Página 1 de 1

MensagemEnviado: 13/9/2009 22:56
por EBF
Nobody_ Escreveu:EBF, tens a certeza que o pre-market mostra as transacções das acções no mercado europeu? Tenho ideia que não. Que são transacções feitas nos Estados Unidos em OTC, ou seja, sem passar pelo mercado. Ou seja, as transacções são realmente executadas. Se o mercado não abrir, aquelas transacções foram já efectivas (mas fora do mercado).

Nbdy


Boas,

Não tenho a certeza, fiz a observação pelo facto do Pre-Market funcionar apartir das 8:00h ou 8:30h (EUA), mas se formos consultar apartir da abertura na Europa, as empresas dos EUA que são transacionadas no mercado europeu, aparecem transacções no pré-market. Experimenta em nasdaq.com, consultar pre-market do Citigroup o Bank of America, as 10:00h Hora Portuguesa. Repara também no volume na abertura dos EUA destas acções.

Se assim for, como funcionará o cambio, será o da abertura nos EUA.

Volto a dizer que não sei se é assim, fiquei com esta duvida, e lembrei-me disto qunado li o post inicial deste tópico.

cumprimentos

MensagemEnviado: 11/9/2009 19:50
por MC1974
Muito obrigado a todos, com especial incidência para o Nobody_, pela clara explicação.
Não me interessa saber se é o banco ou a empresa quem emite.
Interessa-me sim saber...que a acção ADR funciona com uma acção âncora da acção "mãe".

MensagemEnviado: 11/9/2009 18:02
por Nobody_
Elias Escreveu:NObody a exposição cambial existe, já está é incorporada na cotação, não é?


Correctissimo. O valor da empresa é sempre o mesmo. Seja em que moeda for. É apenas um efeito psicologico e de procedimentos ver as coisas a transaccionar na sua moeda, liquidar na sua moeda, receber os dividendos na sua moeda,...

EBF, tens a certeza que o pre-market mostra as transacções das acções no mercado europeu? Tenho ideia que não. Que são transacções feitas nos Estados Unidos em OTC, ou seja, sem passar pelo mercado. Ou seja, as transacções são realmente executadas. Se o mercado não abrir, aquelas transacções foram já efectivas (mas fora do mercado).

Nbdy

MensagemEnviado: 11/9/2009 17:29
por EBF
Boas,

Para baralhar um bocadinho..

Ao contrário temos acções Norte-Americanas a transacionar no mercado europeu, em geral no DAX, estas transacções aparecem em pre-market no site do nasdaq, com a respectiva conversão cambial.

Serão transacções e só teêm efeito na abertura do mercado EUA? e se o mercado não abrir ( num suponhames ).?

cumprimentos

MensagemEnviado: 11/9/2009 17:20
por Elias
Nobody_ Escreveu:Assim, quem investe nestes títulos mantém o investimentos, dividendos, .... em dólares (sem exposição cambial neste caso).


NObody a exposição cambial existe, já está é incorporada na cotação, não é?

MensagemEnviado: 11/9/2009 17:18
por Nobody_
Pata-Hari Escreveu:In return, the foreign company must provide detailed financial information to the sponsor bank. "


Daqui fico com a ideia de que a empresa deverá ter parte activa,escolhendo o parceiro ("sponsor bank") e aceitando fornecer a informação financeira adicional.

Senão haveria o caso em que iriam aparecer X bancos com diferentes ADRs sobre a mesma empresa e casos em que as empresas não iriam cumprir os requisitos exigidos pela SEC.

Nesse caso também existem produtos semelhantes (Certificados, por exemplo) mas não são cotados em mercado como os ADRs.

Nbdy

MensagemEnviado: 11/9/2009 13:15
por Pata-Hari
hmmm, é que isso não me parece fazer muito sentido...aparentemente existe a compra/venda física dos titulos.

Vê aqui:
http://www.investopedia.com/university/adr/adr1.asp

"U.S. banks simply purchase a bulk lot of shares from the company, bundle the shares into groups, and reissues them on either the New York Stock Exchange (NYSE), American Stock Exchange (AMEX) or the Nasdaq. In return, the foreign company must provide detailed financial information to the sponsor bank. "

De qualquer modo, o MC1974 começa a entender o que se trata, estou certa.

MensagemEnviado: 11/9/2009 13:01
por Nobody_
Pata-Hari, implica à vontade ;) É a implicar que aprendemos e eu adoro aprender!

Pelo que sei, quem decide a emissão dos ADR's é a empresa. O procedimento é contactar uma instituição norte-americana que o possa fazer (The Bank of New York Mellon, naquele caso da PT), depositar nessa instituição acções "normais" que sirvam de troca e essa instituição irá depois emitir os ADRs e disponibilizá-los em Bolsa.

Assim, na prática, a resposta à tua pergunta é "sim". São os bancos que as emitem. Mas com base na decisão da empresa e apresentação desta de títulos considerados necessários para fazer a conversão dos ADRs.
Ser cotado nos Estados Unidos, via ADR, leva a que esteja sujeito desde logo a algumas regras específicas (contabilidade, deveres de comunicação,...).

Não é como os certificados, por exemplo, em que qualquer banco pode emitir, faz de market maker para assegurar que o mercado segue a evolução do título e faz a cobertura no mercado spot como desejar.

Nbdy

MensagemEnviado: 11/9/2009 12:29
por Pata-Hari
Nobody, mas quem emite os ADRs e os compra são os bancos que comercializam os ADRs, não a própria empresa (no teu exemplo a pt), não é verdade?

(caramba, parece que estou sempre a "implicar" com os teus posts, o que não é nada verdade :| )

MensagemEnviado: 11/9/2009 8:49
por Nobody_
MC1974,

Um ADR - American Depositary Receipt são acções de empresas estrangeiras nos Estados Unidos.

Para simplificar a possibilidade dos americanos adquirirem acções de outros mercados, é possível as empresas de outros países apresentarem acções suas a "depositários" norte-americanos e convertê-las em ADR's.

Assim, quem investe nestes títulos mantém o investimentos, dividendos, .... em dólares (sem exposição cambial neste caso).

Em teoria os ADR's devem replicar a evolução das acções correspondentes no país de origem, ajustando o valor cambial e custos de conversão possíveis entre o ADR e as acções.

Exemplo:
http://www.google.com/finance?q=NYSE:PT

Este é o ADR da Portugal Telecom. A PT depositou no New York Bank X acções e transformou-as em ADR's, que têm o mesmo direito que as acções que negociam em Portugal. No entanto, são transaccionadas em USD.
Ontem fecharam a 10,52USD, o que dá à taxa de câmbio de 1,46 cerca de 7,21€, um preço próximo de onde transaccionam as acções em Portugal.

Nbdy

Dúvida (ADR)

MensagemEnviado: 10/9/2009 19:17
por MC1974
Boas tardes!
No Googgle finance tenho encontrado algumas acções tipo:
Alcatel (ADR)
Pelo que eu percebo será tipo futuros?!
Será correcto?
Aceitam-se ajudas.
Obrigado