribuir para minimizar a falta de gente, um dos principais problemas detetados na zona de influência da barragem que está a construir no Baixo Sabor.
A tendência de perda de população é uma constante nas últimas décadas confirmada pelos dados provisórios do Censos 2011 revelados hoje pela presidente da Câmara local, Berta Nunes.

Registado: 5/11/2002 12:21

por Elias » 3/9/2010 23:38

Autarquias recuam em projecto para repovoar o interior

03.09.2010 - 08:08 Por Marisa Soares
publico.pt

Devia estar para fazer um ano. A mudança das primeiras dez famílias de Lisboa para Évora com o apoio do projecto Novos Povoadores foi anunciada para Setembro de 2009. Mas até agora nada aconteceu, nem em Évora nem nos outros concelhos que mostraram interesse em aderir: Abrantes, Idanha-a-Nova e Marvão.

As câmaras teriam de pagar à equipa promotora dos Novos Povoadores a quantia de 3650 euros por cada agregado que se mudasse para o interior do país. Porém, o que aconteceu é que "os municípios não pagaram", diz Frederico Lucas, um dos três fundadores do projecto. Aquele montante dividia-se em diferentes partes. Uma pagaria o apoio dado à família, ao nível da habitação, educação e logística da deslocação. A outra diz respeito à formação para o empreendedorismo e serviços de consultoria para o projecto que cada família desenvolveria, esclarece Frederico Lucas, que lamenta o actual desfecho: "As câmaras anunciaram a adesão, mas depois recuaram."

O presidente da Câmara de Évora, José Oliveira, disse ao PÚBLICO, em Junho de 2009, que estava "honrado" por Évora ser a cidade mais procurada pelos candidatos. Com a chegada de novos habitantes, queria revitalizar o centro histórico. No entanto, diz Frederico, "depois disseram que não tinham verba e deixaram de atender o telefone". O PÚBLICO tentou, sem sucesso, confirmar esta informação com o autarca de Évora.

A falta de verbas também bloqueou a chegada dos Novos Povoadores a Idanha-a-Nova. "O Programa de Estabilidade e Crescimento retirou-nos 480 mil euros do orçamento. Tivemos de fazer opções", justifica Álvaro Rocha. O autarca garante que "logo que as condições sejam mais favoráveis", volta a contactar os promotores. Até porque o concelho perde, em média, 300 habitantes por ano. Em Marvão, o projecto teve o acordo do executivo mas não passou na assembleia municipal. "A maioria rejeitou os prazos de pagamento. Fez-se uma nova proposta, mas os responsáveis do projecto não aceitaram", diz José Manuel Pires, vereador da Cultura, que acabou por suspender o processo. "Está à espera de outra oportunidade", sublinha.

"Os autarcas continuam muito orientados para a obra", critica Frederico Lucas, que trocou Lisboa por Trancoso e não se arrepende. "Aqui gasto um quinto do que gastava", diz. Mas aponta o que falta ao interior: "Falta software empresarial. Já há estruturas, mas faltam empreendedores". É isso que Frederico quer mudar. Até agora, sem sorte.

Re: Daqui a pouco, o projecto Novos Povoadores na Rádio Euro

por Elias » 30/3/2010 22:53

fredericolucas Escreveu:Caros amigos,
Só ontem encontrei esta discussão sobre a vida no meio rural.

Sou co-autor de um projecto de repovoamento do interior designado por Novos Povoadores e vou dar uma entrevista sobre a evolução do projecto, que como perceberão, não tem sido nada fácil!

Os interessados encontrarão no nosso site em http://novospovoadores.pt/ o link a audição online.

Aceitem um abraço e disponham!

Ouvi a reportagem toda nas rádio mas as minhas dúvidas são exactamente as mesmas que tinha antes: o que é que pode levar uma pessoa / uma família a querer ir viver para o interior?

Penso que o interior tem alguns valores muito interessantes (nomeadamente patrimoniais, como muito bem referiste), mas a verdade é que a generalidade das pessoas não dá qualquer valor a isso e isso ajuda a explicar porque é que muito do nosso património se encontra em avançado estado de degradação.

Por outro lado, referiste que os novos povoadores não devem criar grandes expectativas a nível de economia local, devido aos interesses comerciais que já se encontram instalados, e que as maiores oportunidades se abrem a nível da economia global. Mas nesse caso, considerando que nem as empresas nem o Estado parece muito interessado em investir nessas regiões, o que é que essas pessoas ganham em ir viver para o interior? E, não menos importante, o que é que o país ganha com isso?

Há ainda um outro aspecto que não mencionaste na entrevista: até que ponto é que as populações do interior desejam que as suas terras sejam "ocupadas" por pessoal de Lisboa? É que, tanto quanto sei, o regresso dos "filhos da terra" é sempre acarinhado, mas no que respeita à chegada de forasteiros que vêm para ficar, as reacções nem sempre são tão favoráveis.

Em jeito de complemento a tudo o que já escrevi neste tópico, gostaria de esclarecer o seguinte: eu acredito que cada um deve ser livre de escolher onde quer viver e não condeno ninguém por querer viver no interior, no litoral, no sul ou no norte. Os movimentos populacionais sempre fizeram parte da nossa história e não vejo mal nenhum em haver mais pessoas que querem ir para o litoral ou que querem ir para o interior. Mas confesso que tenho dificuldade em compreender os objectivos de repovoar o interior, pois ainda não vi ninguém explicar o que é que realmente se ganha com isso.

por Celsius-reloaded » 30/3/2010 18:50

O facto de se poder viver numa moradia em vez de em caixotes de apartamentos aumenta desde logo a qualidade de vida. E isso só se obtém a preços de classe média fora da metropole.

Vivo neste momento no centro de Lisboa e paradoxalmente ainda não apanhei fila nenhuma (em 6 meses de estada)!

Apanho mais trânsito em Coimbra do que em Lisboa...
The market gives; The market takes.

Registado: 29/11/2007 2:35

por nunoand99 » 30/3/2010 18:42

mais_um Escreveu:
Elias Escreveu:
Fingerspitzengefuhl Escreveu:Isto de viver na metrópole só me compensa em termos salariais

Mas já reparaste que é exactamente por essa razão que a maior parte das pessoas escolhe viver no litoral?

Nem só, não podemos generalizar mas no caso das TI/SI, 80% dos postos de trabalho estão na região de Lisboa e Vale do Tejo. Nem se trata de ser melhor ou pior remunerado mas se há ou não trabalho (penso que no geral é mais esta questão). Conheço muitas pessoas que são de longe, principalmente do Porto que vem à 2ª feira para Lisboa e regressam à 6ª feira

Ora nem mais!

Existem muito incentivos para as empresas Industriais se estabelecerem no interior, mas para as empresas de Serviços, nem tanto...

E enquanto os Serviços não se deslocarem para o interior, nada feito...

O pior é que, num cenário de mobilidade perfeita, como se pretende que seja a UE, no futuro, Portugal, no seu todo, fará o papel que fazem agora as suas zonas interiores.

Afinal de contas, a mesma lógica interna que trouxe as pessoas em movimento migratórios para o litoral, não se imporá também à próxima geração, num movimento migratório a nivel Europeu?

Não aumentem a produtividade não, e teremos David Ricardo no seu melhor ;)

Saudações & Bons Negócios

Registado: 16/5/2005 21:38

Daqui a pouco, o projecto Novos Povoadores na Rádio Europa L

por fredericolucas » 30/3/2010 17:41

Caros amigos,
Só ontem encontrei esta discussão sobre a vida no meio rural.

Sou co-autor de um projecto de repovoamento do interior designado por Novos Povoadores e vou dar uma entrevista sobre a evolução do projecto, que como perceberão, não tem sido nada fácil!

Os interessados encontrarão no nosso site em http://novospovoadores.pt/ o link a audição online.

Aceitem um abraço e disponham!

Registado: 30/3/2010 17:36

por mais_um » 30/3/2010 12:41

Elias Escreveu:
Fingerspitzengefuhl Escreveu:Isto de viver na metrópole só me compensa em termos salariais

Mas já reparaste que é exactamente por essa razão que a maior parte das pessoas escolhe viver no litoral?

Nem só, não podemos generalizar mas no caso das TI/SI, 80% dos postos de trabalho estão na região de Lisboa e Vale do Tejo. Nem se trata de ser melhor ou pior remunerado mas se há ou não trabalho (penso que no geral é mais esta questão). Conheço muitas pessoas que são de longe, principalmente do Porto que vem à 2ª feira para Lisboa e regressam à 6ª feira
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por Elias » 30/3/2010 8:32

por Fingerspitzengefuhl » 30/3/2010 1:47

Boas.

Confesso já estar um pouco farto de Lisboa: O trânsito, a barafunda nos transportes públicos, a agitação, a Poluição, às vezes tenho ideia de que vivo numa gigantesca fábrica, demasiado afastado da natureza...

Qualidade de vida no meu entender não é só dinheiro, sossego e ar puro também são factores muito importantes para mim.

Se alguma vez conseguir chegar a viver só do trading
não terei qualquer dúvida em mudar-me para a casa que a minha família tem "na terra", mais propriamente numa vila nas serras da Beira Baixa.

Isto de viver na metrópole só me compensa em termos salariais, porque de resto a qualidade de vida é bem bem inferior, e moro numa das zonas que mais gosto em Lisboa... :!:

Mesmo em termos de acessos hoje em dia com as Auto Estradas a viagem até Lisboa que outrora demorava 3 horas hoje nem hora e meia leva!

Quem sabe um dia! :wink:

Registado: 9/2/2010 6:36

Re: Qualidade de Vida

por Elias » 30/3/2010 0:27

AxeRiver Escreveu:mentira... todos procuram qualidade de vida.

não exactamente. Todos procuram bem-estar (é parecido mas não é exactamente o mesmo).

AxeRiver Escreveu:Iludimo-nos é com o guito.

Correcto, mas isso é porque existe uma ideia muito generalizada de que o dinheiro traz bem-estar. É uma ideia muito enganadora, mas está tão enraizada que condiciona as opções de vida de muita gente.

AxeRiver Escreveu:Qualidade de vida existe sim, fora dos grandes centros urbanos.

Quando escreves qualidade de vida estás a pensar em quê?

por Elias » 30/3/2010 0:24

Está bem. Fico a aguardar.

por mais_um » 30/3/2010 0:22

Elias Escreveu:hummm... vou ter de te pedir para elaborares um pouco mais:

E vou faze-lo, mas não é hoje. :wink:
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

por Elias » 30/3/2010 0:13

hummm... vou ter de te pedir para elaborares um pouco mais:

mais_um Escreveu:por razões de ordenamento do territorio

não percebi... em que medida é que fixar populações no interior contribui para um melhor ordenamento?

mais_um Escreveu:por razões historicas

esta só pode ser gozo, certo?
vamos tentar fixar gente no interior só porque historicamente foi assim?
então e que tal pôr toda a gente a andar de carroça por razões históricas?

mais_um Escreveu:para não deixar o território abandonado

qual é o problema de haver território abandonado?
há receio legítimo de que os castelhanos tomem essas zonas de assalto?
E como escolhes os "eleitos" que vão ser nomeados voluntários para combater o abandono desses territórios?

mais_um Escreveu:e por razões economicas.

Quais são essas razões económicas? ou melhor, em que medida é que essa fixação pode contribuir para melhorar a economia?

Qualidade de Vida

por AxeRiver » 30/3/2010 0:10

Elias Escreveu:
mandachuva Escreveu:Viver fora dos centros urbanos por si só já trás uma significativa melhoria da qualidade de vida.

Pois é, mas a maioria das pessoas o que procura não é qualidade de vida mas sim GUITO.

mentira... todos procuram qualidade de vida. Iludimo-nos é com o guito. Viver em lisboa com ordenado de 1000 euros ( muitas vezes a trabalhar + de 9h diárias ) é o mesmo que viver numa vila com 600€. Nos pequenos meios, existe muito mais que o habitual Trabalho-Casa e Casa-Trabalho.
Qualidade de vida existe sim, fora dos grandes centros urbanos. Paga-se fortunas por um cubículo, a que alguns chamam de casa.

Registado: 17/8/2009 18:36

por mais_um » 30/3/2010 0:04

Elias Escreveu:
mais_um Escreveu:verifica-se que é urgente tomar medidas para fixar a população existente e eventualmente tornar atractivo a fixação de novos habitantes.

antes de responder à questão deixa-me perguntar-te: porque que razão é que consideras que se deve promover a fixação de população no interior?

Assim de repente :mrgreen: , por razões de ordenamento do territorio, por razões historicas, para não deixar o território abandonado e por razões economicas.

por Elias » 29/3/2010 23:51

mais_um Escreveu:verifica-se que é urgente tomar medidas para fixar a população existente e eventualmente tornar atractivo a fixação de novos habitantes.

antes de responder à questão deixa-me perguntar-te: porque que razão é que consideras que se deve promover a fixação de população no interior?

por mais_um » 29/3/2010 23:49

Voltando ao tema do topico, antes de repovoar o interior é necessário manter os actuais habitantes. Se pensarmos que o concelho de Portalegre, capital de distrito tem pouco mais habitantes que a cidade das Caldas da Rainha, 25980 para 25300 habitantes e metade da população do concelho das Caldas da Rainha (o concelho das Caldas da Rainha tem 52800), verifica-se que é urgente tomar medidas para fixar a população existente e eventualmente tornar atractivo a fixação de novos habitantes.

Assim, deixo uma questão aos participantes do forum, o que vos levaria a ir viver para Portalegre, ou algo parecido?

por mais_um » 29/3/2010 23:35

mfsr1980 Escreveu:Li à pressa o tópico. Pelos vistos percebi mal. :)

A informação não está neste topico, vou de Expresso.

por mfsr1980 » 29/3/2010 21:21

Li à pressa o tópico. Pelos vistos percebi mal. :)

Registado: 3/5/2007 13:55

por Elias » 29/3/2010 21:00

mfsr,

Quem te disse que o mais_um vai de carro para Lisboa?

por mfsr1980 » 29/3/2010 18:50

Caro mais_um,
Estou a perceber que fazes todos os dias pelo menos 200km de carro no percurso casa/trabalho que é o trajecto Caldas de Rainha/Lisboa. A ser verdade, os gastos em combustivel, portagens e veículo são uma bela maquia a considerar.
Eu diria que o diferencial poupado na casa irá ser gasto todo nas deslocações e não estou a falar sequer no tempo perdido.
Ui...que loucura! :roll:

Abraço mfsr1980

Registado: 3/5/2007 13:55

por mais_um » 29/3/2010 18:07

Elias Escreveu:Acima de tudo é preciso que cada um se sinta bem com as opções que toma, onde quer que decida viver.

Mas o que se vê é que a maioria das pessoas passa o tempo a queixar-se: os do litoral queixam-se que é tudo muito caro, os do interior queixam-se que não têm nada em termos de infra-estruturas, etc.

:P

Eu não me queixo de nada...enfim gostava que houvesse trabalho para o meu perfil ($$$) nas Caldas da Rainha, tinha mais qualidade de vida! :mrgreen: :mrgreen:

por Elias » 29/3/2010 18:00

Acima de tudo é preciso que cada um se sinta bem com as opções que toma, onde quer que decida viver.

Mas o que se vê é que a maioria das pessoas passa o tempo a queixar-se: os do litoral queixam-se que é tudo muito caro, os do interior queixam-se que não têm nada em termos de infra-estruturas, etc.

:P

por mais_um » 29/3/2010 17:51

nunoand99 Escreveu:Gostei particularmente do pormenor do "...um só piso..." ;)

Pois, referi esse pormenor porque para mim é importante, não ter escadas por causa dos miudos quando eram pequenos e quando eu e minha mulher estivermos velhinhos :mrgreen: , não temos escadas para subir ou descer, podemos ficar de cadeira de rodas (espero que nunca aconteça) e sair do automovel na garagem e entrar em casa sem precisarmos de ninguém.

nunoand99 Escreveu:Que os ares das Caldas te abençoem...:)

Obrigado! :mrgreen:
nunoand99 Escreveu:Mas continuo a achar que o tempo perdido no trânsito/caminho não compensa a não ser que a empresa seja no local.

Quanto vale mais 1h30 todos os dias com os filhos?

Pois, não será bem 1h30 porque quando eles chegam da Escola tem os trabalhos de casa para fazer, mas é algum tempo, 1 hora de 2ª a 6ª, mas em contrapartida no verão ainda vamos andar de bicicleta para o pinhal ou jogar à bola no jardim e ao fim de semana temos a praia, campo, etc.. mesmo ao pé e acabamos por ganhar horas ai. É tudo uma questão de prós e contras, neste caso sou eu que abdico de alguma, para eles terem mais qualidade de vida.]

por nunoand99 » 29/3/2010 17:33

mais_um Escreveu:
nunoand99 Escreveu:E o adicional de vir de carro todos os dias até Lisboa?

Não conta?

Ida e volta + portagens...
Já para não falar do tempo gasto, o qual é impossivel de quantificar, e cada um tem o seu valor ;)

Do meu ponto de vista, só compensa se for para ter raizes (emprego/empresa) no sitio!

Qualidade de vida é relativo...

Sim, qualidade de vida não é algo uniforme. :wink:
Se é verdade que conta o adicional para vir trabalhar para Lisboa (e garanto-te que fiz esas contas todas :) ), também conta a casa, e neste caso diz-me onde eu consigo em Lisboa (ou arredores) uma moradia de 330 m2 num só piso, com um jardim de 850m2, a 5 min da praia e a 5 min da autoestrada com ligação a qualquer ponto do país, sem engarrafamentos, por 250 mil €?

Gostei particularmente do pormenor do "...um só piso..." ;)

Enfim,

Que os ares das Caldas te abençoem...:)

Mas continuo a achar que o tempo perdido no trânsito/caminho não compensa a não ser que a empresa seja no local.

Quanto vale mais 1h30 todos os dias com os filhos?

Saudações & Bons Negócios

Registado: 16/5/2005 21:38

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: alucinado, Bing [Bot], fatura.pt, jcovas77, Majestic-12 [Bot], PacoNasssa e 659 visitantes