Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EDP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: EDP - Tópico Geral

por Laribau » 16/3/2021 10:16

ParaCima Escreveu:deixei de perder tempo com as EDP´´s. o nirvana ainda tinha graça e argumentos lógicos... agora não vou discutir com quem acha que fica melhor se dividir o bolo em mais partes... os negócios da edp e edpr são menos rentáveis hoje que eram "ontem"

não me quero mostrar como a último bolacha no pacote, mas lá vai.

a empresa tem um Cap de 100, uma dívida de 100, e faz um aumento de capital de 50. a empresa antes do aumento de capital tinha um RL (não vou falar em cash) de 10, ou seja, temos um roic de 5%, caso os capitais investidos do AC correspondam á mesma taxa... então temos um RL 12,5. portanto, para mantermos o mesmo dividendos deveríamos ter um RL de 15...também podemos fazer pelo roe, na primeira situação tínhamos um roe de 10%, após o aumento de capital temos um roe de 8.33%

penso que isto é elucidativo do que representa o AC


Uma arreliadora anomalia no meu acesso ao Fórum (já resolvida por um eletricista cá da Herdade/ era um fusível 8-) ) impediu-me de comentar um "post" do meu caro "assustado" ParaCima, um pouco lá mais para cima, no qual explicava a possibilidade de através do mecanismo de AC da EDP que vai ser levado a AG, poder levar, no limite, a uma diluição do tipo: de 10% para 1%. Confesso que não me tinha ocorrido isso, nem tão pouco ao Guarda Livros cá da Herdade (não me alertou) e que vai levar um valente puxão de orelhas por andar distraído. No entanto, para melhor argumentar com o rapaz (guarda Livros), gostava de compreender melhor a coisa, como é possível tal diluição isto, claro está, tendo em conta os termos da autorização solicitada...

Quanto ao exercício acima reproduzido, cá na Herdade costumamos comparar o resultado de um investimento, com o resultado de o não fazer e/ou, com investimentos alternativos, levando em conta todos os aspetos da coisa, nomeadamente as necessidades de financiamento subjacente aos vários cenários e a sua viabilidade. Comparar os resultados futuros de um movimento com a situação atual e não levar em linha de conta com a evolução da situação atual se nada for feito, ou com um curso alternativo, é pura fantasia.

Mas isto é cá na Herdade, que mal sabemos somar e multiplicar, quanto mais avaliar Investimentos e seus financiamentos... :shock: :shock:
The sense of responsibility in the financial community for the community as a whole is not small. It is nearly nil. ..... So the wise in Wall Street are nearly always silent. The foolish thus have the field to themselves.

John Kenneth Galbraith
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1240
Registado: 29/11/2007 3:40
Localização: Algures no Campo

Re: EDP - Tópico Geral

por ParaCima » 16/3/2021 0:14

deixei de perder tempo com as EDP´´s. o nirvana ainda tinha graça e argumentos lógicos... agora não vou discutir com quem acha que fica melhor se dividir o bolo em mais partes... os negócios da edp e edpr são menos rentáveis hoje que eram "ontem"

não me quero mostrar como a último bolacha no pacote, mas lá vai.

a empresa tem um Cap de 100, uma dívida de 100, e faz um aumento de capital de 50. a empresa antes do aumento de capital tinha um RL (não vou falar em cash) de 10, ou seja, temos um roic de 5%, caso os capitais investidos do AC correspondam á mesma taxa... então temos um RL 12,5. portanto, para mantermos o mesmo dividendos deveríamos ter um RL de 15...também podemos fazer pelo roe, na primeira situação tínhamos um roe de 10%, após o aumento de capital temos um roe de 8.33%

penso que isto é elucidativo do que representa o AC
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
 
Mensagens: 934
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

Re: EDP - Tópico Geral

por Artista Romeno » 15/3/2021 22:26

Luxor3 Escreveu:É preferível que uma empresa se endivide até ao tutano ou vá ao mercado buscar dinheiro ? eu prefiro a última. Quanto ao processo ABB, é a melhor forma de aumentos de capital, por ser mais eficiente na colocação de preço. Muitos dizem que a queda da EDPR em Janeiro foi por causa do AC. Eu não concordo...foi pela queda generalizada do sector... não fosse essa queda, o ABB tinha sido feito lá em cima a vinte e tal euros e a EDP tinha ganho muito mais dinheiro. Mas infelizmente existem muitos detratores que vêm conspirações em tudo. A minha pergunta para esses é : O que ganhou a EDP e EDPR em fazer o aac a 17 quando podia ter feito a 22 ? E mais, digo que esses detratores fizeram a acção cair abaixo dos 17 qd este modo eficiente de captar capital sem endividamento é ótimo para os accionistas. São os suspeitos do costume, tal como qd foi o AC da EDP, o ano passado.

Quanto à diluição das acções, na prática isso é irrelevante, qd  a procura é maior que a oferta.

Já comecei a ler desses detratores que a EDP/EDPR vai pagar dividendos altíssimos para captar institucionais e comparar até à PT..é assim que os rumores falsos se criam . Onde é que EDP no seu plano estratégico alguma vez mencionou que ia pagar dividendos altos ? Ia sim gradualmente ao longo dos próximos anos aumentar esses dividendos em consonância com o crescimento da empresa. Nada a ver com PTºs e afins. Tive PT e vendi na euforia, a 10 euros e tal qd o Bava veio propagandear os dividendos chorudos.

Como é que a acção levou 1 mês a cair qd o ABB tem um prazo muito curto para ser feito e o preço é definido nesse curto limite de tempo. No entanto a acção começou a cair muito antes de se saber que ia haver ABB ou os institucionais saberem disso. Mas obviamente os que acreditam em teorias da area 51, acham que a EDP foi falar com os institucionais no final de Janeiro a informar que precisavam de dinheiro, etc e tal

O free float é importante. A EDPR era pouco atractiva , eu comprei-as no IPO e vendi-as o ano passado, mas nunca gostei de as ter porque achava que o free-float tornava-a pouco atrativa. O maior free-float com este ABB vai atrair mais investidores e a liquidez vai aumentar mais

O ano passado com aumento de capital da EDP e a procura a superar a oferta, os detratores viram a acção subir em vez de cair. E  aqueles que não quiseram exercer os seus direitos, viram o seu capital aumentar, sem precisar de investir mais dinheiro. Porque há-de a EDP pedir ainda mais aos acionistas, qd o pode fazer por ABB e assim não assustar o pequeno accionista que verá o seu investimento crescer sem despender mais capital ?

O grande investidor que procura manter o mesmo número de votos e não poder exercer é que pode ficar preocupado. Agora nós os pequenos accionistas, lol...

Tudo sobre direitos preferenciais e como na prática não afeta o pequeno investidor
https://www.investopedia.com/terms/p/pr ... eright.asp

A diluicao de acoes é irrelevante? Sim se a empresa reinvestir á mesma taxa de retorno com a mesma estrutura de capital e a acao estiver justamente valorizada! Se estiver cara como é o caso cria valor, barata destroi. Se for um ac tipo bancos pa tapar buracos esquecam. Pode ser bom ou mau, mas em 95 pc dos casos lá que é relevante é
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: EDP - Tópico Geral

por Luxor3 » 15/3/2021 20:29

É preferível que uma empresa se endivide até ao tutano ou vá ao mercado buscar dinheiro ? eu prefiro a última. Quanto ao processo ABB, é a melhor forma de aumentos de capital, por ser mais eficiente na colocação de preço. Muitos dizem que a queda da EDPR em Janeiro foi por causa do AC. Eu não concordo...foi pela queda generalizada do sector... não fosse essa queda, o ABB tinha sido feito lá em cima a vinte e tal euros e a EDP tinha ganho muito mais dinheiro. Mas infelizmente existem muitos detratores que vêm conspirações em tudo. A minha pergunta para esses é : O que ganhou a EDP e EDPR em fazer o aac a 17 quando podia ter feito a 22 ? E mais, digo que esses detratores fizeram a acção cair abaixo dos 17 qd este modo eficiente de captar capital sem endividamento é ótimo para os accionistas. São os suspeitos do costume, tal como qd foi o AC da EDP, o ano passado.

Quanto à diluição das acções, na prática isso é irrelevante, qd  a procura é maior que a oferta.

Já comecei a ler desses detratores que a EDP/EDPR vai pagar dividendos altíssimos para captar institucionais e comparar até à PT..é assim que os rumores falsos se criam . Onde é que EDP no seu plano estratégico alguma vez mencionou que ia pagar dividendos altos ? Ia sim gradualmente ao longo dos próximos anos aumentar esses dividendos em consonância com o crescimento da empresa. Nada a ver com PTºs e afins. Tive PT e vendi na euforia, a 10 euros e tal qd o Bava veio propagandear os dividendos chorudos.

Como é que a acção levou 1 mês a cair qd o ABB tem um prazo muito curto para ser feito e o preço é definido nesse curto limite de tempo. No entanto a acção começou a cair muito antes de se saber que ia haver ABB ou os institucionais saberem disso. Mas obviamente os que acreditam em teorias da area 51, acham que a EDP foi falar com os institucionais no final de Janeiro a informar que precisavam de dinheiro, etc e tal

O free float é importante. A EDPR era pouco atractiva , eu comprei-as no IPO e vendi-as o ano passado, mas nunca gostei de as ter porque achava que o free-float tornava-a pouco atrativa. O maior free-float com este ABB vai atrair mais investidores e a liquidez vai aumentar mais

O ano passado com aumento de capital da EDP e a procura a superar a oferta, os detratores viram a acção subir em vez de cair. E  aqueles que não quiseram exercer os seus direitos, viram o seu capital aumentar, sem precisar de investir mais dinheiro. Porque há-de a EDP pedir ainda mais aos acionistas, qd o pode fazer por ABB e assim não assustar o pequeno accionista que verá o seu investimento crescer sem despender mais capital ?

O grande investidor que procura manter o mesmo número de votos e não poder exercer é que pode ficar preocupado. Agora nós os pequenos accionistas, lol...

Tudo sobre direitos preferenciais e como na prática não afeta o pequeno investidor
https://www.investopedia.com/terms/p/pr ... eright.asp
 
Mensagens: 32
Registado: 15/3/2021 13:05


Re: EDP - Tópico Geral

por Artista Romeno » 15/3/2021 18:00

Dizer que a edp nao é o bcp e que capacidade de pagar divendos terá, mas dissociar a politica retribuicao da sua atividade e foca-la nos acionistas é já de si qualquer coisa....
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: EDP - Tópico Geral

por Artista Romeno » 15/3/2021 17:53

cloudexpert Escreveu:Não distribuir dividendos é que seria perigoso, até porque os grandes acionistas não iriam aceitar, deixar de CFN leitinho isso é que não.

Alias muitos pequenos acionistas onde eu estou incluído, estou na EDP acima de tudo por causa dos Dividendos.

Na EDP os investimentos, os maiores, aqueles muito caros já foram feitos a quando a construção das barragens.

Se a politica de dividendos não se mantivesse, acredito que a cotação da EDP poderia cair muito, e se isso acontecesse- as carteiras de cativos dos acionistas iria sofrer um rombo. Mesmo que nõ vendessem, iria colocar problemas aos acionistas.

Como sabem um dos valores que importam para as empresas é a sua carteira de activos, e se as ações da EDP caíssem uns 40%, perfeitamente possível sem dividendos ( não de uma só vez mas em vários meses) iriamos assistir à degradação de ativos de grandes acionistas.

E com isso o seu acesso a credito poderia ficar mais caro

Portanto sai mais barato o AC .

Belo argumento, entao por essa logica o bcp nunca tinha caido....nao degradar as carteiras de grandes acionistas muito bom!
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: EDP - Tópico Geral

por forza algarve » 15/3/2021 17:22

Dividendos aqui há e continuará havendo já que os lucros continuaram a aumentar
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: EDP - Tópico Geral

por cloudexpert » 15/3/2021 17:19

Não distribuir dividendos é que seria perigoso, até porque os grandes acionistas não iriam aceitar, deixar de CFN leitinho isso é que não.

Alias muitos pequenos acionistas onde eu estou incluído, estou na EDP acima de tudo por causa dos Dividendos.

Na EDP os investimentos, os maiores, aqueles muito caros já foram feitos a quando a construção das barragens.

Se a politica de dividendos não se mantivesse, acredito que a cotação da EDP poderia cair muito, e se isso acontecesse- as carteiras de cativos dos acionistas iria sofrer um rombo. Mesmo que nõ vendessem, iria colocar problemas aos acionistas.

Como sabem um dos valores que importam para as empresas é a sua carteira de activos, e se as ações da EDP caíssem uns 40%, perfeitamente possível sem dividendos ( não de uma só vez mas em vários meses) iriamos assistir à degradação de ativos de grandes acionistas.

E com isso o seu acesso a credito poderia ficar mais caro

Portanto sai mais barato o AC .
 
Mensagens: 404
Registado: 6/2/2021 11:42

Re: EDP - Tópico Geral

por ParaCima » 15/3/2021 1:02

PXYC Escreveu:O valor que se perde com a diluição accionista não será recuperado por ter uma parte menor de uma EDP mais capitalizada e com maior poder de investimento? Eu suponho que o propósito destes AC's seja precisamente crescer..


no outro dia meti por ai num tópico qualquer 4 pontos e ua escala do que era melhor para pior... nem meti o aumento de capital... mas aos preços da dívida, que na minha opinião era o pior para o investidor... a dívida é sempre preferível ao AC, acrescento aqui o 5 ponto

realmente o AC faz com que a empresa tenha possibilidade de reinvestir... mas também quer dizer que a empresa não criou, ou distribuiu riqueza que não deveria ter feito para acautelar estes investimentos...

destes pontos não é facil concluir que a gestão foi imprudente em distribuir dividendos durante estes anos? não está a ser imprudente em manter os dividendos e a pedir dinheiro no mercado através de AC?

realmente não ha capital em portugal
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
 
Mensagens: 934
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

Re: EDP - Tópico Geral

por PXYC » 14/3/2021 21:05

O valor que se perde com a diluição accionista não será recuperado por ter uma parte menor de uma EDP mais capitalizada e com maior poder de investimento? Eu suponho que o propósito destes AC's seja precisamente crescer..
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 558
Registado: 13/10/2014 16:44

Re: EDP - Tópico Geral

por PIKAS » 13/3/2021 15:26

Celsius-reloaded Escreveu:Estou mesmo a ver manterem dividendos altos e com esses valores os tais institucionais financiarem os AC com esse dinheiro.
Não me parece porque esses institucionais para receberem dividendos tem que ter acções e se com os dividendos vão comprar mais, logo estão a tornar a sua posição mais relevante e a CTG não pode ter nenhum accionista relevante na EDP já que só assim é que eles podem fazer estes passes de magia.
Acredito mais na possibilidade de manter dividendos altos, independentemente dos resultados, e financiar os dividendos com o dinheiro dos AC's engordando os accionistas e, principalmente, fazendo seguir rios de dinheiro, ano após ano, para a China. Não é sustentável mas demora a ter um fim.
É mais ou menos como o Salgado fazia com a Portugal Telecom. Era só mandar dinheiro para os accionistas, vender as jóias e distribuir o apurado pelos accionistas e depois a história acabou como se sabe, mas demorou a acabar.
Cumprimentos,
 
Mensagens: 1714
Registado: 23/8/2006 18:53
Localização: Alcabideche

Re: EDP - Tópico Geral

por Celsius-reloaded » 13/3/2021 14:34

Estou mesmo a ver manterem dividendos altos e com esses valores os tais institucionais financiarem os AC com esse dinheiro.
The market gives; The market takes.
 
Mensagens: 2380
Registado: 29/11/2007 2:35
Localização: Coimbra

Re: EDP - Tópico Geral

por PIKAS » 13/3/2021 14:08

Opcard Escreveu:A Edp é do seus acionistas a administração é nomeada por eles , tudo o que for decidido é com a bênção dos acionistas ‘

Este deve ser o ponto de partida para toda a reflexão , porque prefere a administração pedir dinheiro a estranhos que aos seus acionistas ?
Porque os seus actuais accionistas de referência não querem gastar mais.
Falta de dinheiro não é porque os actuais accionistas de referência são o estado chinês e ele tem-no.
Já receberam em dividendos nestes anos muitos mais que o que investiram, logo o negócio foi proveitoso. Agora há que ter calma e meter cá mais é que não...
Preparam-se para vender os AC's de forma selectiva, isto é, escolhendo os institucionais por forma a que estes tenham o capital mas em percentagem tão diminuta que seja inócuo para o controlo da empresa por parte da CTG.
E como em necessidade de capital o plano de investimentos para os próximos anos é pesado, muito pesado mesmo, vamos lá de tempos a tempos fazer passes de magia.
Curiosamente, isto não é nada que eu não tenha desconfiado.
No tópico da EDP R, no dia em que o filme do AC foi desvendado, eu manifestei-me não só por um AC à traição mas pela possibilidade de isto virar moda. E virou mesmo, há que se habituar porque o novo normal é este.
Cumprimentos,
 
Mensagens: 1714
Registado: 23/8/2006 18:53
Localização: Alcabideche

Re: EDP - Tópico Geral

por Opcard » 13/3/2021 13:57

Portugal é pequeno em tudo até nos para quedas miseráveis pobre Mexia tevecazar no país pois há países onde o líder sai com um para-quedas dourado a sério .

Eu concordo não . mas eu sou suspeito sou do contra por natureza .

10 dirigentes que saíram da empresa o pobre recebe 3 milhões há quem receba 14 milhões euros

https://www.latribune.fr/economie/les-1 ... ml?page=10
 
Mensagens: 4453
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: EDP - Tópico Geral

por Masterchief » 13/3/2021 12:50

Mexia vai receber 800 mil euros por ano para não concorrer com a EDP

https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/energia/detalhe/mexia-vai-receber-800-mil-euros-por-ano-para-nao-concorrer-com-a-edp
Sou só eu que acho escandaloso isto?
Neste país faz-se cada coisa que eu até fico com os cabelos em pé.
Espero que não mas a EDP cada vez mais me traz recordações (tristes) de uma PT.
Vou esperar a melhor oportunidade e saltar fora deste comboio descarrilado.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 619
Registado: 29/11/2007 2:53
Localização: V.N.Gaia

Re: EDP - Tópico Geral

por NirSup » 13/3/2021 11:37

Porque os acionistas são uns tesos.
:wall: :wall: :wall:
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: EDP - Tópico Geral

por Opcard » 13/3/2021 10:34

A Edp é do seus acionistas a administração é nomeada por eles , tudo o que for decidido é com a bênção dos acionistas ‘

Este deve ser o ponto de partida para toda a reflexão , porque prefere a administração pedir dinheiro a estranhos que aos seus acionistas ?

Para proteger a cotação ?
Porque os acionistas são uns tesos ?
Porque vai ser preciso muito dinheiro ?
Porque quer ter institucionais de peso ?
Porque quer diluir a participação Chinesa ? Mas este também votam .
 
Mensagens: 4453
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: EDP - Tópico Geral

por ParaCima » 13/3/2021 10:11

NirSup Escreveu:EDP quer acabar com o Direito de Preferência dos acionistas

A Administração da EDP e os seus dois principais acionistas (Three Gorges, com 19%, e a espanhola Oppidum Capital, com 7,2%), vão propor na AG, de 14 de Abril, a possibilidade de aumentos de capital com colocação acelerada de novas ações, sem direito de preferência dos atuais acionistas.
Foi este o caminho seguido pela EDPR ao avançar com um aumento de capital de 1,5 mil milhões de euros, como todos sabemos. No caso da EDPR, que tem sede em Espanha e é uma sociedade de direito espanhol, não se colocará a questão da violação do n.º 1 do art.º 266.º do CSC. Mas no caso da EDP já é diferente.
A proposta a votar na AG prevê também que eventuais aumentos de capital nessa modalidade acelerada não podem ser feitos com um desconto superior a 5% face ao preço médio das ações da EDP nos 10 dias anteriores ao lançamento da operação.. E qualquer aumento de capital não pode ir além de 10% do número de ações atualmente existentes na EDP.
Não deixa de ter caricato que o aumento de capital da EDPR , depois da cotação ter corrigido de €24,90, em 22.01.2021, para a média de €19,08 nas 10 sessões anteriores ao dia da comunicação do aumento do capital., mesmo assim não cumpriu estas duas condições já que o desconto foi superior a 9%. Não estaria a isso legalmente obrigada mas seria eticamente mais censurável se o desconto tivesse como referência o preço mais elevado de €24,90, a que cotava uns dias antes.
E deste modo começa a perceber-se a razão de ser da correção da EDPR com manifesto prejuízo para os pequenos investidores que adquiriram ações da EDPR a valores bem mais elevados uns dias antes (os investidores particulares não deterão, atualmente, mais do que 1% do capital da EDPR).
Com a alteração em curso, vamos assistir a mini aumentos de capital da EDP, subscritos por investidores institucionais, com a diluição das posições dos restantes acionistas.
Não me parece que isto seja positivo para os restantes acionistas.
By Nirvana


também tens edp? não querendo explicar a capitalização da coisa... ao fim de um ano um accionista que tenha 10% pode vir a ter 1% sem nunca ter possibilidade de ir ao aumento de capital.

neste art. temos o ouro relativamente ao aumento de capital da EDPR... lei espanhola permite, na altura falei disso.

o pimeiro criterio de analise para o famoso WB é a gestão da empresa. a EDP já chumbou. o que está mais que á vista de todos é que depois do dia 14 vamos ter mais um aumento de capital na edp depois do aumento de cpital no ano passado a 3.3... os chineses querem aumentar a sua posição e nada melhor que baixar o preço artificialmente e depois ir ao aumento de capital com um desconto não de 5% mas de 50%... não é impossivel, basta short em força.

quem sou eu para dizer o que se vai passar? ninguém. mas diria quem quer ganhar dinheiro basta meter-se short e esperar que o "mercado" faça o resto!!!

Nirvana estava mais que visto que a edp vai precisar de aumentos de capital sob aumentos de capital... investimento de 20 e tal mil milhões...

quando estive a 2 euros logo olho para ela, até lá bons negócios.
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
 
Mensagens: 934
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

Re: EDP - Tópico Geral

por forza algarve » 13/3/2021 7:41

Stiwell style... É tanto projeto e investimentos que só empréstimos não são suficientes..
Também eu coloco para a reflexão uma questão judiciária na mesa pois fazer aumentos de capital reservados com frequência favorecem uns sobre outros.. Tudo legal?? Tudo só pelo bem da EDP?? O ex primeiro ministro italiano Giulio Andreotti dizia"a pensar mal se faz pecado mas as vezes se acerta.. "
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: EDP - Tópico Geral

por NirSup » 13/3/2021 1:50

EDP quer acabar com o Direito de Preferência dos acionistas

A Administração da EDP e os seus dois principais acionistas (Three Gorges, com 19%, e a espanhola Oppidum Capital, com 7,2%), vão propor na AG, de 14 de Abril, a possibilidade de aumentos de capital com colocação acelerada de novas ações, sem direito de preferência dos atuais acionistas.
Foi este o caminho seguido pela EDPR ao avançar com um aumento de capital de 1,5 mil milhões de euros, como todos sabemos. No caso da EDPR, que tem sede em Espanha e é uma sociedade de direito espanhol, não se colocará a questão da violação do n.º 1 do art.º 266.º do CSC. Mas no caso da EDP já é diferente.
A proposta a votar na AG prevê também que eventuais aumentos de capital nessa modalidade acelerada não podem ser feitos com um desconto superior a 5% face ao preço médio das ações da EDP nos 10 dias anteriores ao lançamento da operação.. E qualquer aumento de capital não pode ir além de 10% do número de ações atualmente existentes na EDP.
Não deixa de ter caricato que o aumento de capital da EDPR , depois da cotação ter corrigido de €24,90, em 22.01.2021, para a média de €19,08 nas 10 sessões anteriores ao dia da comunicação do aumento do capital., mesmo assim não cumpriu estas duas condições já que o desconto foi superior a 9%. Não estaria a isso legalmente obrigada mas seria eticamente mais censurável se o desconto tivesse como referência o preço mais elevado de €24,90, a que cotava uns dias antes.
E deste modo começa a perceber-se a razão de ser da correção da EDPR com manifesto prejuízo para os pequenos investidores que adquiriram ações da EDPR a valores bem mais elevados uns dias antes (os investidores particulares não deterão, atualmente, mais do que 1% do capital da EDPR).
Com a alteração em curso, vamos assistir a mini aumentos de capital da EDP, subscritos por investidores institucionais, com a diluição das posições dos restantes acionistas.
Não me parece que isto seja positivo para os restantes acionistas.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: EDP - Tópico Geral

por Sacanitajose » 8/3/2021 15:26

há muitos, muitos anos, chamavam-lhes de, tubarões 8-)
Estou dentro e vou ficar, por algum tempo ( a ver se dividendos, ou não, são viáveis! :-k ) ! Creio ser uma aposta numa Empresa :-"
Bem hajam! Esta é minha opinião acerca de e não para tentar involuntariamente, =; influencia-los ! Deus me livre, disso ! :pray:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 545
Registado: 3/5/2014 21:03
Localização: Lisboa

Re: EDP - Tópico Geral

por Sacanitajose » 8/3/2021 15:17

:mrgreen: ES_pé, cu lá são \:D/ :?: :idea: :!:
Boa semana de, negócios e, SAÚDE ! :clap:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 545
Registado: 3/5/2014 21:03
Localização: Lisboa

Re: EDP - Tópico Geral

por forza algarve » 8/3/2021 14:28

Ja desceu bastante ..tal vez acho que tocou fundo
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: EDP - Tópico Geral

por NirSup » 8/3/2021 13:23

Leiam com atenção o que escrevo: que interesse tem andar, constantemente, a repetir as mesmas coisas?
E que todos já estamos fartos de saber e conhecer as razões?
Foi isso o que eu escrevi.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], iniciado1, Shimazaki_2 e 375 visitantes