Dwer Escreveu:Eu gosto sde manter a mente aberta a todas as questões e esta não é excepção.
Acho desnecessário estar a misturar questões; questões ambientais são questões ambientais, dependência energética do petróleo é dependência energética do petróleo e aquecimento do planeta é, ainda, uma terceira.
Pergunta: o planeta está ou não a aquecer?
Como disse, a minha referência, é a temperatura das águas do Atlântico Norte.
Infelizmente, não consigo encontrar nenhum histórico das mesmas. Alguém pode dar uma ajuda?
Finalmente: depois de chegarmos a acordo se o planeta está a aquecer, a arrefecer ou nem por isso, poderemos discutir a influência da humanidade nesse processo.
Confesso que tendo a acreditar que o planeta está a aquecer e que esse aquecimento é antropogénico. Mas não faço disso uma religião. Se me provarem o contrário, óptimo. Posso ficar com vontade de partir os dentes ao Al Gore, mas isso é cá comigo.
Que a temperatura está a aquecer no último século, merece pouca disputa. Se é ou não provocado pelo Homem (ou qual o peso do Homem nesse processo) é a questão cada vez mais disputada...
Tanto mais que o dito aquecimento tem sido relativamente regular no último século à excepção de umas 3 décadas de permeio (os gráficos estão no wiki, por exemplo) onde precisamente a actividade industrial sofreu um boom. Estes dois aspectos só por si como contrariam a noção de que é criado pelo homem pois a produção industrial e emissões de CO2 foram crescendo e na primeira metade do século 20 eram mínimas comparadas com as da segunda metade do século 20. Custa portanto a compreender uma semelhante subida das temperaturas com emissões tão distintas, como custa a compreender uma baixa ligeira das temperaturas durante umas 3 décadas de boom económico e industrial. Bem, a verdade é que estes dados não batem lá muito certo. Basta olhar para um gráfico das temperaturas para começar a duvidar do factor Homem neste processo!
Outro dado curioso, fruto da intoxicação da informação com que nos impregnam, fruto de uma "moda" que serve o interesse de políticos, jornalistas e fazedores de documentários é o aspecto citado pelo Atomez, um aspecto que rasa o ridículo: é que o CO2 não é um poluente coisíssima nenhuma!
O CO2 é matéria de que a vida e feita e de mais a mais, basta recuar umas centenas de milhares de anos e ele estava presente na atmosfera em percentagens bem superiores às actuais, com a Terra a florir de vida (e por sinal, com temperaturas semelhantes às actuais, por vezes mais altas, por vezes mais baixas).
Fabricou-se portanto esta noção de que o CO2 era poluente. Começou a ser "poluente" nas últimas duas décadas mais coisa menos coisa. Nunca foi poluente nos outros milhões de anos e a vida na Terra tem-se dado muito bem com ele, até quando ele estava presente na atmosfera em percentagens muito mais elevadas...