
rjac Escreveu:Manequim Escreveu:Penso que pode ser pedida uma reavaliação ao próprio banco. Eventualmente, poder-se-á tentar obter informação junto do banco se é possível apresentar avaliação externa, desde que devidamente habilitada. O problema é que, em ambos os casos, se isto for possível, deverá ser paga.
Obrigado pela resposta,
mas o que ouvi dizer foi que quem reavalia é nada mais nada menos do que... o mesmo avaliador!!!
Quanto a este facto, não o posso confirmar porque é apenas um rumor (bastante peculiar para não lhe chamar outra coisa)
De qq maneira, a confirmar-se... uma reavaliação poderá eventualmente resultar numa alteração do valor. A questão é q a diferença é mesmo grande. Alguém avaliar uma casa em 80 000 e dps em 100 000 seria passar um atestado de estupidez a ele próprio, caso o rumor se confirme.
A questão que se põe é: porque é q tenho q pagar uma coisa onde eu não tenho o mínimo de controlo sobre como é feita e por quem é feita? A situação, a verificar-se, inviabiliza o negócio com aquele banco. Não me parece muito justo que me tenha que sujeitar a esta situação... ainda por cima, sabendo que existem outras avaliações muito recentes com valores que não são nada parecidos.
Pode-se pedir sempre ao banco ou para confirmar se a avaliação está correcta, ou uma reavaliação. Não implica necessariamente despesa extra.
O avaliador pode ter-se enganado grosseiramente (embora seja raro, nos últimos 2 anos apanhei 2 casos desses). As raras vezes que pedi avaliação a outro avaliador de outra empresa, em nada alterou o valor (diferenças mínimas mesmo).
Porque há-de pagar uma coisa onde não tem o mínimo controlo sobre como é feita e por quem é feita?... Todos os dias isso acontece… quem é o taxista? Quem é a cozinheira? Quem é o piloto? E por aí fora. É uma questão pura e simples de confiança!
Duas questões mais práticas:
a) O imóvel em questão tem equivalência do que está descrito legalmente com o que existe realmente? (dou um exemplo, um imóvel que tenha um sotão de 40m2, mas que esse mesmo sotão não esteja descrito na caderneta).
b) Já considerou a hipótese de poder estar a comprar por um preço acima do mercado?
c) Se existem avaliações recentes a imóveis idênticos com valores superiores, tente obter de palavra de honra esses valores e dados. É que contra factos, não há argumentação. Para ser re-analisada uma avaliação, tem de haver uma base.
Para finalizar, sempre me fez confusão os avaliadores demorarem 3 minutos a verem uma casa
