Mcmad Escreveu:Um cliente satisfeito é um cliente com menos probabilidades de fugir, foi nessa perspectiva que falei. E sim, tenho a certeza do que estou a dizer! As operadoras pedem aos colaboradores para ajustarem os tarifários á utilização do cliente. Obviamente ainda existe a atitude mesquinha do português que pensa que as empresas só querem « roubar».
Em relação á prática de preços mais convidativos para novos clientes é comum a praticamente todas as operadoras do mundo, se está bem ou mal é outra questão..
MCmad, tenho internet desde há bastante tempo. Já eu tinha internet há cerca de um ano quando a Telepac lançou uma revista a dizer que tinham chegado aos 100 000 clientes (vulgo 100 000 contas).
Até hoje, as únicas vezes que fui contactado pelo "telemarketing" foi para upgrades para tarifários mais vantajosos, mas também mais caros. Nunca nos meus mais de 15 anos de internet contactaram-me para fazer um upgrade de velocidade ao mesmo preço ou para manter a velocidade e reduzir o preço. Para tal sempre fui eu a contactá-los e a reclamar, pelo que o que diz é, na minha experiência e de outros utilizadores, manifestamente falso.
Aliás, a ultima vez que me contactaram para fazer um upgrade, levou a uma queixa à ANACOM e ao Provedor de Cliente da SONAE por falsa propaganda - queriam que mudasse o meu tarifário e pagar "apenas mais €5" e passar a ter net e telefone ilimitados, mas os "mais 5€" eram durante 3 meses e depois passava a ser mais 15€ (com um periodo de fidelização de 12 ou 24 meses que também não foi mencionado), como verifiquei posteriormente. Quando pedi que me enviasse a proposta por escrito, assobiou para o ar e desligou.
Outra foi a de agente de marketing ter ido buscar a fotocopia do BI do meu pai, 2ª via da factura da PT e falsificar 2 assinaturas para alterar-lhe o contrato. O azar deste foi que quando o fez, o meu pai já tinha falecido há mais de um ano e meio.
Mesmo assim o ISP na troca de correspondência continuava a dizer que eu "alegava" que o meu pai não tinha assinado, mesmo depois de lhes ter dito por várias vezes que ele já tinha falecido mais de um ano antes da assinatura do dito contrato.
Voltando à sua mensagem: "Obviamente ainda existe a atitude mesquinha do português que pensa que as empresas só querem « roubar»". dá vontade de rir. Até parece que as empresas que fala são IPSS's e que existem para praticar o bem e não para ganharem dinheiro. As empresas existem para o lucro e não são entidades “altruistas”. Não se trata de "atitude mesquinha" - trata-se da realidade.
Voltando à minha mensagem anterior (à qual não respondeu às questões), eu insisto em fazer-lhe a pergunta: Acredita que as empresas pagam a pessoas e chamadas para ganharem menos? É que se acredita, não vive neste mundo.
scotch Escreveu:moppie85, falas como o típico consumidor que não está por dentro dos processos de (Tele)marketing.
É absolutamente normal surgirem campanhas de telemaketing a cerca de determinado produto.Chama-se a isso up-selling!!!!
Cabe ao consumidor aceitar ou recusar.Está do lado do comunicador ter a astúcia para presuadir o cliente a aceitar.
Se o cliente acha que esta a ser prejudicado no tárifario, reclama.Os grandes operadores de telecomunicações têm linhas de atendimento especializadas para esses clientes.São a linhas de retenção/fidelização.
Se o cliente não reclamar a empresa não adivinha!!!!!
Para uma empresa mais vale ter um cliente que no serviço básico esteja a dar lucro zero, do que simplesmente não ter.
No entanto a presunção de alguns consumidores de que são "o cliente" leva-os a ser tão inflexíveis que depois de mudar de operador concluem que mudaram para um serviço pior(apesar de mais barato).
Caro scotch,
Eu sei muito bem como o marketing funciona e também sei que os vendedores vêm mentir e aldrabar pois sabem que metade das pessoas não entendem nada de informática e porque sabem que o que "é dito" e "não escrito" não pode ser comprovado.
Aliás, eu com os ISPs estou cheio de lindas histórias. Já contei uma nesta mensagem. Posso contar outra:
Há cerca de 6 meses um marketing da ZON ligou para casa da minha avó (que fez ontem 89 anos!!), porque ela tinha o serviço de televisão (ZON TVCabo), mas não tinha internet e que era muito bom ter internet. Como é óbvio, uma senhora de 88 anos, entende tanto de internet como eu de lagares de azeite. Ela atendeu e já ia dizer que sim, quando eu peguei no telefone e fui falar com o individuo:
- "Olhe, boa tarde! O que é que está a oferecer à minha avó?"
- "ah! É um pacote especial, por mais 15€ por mês tem direito a internet para fazer todos os downloads que quiser."
- "Desculpe, tem a ficha da minha avó à sua frente?"
- "Tenho e é por isso que telefono - ela não tem internet e é uma grande proposta!"
- "Então também tem os dados pessoais?"
- "Sim."
- Então faça-me um favor e veja a idade da senhora".
<compasso de silêncio de pelo menos uns 10s>
Em seguida falo eu:
- Pelo seu silêncio, acredito que já viu a idade! Não acha que devia ter vergonha de querer enganar uma senhora de 88 anos que nunca teve um computador na vida, para subscrever um serviço que ela nunca utilizará e pagar 15€ por mês?
A resposta, em modo um pouco "encavacado" foi:
- "Ah peço desculpas...Boa tarde, com licença".
Desligou antes que tivesse tempo de dizer mais alguma coisa.
Isto é que é o "up-selling" que refere - aquilo a que chama "persuadir" eu chamo enganar, mentir e omitir de forma a que o pacote pareça mais vantajoso, chegando ao cumulo de falsificar assinaturas de pessoas que já faleceram e enganar velhinhas que de nada entendem dessas "modernidades".
Diz que se não reclamar, a empresa não advinha?!
Só "não advinha" o que não quer.
Não me diga que a empresa tem os dados dos clientes, tem os dados de cobrança, mas não sabe o serviço que presta aos clientes! Ou que não sabe que está a fornecer o tarifário Z que são 512Kb por 20€ com 4Gb de tráfego a um cliente e que tem outro tarifário X que oferece pelos mesmos 20€ 24Mb sem limites de navegação. Ou que tem o tarifário Y que são os 512Kb com os mesmos 4Gb por 7,5€. Claro que sabe! Não actualiza porque não lhe dá "jeito".
Quanto às mudanças de ISP apenas o fiz por 2 vezes : iniciei com a telepac, mudei para a ONI (cuja lista de clientes foi posteriormente comprada pela Clix) e agora voltei à PT. De qualquer das vezes que mudei não tenho razão de queixa e fiquei sempre melhor.
Cumprimentos