Fórum dedicado à discussão sobre os Mercados Financeiros - Bolsas de Valores
http://teste.caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/
http://teste.caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?f=3&t=70672
A procura é grande nos EUA e em quase todo o mundo. A descarbonização da economia está a acontecer a toda a velocidade e, por agora, a alternativa é a electrificação.Massao1 Escreveu:O presidente executivo da EDP, Miguel Stilwell d'Andrade, afirmou esta sexta-feira que este "é um bom momento realmente para investir nos Estados Unidos", tendo em conta "um aumento de procura muito grande" por energia.
Pressão sobre a procura, oportunidade de ouro para a oferta. A EDP está do lado da oferta."Por um lado, um aumento de procura também muito grande, muito parecido com aquilo que nós também estamos a ver aqui na Península Ibérica ou em Portugal, que é muito levado pelo tema da inteligência artificial (IA), do digital, novos centros de dados a serem construídos, e, portanto, isso está a sugar, está a criar uma pressão enorme sobre a procura", referiu o presidente executivo (CEO) da EDP.
A electrificação da economia obviamente leva a maior consumo de electricidade. Tendo em conta as questões ambientais a que o ocidente é sensível, a produção no ocidente só pode, no curto e médio prazo, vir da hídrica, da solar e da eólica e em qualquer uma destas a EDP é um player forte. A produção nuclear está estável no curto e médio prazo apesar da inevitável subida da procura e a alternativa seria reactivar centrais a carvão. Alguém concorda?O responsável da empresa referiu também "não há muitas tecnologias que estejam disponíveis para fornecer essa energia".
"Eu sou engenheiro totalmente agnóstico relativamente a tecnologias, enfim, mais ou menos, mas não tenho nada ideologicamente contra o nuclear, mas não há nenhuma central nuclear que vá ser construída nos próximos 10 anos", disse.
Pois, ninguém quer mas vai acontecer. Os preços vão ter que subir para com isso arrefecer a procura e aí acomodar todos. Preços mais altos são muito bons para a EDP e para as eléctricas."Porque se não, das duas, uma, se não houver energia, ou não vamos construir aqueles 'data centers' todos e, portanto, aquela procura não se materializa, que não é uma coisa boa, ou então os preços vão ter que subir muito para compensar e tirar alguns outros consumidores da rede, e isso também não é uma opção que ninguém quer", acrescentou.

in: https://www.jornaldenegocios.pt/mercado ... m-destaqueAs cotadas do grupo EDP que na quinta-feira, já depois do fecho do mercado, revelaram aumentos de produção de energia. A EDP fechou o ano passado com um crescimento de 12% na produção total de eletricidade, para 64 TWh, enquanto a EDP Renováveis aumentou a produção energética em 11% no ano passado, para 40,6 TWh, revelaram as cotadas à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
PIKAS Escreveu:O Trump abre a boca e lá vamos nós.junas Escreveu:Isto é que é azar. Hoje mais upgrades e ela continua a cair.
Lá para trás, num post meu, escrevi a evolução que esperava do título mas também ressalvei com este texto:Acho que se esta palermice do Trump embicar para a Gronelândia, com isso chocar de frente com a sua NATO e com a UE, não tiver um desanuviamento rápido, desescalar o discurso e aparecerem sinais que a solução não pode ser " a bem ou a mal " poderá ser o trigger para os mercados corrigirem do muito esticados que já estão. Mercados mundiais, não só europeus e americanos, porque como é óbvio nada pode subir até ao céu sem umas paragens pelo meio. E os mercados não param de bater recordes, mais recordes e....Isto tudo no pressuposto que os malucos que nos governam não endoidecem de vez porque se os mercados americanos descambam não vai haver Senhora de Fátima que valha a todos os mercados, PSIzinho incluído, e então vamos mesmo para a correcção que, mais tarde ou mais cedo, aí virá.
Cumprimentos,
O Trump abre a boca e lá vamos nós.junas Escreveu:Isto é que é azar. Hoje mais upgrades e ela continua a cair.
Acho que se esta palermice do Trump embicar para a Gronelândia, com isso chocar de frente com a sua NATO e com a UE, não tiver um desanuviamento rápido, desescalar o discurso e aparecerem sinais que a solução não pode ser " a bem ou a mal " poderá ser o trigger para os mercados corrigirem do muito esticados que já estão. Mercados mundiais, não só europeus e americanos, porque como é óbvio nada pode subir até ao céu sem umas paragens pelo meio. E os mercados não param de bater recordes, mais recordes e....Isto tudo no pressuposto que os malucos que nos governam não endoidecem de vez porque se os mercados americanos descambam não vai haver Senhora de Fátima que valha a todos os mercados, PSIzinho incluído, e então vamos mesmo para a correcção que, mais tarde ou mais cedo, aí virá.
junas Escreveu:Isto é que é azar. Hoje mais upgrades e ela continua a cair.
junas Escreveu:Massao1 Escreveu:Alphavalue, Deutsche Bank e Morgan Stanley aumentam "target" da EDP em bolsa
Banco alemão reviu igualmente em alta o preço-alvo do braço para as renováveis da empresa portuguesa (EDPR).
Quais os preços se faz favor?