Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EDP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: EDP - Tópico Geral

por Opcard » 13/3/2021 13:57

Portugal é pequeno em tudo até nos para quedas miseráveis pobre Mexia tevecazar no país pois há países onde o líder sai com um para-quedas dourado a sério .

Eu concordo não . mas eu sou suspeito sou do contra por natureza .

10 dirigentes que saíram da empresa o pobre recebe 3 milhões há quem receba 14 milhões euros

https://www.latribune.fr/economie/les-1 ... ml?page=10
 
Mensagens: 4461
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: EDP - Tópico Geral

por Masterchief » 13/3/2021 12:50

Mexia vai receber 800 mil euros por ano para não concorrer com a EDP

https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/energia/detalhe/mexia-vai-receber-800-mil-euros-por-ano-para-nao-concorrer-com-a-edp
Sou só eu que acho escandaloso isto?
Neste país faz-se cada coisa que eu até fico com os cabelos em pé.
Espero que não mas a EDP cada vez mais me traz recordações (tristes) de uma PT.
Vou esperar a melhor oportunidade e saltar fora deste comboio descarrilado.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 619
Registado: 29/11/2007 2:53
Localização: V.N.Gaia

Re: EDP - Tópico Geral

por NirSup » 13/3/2021 11:37

Porque os acionistas são uns tesos.
:wall: :wall: :wall:
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: EDP - Tópico Geral

por Opcard » 13/3/2021 10:34

A Edp é do seus acionistas a administração é nomeada por eles , tudo o que for decidido é com a bênção dos acionistas ‘

Este deve ser o ponto de partida para toda a reflexão , porque prefere a administração pedir dinheiro a estranhos que aos seus acionistas ?

Para proteger a cotação ?
Porque os acionistas são uns tesos ?
Porque vai ser preciso muito dinheiro ?
Porque quer ter institucionais de peso ?
Porque quer diluir a participação Chinesa ? Mas este também votam .
 
Mensagens: 4461
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: EDP - Tópico Geral

por ParaCima » 13/3/2021 10:11

NirSup Escreveu:EDP quer acabar com o Direito de Preferência dos acionistas

A Administração da EDP e os seus dois principais acionistas (Three Gorges, com 19%, e a espanhola Oppidum Capital, com 7,2%), vão propor na AG, de 14 de Abril, a possibilidade de aumentos de capital com colocação acelerada de novas ações, sem direito de preferência dos atuais acionistas.
Foi este o caminho seguido pela EDPR ao avançar com um aumento de capital de 1,5 mil milhões de euros, como todos sabemos. No caso da EDPR, que tem sede em Espanha e é uma sociedade de direito espanhol, não se colocará a questão da violação do n.º 1 do art.º 266.º do CSC. Mas no caso da EDP já é diferente.
A proposta a votar na AG prevê também que eventuais aumentos de capital nessa modalidade acelerada não podem ser feitos com um desconto superior a 5% face ao preço médio das ações da EDP nos 10 dias anteriores ao lançamento da operação.. E qualquer aumento de capital não pode ir além de 10% do número de ações atualmente existentes na EDP.
Não deixa de ter caricato que o aumento de capital da EDPR , depois da cotação ter corrigido de €24,90, em 22.01.2021, para a média de €19,08 nas 10 sessões anteriores ao dia da comunicação do aumento do capital., mesmo assim não cumpriu estas duas condições já que o desconto foi superior a 9%. Não estaria a isso legalmente obrigada mas seria eticamente mais censurável se o desconto tivesse como referência o preço mais elevado de €24,90, a que cotava uns dias antes.
E deste modo começa a perceber-se a razão de ser da correção da EDPR com manifesto prejuízo para os pequenos investidores que adquiriram ações da EDPR a valores bem mais elevados uns dias antes (os investidores particulares não deterão, atualmente, mais do que 1% do capital da EDPR).
Com a alteração em curso, vamos assistir a mini aumentos de capital da EDP, subscritos por investidores institucionais, com a diluição das posições dos restantes acionistas.
Não me parece que isto seja positivo para os restantes acionistas.
By Nirvana


também tens edp? não querendo explicar a capitalização da coisa... ao fim de um ano um accionista que tenha 10% pode vir a ter 1% sem nunca ter possibilidade de ir ao aumento de capital.

neste art. temos o ouro relativamente ao aumento de capital da EDPR... lei espanhola permite, na altura falei disso.

o pimeiro criterio de analise para o famoso WB é a gestão da empresa. a EDP já chumbou. o que está mais que á vista de todos é que depois do dia 14 vamos ter mais um aumento de capital na edp depois do aumento de cpital no ano passado a 3.3... os chineses querem aumentar a sua posição e nada melhor que baixar o preço artificialmente e depois ir ao aumento de capital com um desconto não de 5% mas de 50%... não é impossivel, basta short em força.

quem sou eu para dizer o que se vai passar? ninguém. mas diria quem quer ganhar dinheiro basta meter-se short e esperar que o "mercado" faça o resto!!!

Nirvana estava mais que visto que a edp vai precisar de aumentos de capital sob aumentos de capital... investimento de 20 e tal mil milhões...

quando estive a 2 euros logo olho para ela, até lá bons negócios.
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
 
Mensagens: 934
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

Re: EDP - Tópico Geral

por forza algarve » 13/3/2021 7:41

Stiwell style... É tanto projeto e investimentos que só empréstimos não são suficientes..
Também eu coloco para a reflexão uma questão judiciária na mesa pois fazer aumentos de capital reservados com frequência favorecem uns sobre outros.. Tudo legal?? Tudo só pelo bem da EDP?? O ex primeiro ministro italiano Giulio Andreotti dizia"a pensar mal se faz pecado mas as vezes se acerta.. "
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: EDP - Tópico Geral

por NirSup » 13/3/2021 1:50

EDP quer acabar com o Direito de Preferência dos acionistas

A Administração da EDP e os seus dois principais acionistas (Three Gorges, com 19%, e a espanhola Oppidum Capital, com 7,2%), vão propor na AG, de 14 de Abril, a possibilidade de aumentos de capital com colocação acelerada de novas ações, sem direito de preferência dos atuais acionistas.
Foi este o caminho seguido pela EDPR ao avançar com um aumento de capital de 1,5 mil milhões de euros, como todos sabemos. No caso da EDPR, que tem sede em Espanha e é uma sociedade de direito espanhol, não se colocará a questão da violação do n.º 1 do art.º 266.º do CSC. Mas no caso da EDP já é diferente.
A proposta a votar na AG prevê também que eventuais aumentos de capital nessa modalidade acelerada não podem ser feitos com um desconto superior a 5% face ao preço médio das ações da EDP nos 10 dias anteriores ao lançamento da operação.. E qualquer aumento de capital não pode ir além de 10% do número de ações atualmente existentes na EDP.
Não deixa de ter caricato que o aumento de capital da EDPR , depois da cotação ter corrigido de €24,90, em 22.01.2021, para a média de €19,08 nas 10 sessões anteriores ao dia da comunicação do aumento do capital., mesmo assim não cumpriu estas duas condições já que o desconto foi superior a 9%. Não estaria a isso legalmente obrigada mas seria eticamente mais censurável se o desconto tivesse como referência o preço mais elevado de €24,90, a que cotava uns dias antes.
E deste modo começa a perceber-se a razão de ser da correção da EDPR com manifesto prejuízo para os pequenos investidores que adquiriram ações da EDPR a valores bem mais elevados uns dias antes (os investidores particulares não deterão, atualmente, mais do que 1% do capital da EDPR).
Com a alteração em curso, vamos assistir a mini aumentos de capital da EDP, subscritos por investidores institucionais, com a diluição das posições dos restantes acionistas.
Não me parece que isto seja positivo para os restantes acionistas.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: EDP - Tópico Geral

por Sacanitajose » 8/3/2021 15:26

há muitos, muitos anos, chamavam-lhes de, tubarões 8-)
Estou dentro e vou ficar, por algum tempo ( a ver se dividendos, ou não, são viáveis! :-k ) ! Creio ser uma aposta numa Empresa :-"
Bem hajam! Esta é minha opinião acerca de e não para tentar involuntariamente, =; influencia-los ! Deus me livre, disso ! :pray:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 545
Registado: 3/5/2014 21:03
Localização: Lisboa

Re: EDP - Tópico Geral

por Sacanitajose » 8/3/2021 15:17

:mrgreen: ES_pé, cu lá são \:D/ :?: :idea: :!:
Boa semana de, negócios e, SAÚDE ! :clap:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 545
Registado: 3/5/2014 21:03
Localização: Lisboa

Re: EDP - Tópico Geral

por forza algarve » 8/3/2021 14:28

Ja desceu bastante ..tal vez acho que tocou fundo
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: EDP - Tópico Geral

por NirSup » 8/3/2021 13:23

Leiam com atenção o que escrevo: que interesse tem andar, constantemente, a repetir as mesmas coisas?
E que todos já estamos fartos de saber e conhecer as razões?
Foi isso o que eu escrevi.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: EDP - Tópico Geral

por Masterchief » 8/3/2021 13:13

NirSup Escreveu:Manipulação & Manipuladores

Nada tenho a ver com a agenda política de alguns políticos. É a vida deles, foi a vida que escolheram. Que façam pela vida.
Mas eu pergunto: qual a novidade desta notícia?
Claro que não sei se são 200 ou 270. O que eu sei foi que o Governo da República Portuguesa, democraticamente eleito, decidiu apoiar as energias renováveis, que despontavam.
E a forma como as decidiu apoiar foi a a forma que todos conhecem: garantir preços de compra de eletricidade por 15 a 20 anos.
Eu pergunto: isto é novidade para alguém?
Então por que razão nos andam, constantemente, a massacrar com estas notícias?
O Governo apenas responde politicamente pelas suas decisões políticas. Quem o critica, agora, que não votassem nele naquela altura.
Repito: qual o interesse destas tretas?
By Nirvana


Não achas importante saber os crimes que são cometidos contra todos nós e quem os comete? Ok...
Então também não vai ser importante a repetição do mesmo crime agora com a desculpa do hidrogénio verde (ou vermelho ou azul).

Se calhar o problema está mesmo aí, em não querer saber. Depois ficam muito admirados quando as coisas acontecem e "ninguém viu".
A história repete-se. Então nesta esquerda que nos (des)governa desde o 25 de abril, é cíclico.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 619
Registado: 29/11/2007 2:53
Localização: V.N.Gaia

Re: EDP - Tópico Geral

por NirSup » 8/3/2021 11:57

Manipulação & Manipuladores

Nada tenho a ver com a agenda política de alguns políticos. É a vida deles, foi a vida que escolheram. Que façam pela vida.
Mas eu pergunto: qual a novidade desta notícia?
Claro que não sei se são 200 ou 270. O que eu sei foi que o Governo da República Portuguesa, democraticamente eleito, decidiu apoiar as energias renováveis, que despontavam.
E a forma como as decidiu apoiar foi a a forma que todos conhecem: garantir preços de compra de eletricidade por 15 a 20 anos.
Eu pergunto: isto é novidade para alguém?
Então por que razão nos andam, constantemente, a massacrar com estas notícias?
O Governo apenas responde politicamente pelas suas decisões políticas. Quem o critica, agora, que não votassem nele naquela altura.
Repito: qual o interesse destas tretas?
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: EDP - Tópico Geral

por rsacramento » 8/3/2021 10:11

alguém me consegue confirmar a veracidade disto?
Anexos
Captura de ecrã 2021-03-08 090905.png
Captura de ecrã 2021-03-08 090905.png (183.83 KiB) Visualizado 6386 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: EDP - Tópico Geral

por forza algarve » 5/3/2021 16:55

Rotação de carteira..agora andam a apostar na Galp.
Aqui hoje tambem fraca demais..tal vez nao tenha encontrado o fundo
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: EDP - Tópico Geral

por forza algarve » 5/3/2021 0:14

A EDP é grande demais e para se investir aqui para ter lucros consistente se precisa uma Boa Quantia.. É um elefante e não é tão especulativa..
Altri é EDP Estavam alinhadas um tempinho atras.. A Altri já está acima dos 6 e aqui os 6 nem em sonhos se atingem..
Para quem gosta de emoções melhor apostar nas renováveis
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: EDP - Tópico Geral

por 5640533 » 4/3/2021 22:56

O problema agora é outro. Olhe-se para a Wall Street e não só.
 
Mensagens: 1986
Registado: 29/11/2007 1:36
Localização: 4

Re: EDP - Tópico Geral

por Optimiza » 4/3/2021 16:00

EDP    9 MESES MINI BENCHMARK SECTORIAL + PSI20.jpg
EDP 9 MESES MINI BENCHMARK SECTORIAL + PSI20.jpg (81.27 KiB) Visualizado 7236 vezes
A EDP encontra-se numa fase relevante, em busca de novo patamar de suporte após a queda original (face a máximos) que derivou da correção de todo o setor em termos internacionais e do adicional impacto endógeno do AC EDPR (ver gráfico com a mesma tendência da Nextera USA, com produção e evolução gráfica tipo EDP e da Brookfield Renewables com evolução gráfica e produção tipo EDPR).

Esta última fase da correção deveu-se ao impacto exagerado do AC da EDPR, levando a -5,8% na cotação EDP (EDPR ainda corrigiu o triplo para cerca de 16%) .

EDP tem alguns suportes em teste e vai encontrar terra firme mais rapidamente. Numa visão facciosa, até diria que a EDP deveria subir muito para reencontrar o justo valor, uma vez que:
a) pricing atual ignora os negócios mais lucrativos da EDP - os 75% que controla da EDP R valerão 11B (75% da market cap) e isto avalia o grosso dos negócios core (do Brasil a Portugal), das milking cows em apenas 7B (partindo de um market cap de 18B menos 75% da EDPR). Isto tem alguma lógica?
b) Um PER 2021 EDP de 17 (face a uma média USA de 31), neste setor e para uma empresa cujas atividades core em Portugal e Brasil (ao contrário da Renováveis que tem muitos concorrentes diretos), operam em semi-monopólio territorial (não legislativo), é desprezar uma cash cow garantida para muitos e muitos anos.
c) o AC na EDPR contribui para a desalavancagem efectiva do balanço EDP (investimento virtuoso).
d) O PSI20 depende de tal forma da performance EDP+EDPR, que o status Bull ou Bear e sobretudo o fluxo de cash internacional que seja investido nas empresas do PSI20 depende sobremaneira desta Bellwether. Quando EDP+EDP R estão em ascensão MP, dificilmente o PSI não estará também em Bull market (e com afuxos positivos de capital) , sendo o inverso igualmente verdadeiro. Mais, o PSI20 deixa de existir (bem como a Euronext deixa de fazer sentido) no dia em que as EDP's deixem de estar cotadas no Índice.
e) Como poderão os Institucionais, sobretudo internacionais, que estão obrigados a investir sectorialmente, a desinvestirem em EDP, contabilizando um DY de 4% e a "mágica" desalavancagem financeira que o Grupo tem conseguido em simultâneo com o aumento constante da facturação anual acima de 5%? Minha resposta - não podem nem querem desinvestir neste título.
EDP testa zona suporte SF1 4,49a4,5 C&B LTA 4,35 redefine aqui o status bull ou bear da EDP e do PSi20.gif
EDP testa zona suporte SF1 4,49a4,5 C&B LTA 4,35 redefine aqui o status bull ou bear da EDP e do PSi20.gif (30.85 KiB) Visualizado 7236 vezes

EDP CP - Bearish /MP - Neutral/ LP - Moving from Bullish
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: EDP - Tópico Geral

por forza algarve » 4/3/2021 13:58

Claro que ha coisas muito boas no plano.
E a empresa é solida e com.um futuro brilhante
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: EDP - Tópico Geral

por Goya777 » 4/3/2021 13:39

forza algarve Escreveu:
Goya777 Escreveu:
forza algarve Escreveu:Stiwell quis jogar a poker com o.mercado mas está levando uma sova daquelas..
Os accionistas grandes não devem de estar muito contentes


Accionistas grandes nao olham para variaçoes diárias... E já reparaste que mesmo a 4.5 euros está bastante mais alto que a média dos ultimos anos? E que as perspectivas de futuro sao boas? Isso é o que importa aos grandes accionistas.


Chegou a 5.50 pelos impulsos da anterior gestão..agora que foram as primeiras mexidas reais de Stiwell despenca


O Stillwell era o anterior CFO... achas que a estratégia vinha só do Mexia, esse MEssias?

Para crescer é preciso capital. Os accionistas da EDP nao tiveram de o meter. Ja nao é mau.
 
Mensagens: 2813
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: EDP - Tópico Geral

por forza algarve » 4/3/2021 13:28

Goya777 Escreveu:
forza algarve Escreveu:Stiwell quis jogar a poker com o.mercado mas está levando uma sova daquelas..
Os accionistas grandes não devem de estar muito contentes


Accionistas grandes nao olham para variaçoes diárias... E já reparaste que mesmo a 4.5 euros está bastante mais alto que a média dos ultimos anos? E que as perspectivas de futuro sao boas? Isso é o que importa aos grandes accionistas.


Chegou a 5.50 pelos impulsos da anterior gestão..agora que foram as primeiras mexidas reais de Stiwell despenca
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: EDP - Tópico Geral

por Goya777 » 4/3/2021 13:01

forza algarve Escreveu:Stiwell quis jogar a poker com o.mercado mas está levando uma sova daquelas..
Os accionistas grandes não devem de estar muito contentes


Accionistas grandes nao olham para variaçoes diárias... E já reparaste que mesmo a 4.5 euros está bastante mais alto que a média dos ultimos anos? E que as perspectivas de futuro sao boas? Isso é o que importa aos grandes accionistas.
 
Mensagens: 2813
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: EDP - Tópico Geral

por cloudexpert » 4/3/2021 12:51

bem, nós também tivemos uma dose de ingenuidade, por cá quando se fala em dividendos futuros , faz-me lembrar um discurso idêntico na ex-PT.

pensava o still que ia criar uma rede de proteção.

Volta Mexia, estás perdoado
 
Mensagens: 404
Registado: 6/2/2021 11:42

Re: EDP - Tópico Geral

por forza algarve » 4/3/2021 12:17

Stiwell quis jogar a poker com o.mercado mas está levando uma sova daquelas..
Os accionistas grandes não devem de estar muito contentes
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: EDP - Tópico Geral

por Bar38 » 3/3/2021 23:09

Até faz sentido uma entrada por aqui MA200, suporte com um stop fácil de colocar...

Imagem
 
Mensagens: 1387
Registado: 20/6/2011 21:37
Localização: 16

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], rg7803 e 170 visitantes