Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EDP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: EDP - Tópico Geral

por 5640533 » 14/9/2021 0:10

Que a EDP não é nada meiga com o consumidor, que tem negócios duvidosos (Engie), que o Mexia andava perto demais de todos os governos… talvez nao sejam inocências ofendidas.
 
Mensagens: 1986
Registado: 29/11/2007 1:36
Localização: 4

Re: EDP - Tópico Geral

por NirSup » 13/9/2021 23:36

NirSup escreveu em 6/6/2020 1:03

Essa é a tese do MP.
Não conheço e duvido que exista um crime de corrupção com estes contornos. Daí a originalidade deste processo. No crime de corrupção tem de haver uma relação direta de causa e efeito: do benefício recebido e da prestação dada. E por isso a lei exige que haja uma conexão temporal entre estes dois factos.
A alegada prestação dada ao corrompido ocorreu passados três (3) anos. E o benefício recebido pelo Mexia ainda decorre, segundo a tese do MP.
Isto é uma ABERRAÇÃO TOTAL. Não é apenas a originalidade da justiça portuguesa. É uma total aberração jurídica.
Aguardem pelos próximos capítulos.
Querem saber como tudo isto vai acabar? Com o Mexia e o Neto a pedirem uma avultada indemnização ao Estado pelos danos morais e materiais causados por este processo. Aguardem. E depois digam que eu sou vidente.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: EDP - Tópico Geral

por yaya » 13/9/2021 22:42

yaya Escreveu:O estado de direito em questão?
Um juiz dá ordem de suspensão de funções a dois CEO.
Não sai acusação em tempo útil, surge outro juiz e anula a suspensão.
Quais os prejuízos perante a decisão tomada pelo primeiro juiz, já que não saiu acusação?

https://www.dinheirovivo.pt/empresas/su ... 45940.html


Agora é imaginar o que seria se esta situação fosse nos EUA.
Um juiz dá ordem para um CEO sair de uma empresa, no final não sai acusação e anula-se a suspensão porque se calhar não havia nada que a justificasse (?). Pior ainda, passados uns meses esse mesmo CEO vai para outra empresa do mesmo ramo.
Isto nos EUA chamavam-lhe um figo.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1833
Registado: 28/8/2013 22:19

Re: EDP - Tópico Geral

por cloudexpert » 11/9/2021 21:54

não influencia , mas a EDP é um alvo a abater, a esquerda radical está morta por acabarc com a EDP, já nao existe PT nem BES.
Ha que descarregar as frustrações em alguém. O Belmiro já faleceu, assim como o Melo, sobra a EDP e o MExia.

Não sei se a EDP é bem ou mal gerida, o quero saber pois estou lá pelos dividendos, e aguardar que os dividendos paguem as minhas faturas de energia elétrica, até agora tem acontecido.

Estar na EDP para ganho em bolsa não me parece grande estratégia, a não ser que se tenha entrado há uns anos, eu fi-lo com olho nos dividendos. aEDP não está num negocio de média o prazo,onde flutuações acionistas possam mudar muito, até porque o seu maori acionistas são os comunistas da china. Portanto será que a EDP vai valor 20 € daqui a 20 anos ? ou vai valor 1 €. nem eu sei nem nignuem sabe. E vai continuar com uma politica de dividendos ?, isso já acredito os chineses não foram para lá só porque sim.Só vou repensara a minha estratégia quando o que os chineses investiram na EDP já tiveram amortizado via dividendos, ai sim podem depois quere vender ao desbarato. Ate lá os dividendos devem continuar. até porque e produção de energia e cada vez mais barata, e as necessidades de energia crescem exponencialmente e com a descarbonização vai aumentar.



Agora imaginem essas questões do MIBEl quando não temos nem 100.000 carro elétricos, imaginem milhoes .... o que vai ser nessa altura.

Esse juiz rosa é um tipo estranho protege terroristas e bandidos, quando pelos visto não autorizou que aqueles irmão fossem acompanhado spela PJ.

Esse tipo é que devia ser investigado.
 
Mensagens: 404
Registado: 6/2/2021 11:42

Re: EDP - Tópico Geral

por Desconfiadopt » 11/9/2021 12:47

yaya Escreveu:O estado de direito em questão?
Um juiz dá ordem de suspensão de funções a dois CEO.
Não sai acusação em tempo útil, surge outro juiz e anula a suspensão.
Quais os prejuízos perante a decisão tomada pelo primeiro juiz, já que não saiu acusação?

https://www.dinheirovivo.pt/empresas/su ... 45940.html


Este Ivo Rosa começa a ter protagonismo a mais.
Posso estar enganado mas parece-me o bombeiro ao serviço de interesses obscuros.
De qualquer forma, não me parece que isto influencie o valor da EDP.
 
Mensagens: 149
Registado: 19/8/2019 21:48

Re: EDP - Tópico Geral

por yaya » 10/9/2021 22:49

O estado de direito em questão?
Um juiz dá ordem de suspensão de funções a dois CEO.
Não sai acusação em tempo útil, surge outro juiz e anula a suspensão.
Quais os prejuízos perante a decisão tomada pelo primeiro juiz, já que não saiu acusação?

https://www.dinheirovivo.pt/empresas/su ... 45940.html
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1833
Registado: 28/8/2013 22:19

Re: EDP - Tópico Geral

por yaya » 7/9/2021 23:52

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1833
Registado: 28/8/2013 22:19

Re: EDP - Tópico Geral

por trend=friend » 7/9/2021 10:59

Optimiza Escreveu:Surpreendido. Esperava que rompesse a lateralização CP, mas não pelo lado descendente (os benchmarks Iberdrola e EDPR também não ajudaram). Vamos ver se ainda termina o dia acima dos 4.7€ (suporte mantem-se se não fôr quebrado em fecho).


Ainda não é grave, desde que não quebtre a LTA de curto prazo, que rondará também o suporte
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3987
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: EDP - Tópico Geral

por Optimiza » 7/9/2021 10:40

Surpreendido. Esperava que rompesse a lateralização CP, mas não pelo lado descendente (os benchmarks Iberdrola e EDPR também não ajudaram). Vamos ver se ainda termina o dia acima dos 4.7€ (suporte mantem-se se não fôr quebrado em fecho).

nota » Finalmente, vão existir lâminas recicláveis para torres eólicas
https://www.cnbc.com/2021/09/07/wind-en ... cling.html
Editado pela última vez por Optimiza em 15/9/2021 17:01, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: EDP - Tópico Geral

por Optimiza » 6/9/2021 22:16

As 4 sessões de lateralização EDP, tendo topo na Resistência Fixa 4.8/4.82€ e a base suporte SF1 nos 4.7€, deverá terminar esta semana.

https://www.jornaldenegocios.pt/mercado ... -de-sempre

Para superar a RF1 4.8, baseio-me no AH do compx e na no´tícia do negócios sobre a emissão obrigacionista, a 60,5 anos no "montante total de 750 milhões de euros, com uma opção de reembolso antecipado de 5,25 anos após a data de emissão. Esta obteve uma yield de 1,6% aplicável até à primeira data de reset". Outros 500M€ estão com uma yield "alta" de 1,95%.

Melhor, a confiança na EDP é tanta que "os instrumentos representativos de dívida não são garantidos (unsecured), são sénior apenas relativamente às acções ordinárias da EDP e subordinados às suas obrigações de dívida sénior".

Ou seja, os credores "pagam" à EDP para aceitar o seu dinheiro » inflação real na zona euro ronda os 2.3% (vs yield de 1.6%), e desnecessitam de garantias sénior face a todos os outros créditos (exceto Estado) » Inaudito quando se fala de obrigações até 60 anos (na altura poderão já existir mini centrais a hidrogénio por prédio, por casa e EDP e eu próprio já poderemos nem existir :( ).
FREE MONEY.gif
FREE MONEY.gif (533.34 KiB) Visualizado 8143 vezes

Como parte da componente "defensiva" de um portfolio, como é que é possível não se investir em EDP se a) sabemos que a cobertura do défice tarifário representa só por si um encaixe adicional mínimo de 5,2mM€ ao longo de 10 anos, b) se sabemos que o OPEX está a crescer 2% ao ano para um crescimento da receita bruta de 7%, c) se sabemos que a EDPR não vai exigir mais 1 AC, com esforço adicional EDP em 2022 , d) se sabemos que o custo do refinanciamento baixa para níveis abaixo da inflação, e) se o DY EDP full 2021 não deverá ser inferior a 5% face à cotação atual de 4.79€ (para q depois não me critiquem (como na Altri em Março) porque a yield final na formalização do dividendo, para uma cotação em rápida ascensão já estará certamente abaixo dos 5% e, f) se pressentimos que a margem bruta por KW vendido estará a subir nec plus ultra em Espanha.
Target primário EDP » 5.2€ (mesmo com o mini crash/correção de 4,5 a 8% S&P500 que pode vir na 2ª quinzena de setembro).

Pergunta de retórica: Em caso de mega recessão (induzida pela política macro+monetária), é mais seguro ter o dinheiro num depósito a prazo, em certificados do tesouro ou em EDP? (não vale pensar em moedas de ouro debaixo do colchão da avó).

Utility/ex. extremo - em recessão, subsídio de desemprego já terminou, sem gadgets novos há meses, sem dinheiro para pagar o empréstimo do carro e da casa, só no fim do fim é que deixo de pagar a conta da luz (da água...).

p.s. por isso é que eu digo nas start ups que o importante não é o capital próprio. O decisivo é ter pequenas linhas de crédito revolving o mais barato possível, e sobretudo linhas LP de financiamento UE/Portugal do 2020 a taxas de 0 a 2,5% (e agora com a Bazuca....). Para o futuro, "Greed isn't good. Free money is!"
EDP Bull CP&MP RF1 4,8 a 4.82€  RF2 5.2€  SF1  4.7 SF2 4.57.gif
EDP Bull CP&MP RF1 4,8 a 4.82€ RF2 5.2€ SF1 4.7 SF2 4.57.gif (30.56 KiB) Visualizado 8143 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: EDP - Tópico Geral

por rsacramento » 6/9/2021 12:49

trend=friend Escreveu:E continua a consolidar em máximos de curto prazo, parece que está tudo à espera do sinal de partida.

eu diria que está às voltas com uma resistência que anda pelos 4.7x, a qual já foi testada por várias vezes, tendo inclusivamente ocorrido uma falsa ruptura

uma nota para aqueles que estão agora a chegar à análise técnica: aquilo que ocorreu a 20 de agosto foi isso precisamente: uma falsa ruptura, o que ilustra o facto de não bastar uma vela para se declarar vencida uma zona de resistência, no caso
Anexos
EDP.png
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: EDP - Tópico Geral

por trend=friend » 6/9/2021 10:11

E continua a consolidar em máximos de curto prazo, parece que está tudo à espera do sinal de partida.
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3987
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: EDP - Tópico Geral

por srosa » 1/9/2021 14:47

Continua a bater na barra...!! :wall: Esperemos que consiga agora :roll:
 
Mensagens: 835
Registado: 19/10/2005 15:48
Localização: 16

Re: EDP - Tópico Geral

por NirSup » 31/8/2021 1:07

Os Lucros Caídos dos Céus. Literalmente (windfall profits)

Com os preços da eletricidade a atingirem recordes diários (o preço definido esta segunda feira para amanhã deverá oscilar entre os 120 euros por MWh, valor máximo, e os 102,2 euros por MWh, mínimo), as barragens são, neste momento, as galinhas de ovos de ouro para as empresas produtoras de eletricidade. E quem as tem chama-las suas.
Uma barragem de fio de água, com custos de produção irrelevantes, receberá pela produção de eletricidade o mesmo preço que é pago às centrais com os maiores custos (as que produzem a gás). É precisamente a alta dos preços do gás e, sobretudo, das emissões de CO2, que têm feito disparar o preço cobrado pelas centrais térmicas. Ora, isto é um maná caído do céu para a EDP (neste momento já dever estar bem arrependida de ter vendido algumas barragens à ENGIE).
O BE quer acabar com os “lucros caídos do céu” auferidos pelas barragens (windfall profits) a exemplo do que se propõe o governo espanhol, que já avançou uma proposta de lei para cortar ganhos excessivos obtidos no mercado por centrais não-emissoras de CO2. Para já, por cá, não se fala de nada.
Esta situação irá manter-se até quando?
Será que a cotação da EDP em Bolsa não irá refletir este bom momento do mercado?
Entretanto as barragens nacionais estão a produzir a todo o vapor ou à força toda, conforme se pode ver pelo mapa abaixo.
By Nirvana
Anexos
EDP - Albufeiras.PNG
EDP - Albufeiras.PNG (31.4 KiB) Visualizado 8698 vezes
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: EDP - Tópico Geral

por cloudexpert » 27/8/2021 0:49

cloudexpert Escreveu:
BearManBull Escreveu:
Goya777 Escreveu:Mete mais um milhão para a equipa de compliance... :D


um milhao nao chega para pagar servidores...


Servidores ?!?! isso é coisa do passado !



sem entrar em detalhes confidencias, conheço de empresas do sector financeiro ( sei por fui eu que os fiz) de por toda uma infra em cloud, pagam pouco mais de 50K mês .

Em cloud não tens de comprar servidores, digamos que os alugas ( servidores virtuais) e pagas po tempo utilizado, ( ou fazes um aluguer de maior duração) , por um servidor a correr uma aplicação ( eclindo BD) pagas mensalmente um valor proximo de 500 €, dependo do tipo de servidor, trafego, etc.... MAs em contrapartida não tens de pagar energia electrica para o servidor, nem a climatoização de um datacenter, nem qualquer tipo de manutenção. e se de um momento para o outro necessiares de outro servidores por aumentos de carga, podes ter o sistema automaticamenet a provisionar outro servidor, e quano já não for necessario simplesmente apagas esse servido r da tua conta e deixas de pagar.

Como achas que a worten lida com as B_LA_CK Fraday, vai comprar servidores para conseguir acompanhar as entradss de cliente no site ?, dantes era assim. agora são grupos de auto sclaing se os sevidores atingirem X de carga, aquilo cria outro servidor na tua conta e depois quando já não é necessario, apaga esse servidor. Cloud possibilitou ouro nivel de gestão em infra. Poupam-se milhões !!! Cloud é computação green. Dantes a banca nem queria ouvir falar em cloud, hoje quase não tens banca em Cloud, cheio de regras e regrinhas, mas permite poupar fortunas e claro segurança máxima. Por exemplo quase que apostava que a malta aqui do caldeirão ( e o negocios) tem o site deles em cloud com um pouco de sorte AWS. e usa-se terraform para criar todas um infra. o mundo mudou.
 
Mensagens: 404
Registado: 6/2/2021 11:42

Re: EDP - Tópico Geral

por BearManBull » 26/8/2021 9:14

O milagre das alternativas. Quanto tempo vai tardar ate se assumir que isto è o maior fiasco da historia da humanidade?

Las eléctricas dejan dos embalses gallegos al 15% de su capacidad
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8804
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: EDP - Tópico Geral

por cloudexpert » 25/8/2021 13:42

BearManBull Escreveu:
Goya777 Escreveu:Mete mais um milhão para a equipa de compliance... :D


um milhao nao chega para pagar servidores...


Servidores ?!?! isso é coisa do passado !
 
Mensagens: 404
Registado: 6/2/2021 11:42

Re: EDP - Tópico Geral

por BearManBull » 24/8/2021 10:28

Goya777 Escreveu:Mete mais um milhão para a equipa de compliance... :D


um milhao nao chega para pagar servidores...
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8804
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: EDP - Tópico Geral

por Goya777 » 24/8/2021 8:51

Mete mais um milhão para a equipa de compliance... :D
 
Mensagens: 2814
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: EDP - Tópico Geral

por cloudexpert » 24/8/2021 0:25

não sei, o que sei é que tem, MAs mexer aqui pode ser perigoso. As elétricas não são como os bancos que com pouco investimento se abre um banco. a EDP por exemplo tem um poderoso acionista e nunca aceitava que a mesma regressasse ao estado.
Com pouco mais de 1M € consigo abrir um banco, onde metade seria para formar a equipe de de IT e o restante para marketing. uma EDP nem 1000X esse valor.

é obvio que muita gente vai querer meter a mão no negocio elétrico, e transportar os impostos do combustíveis para o negocio elétrico. Vai ser algo complicado. MAs não posso opinar muito mas também acredito que não sera o fecho feio que a EDP teve hoje que vai ditar uma queda generalizada da mesma.
A energia nuclear tradicional, tal com é feita hoje terá os dias contado, no caso da tecnologia de fusão por laser ter algum sucesso. Desmantelar uma central dessas é que vai ser um problema, todo o lucro que elas deram em todos estes anos e multiplicado por N não paga o desmantelamento de uma central.

O que acredito que vá acontecer é que seja criado um defice de desmantelamento e que depois vai cair sobre os contribuintes ou consumidores desse pais. Não acredito que alguém nesta altura da descarbonização queira deitar fogo nas elétricas. até porque para apagar fogo é com água e agua em eletricidade não é muito conveniente. Portanto, hoje foi mais um dia na vida dfe uma cotada do sector electrico, que não tem centrais nucleares para desmantelar.
 
Mensagens: 404
Registado: 6/2/2021 11:42

Re: EDP - Tópico Geral

por BearManBull » 23/8/2021 23:42

Esta noticia deve ter contribuido para o desaire da EDP hoje.

Alguma andam a armar...


Unidas Podemos diseña al PSOE un recorte 'exprés' de 3.200 millones a las eléctricas para abaratar la luz

Algunas de las medidas planteadas por el sector morado de la coalición pasan por el establecimiento de un precio fijo para la energía nuclear y el de un precio máximo para la energía hidroeléctrica.


As electricas vao acabar a ser resgatadas e/ou estatizadas. As alternativas e os regulamentos sao impossiveis de comportar sem custos astronomicos para o consumidor.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8804
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: EDP - Tópico Geral

por trend=friend » 23/8/2021 14:13

E agora com a EDPR a recuperar vamos lá ver se esta a segue
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3987
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: EDP - Tópico Geral

por srosa » 23/8/2021 9:00

Linha mal posicionada ou não, a menina não aguentou a pressão...
 
Mensagens: 835
Registado: 19/10/2005 15:48
Localização: 16

Re: EDP - Tópico Geral

por rsacramento » 22/8/2021 12:57

SeveN_ Escreveu:
rsacramento Escreveu:
SeveN_ Escreveu:UHMM, Estou a posicionar mal a linha. Vi no Gráfico do @Optimiza (obrigado).

nota que nenhuma das linhas descendentes tem qualquer relevância técnica

e, já agora, também nenhuma das ascendentes :wink:


:wall: Significa que vou ter de estudar mais... Mas um dia vão sair com relevância :lol:

Só espero que o consiga fazer sem perdas :)

permite-me a sugestão: 1º estudar, e só depois negociar; a bolsa não acaba amanhã :wink:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: EDP - Tópico Geral

por SeveN_ » 22/8/2021 11:38

rsacramento Escreveu:
SeveN_ Escreveu:UHMM, Estou a posicionar mal a linha. Vi no Gráfico do @Optimiza (obrigado).

nota que nenhuma das linhas descendentes tem qualquer relevância técnica

e, já agora, também nenhuma das ascendentes :wink:


:wall: Significa que vou ter de estudar mais... Mas um dia vão sair com relevância :lol:

Só espero que o consiga fazer sem perdas :)
 
Mensagens: 29
Registado: 29/11/2007 11:08
Localização: Porto

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Akinfiev, Bing [Bot], Ferreiratrade, goncaladas, Google [Bot], Google Adsense [Bot], rg7803, Shimazaki_2, Tx9262 e 120 visitantes