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MensagemEnviado: 19/12/2009 16:41
por Elias
GRFinance Escreveu:Onde é que está o sinal a indiciar AE na Ponte 25 de Abril ou no Eixo N/S? Está sim, após as portagens em direcção à MS.


GRFinance,

Esta questão não estava esquecida, mas só hoje tive oportunidade de passar no local e confirmar aquilo de que já suspeitava: o sinal que indica início de auto-estrada encontra-se no final do eixo norte-sul, na chamada Avenida da Ponte, mesmo antes do início do tabuleiro (cerca de 200 ou 300 metros depois de se passar por baixo do Viaduto Duarte Pacheco, em direcção à Ponte 25 de Abril). Se passares por lá poderás confirmar isso mesmo.

1 abraço,
Elias

MensagemEnviado: 26/9/2009 16:39
por tiago_ferreira
"A Estradas de Portugal (EP) vai assumir provisoriamente a titularidade da concessionária da auto-estrada A21, entre Mafra, Ericeira e Malveira, e pagar 200 milhões de euros à concessionária MafrAtlântico, empresa cujo principal accionista é a Câmara Municipal de Mafra (CMM). Fonte oficial da EP aponta este valor como "mais um exemplo do esforço de contenção de custos e gestão rigorosa de Almerindo Marques", já que o preço inicialmente pedido pela autarquia da região Oeste teria rondado os 270 milhões de euros.

O acordo já foi estabelecido há várias semanas entre a empresa pública, liderada por Almerindo Marques e a CMM, solucionando um problema que há vários anos estava sem solução e que originou a primeira auto-estrada municipal em Portugal."

In Diário Económico

MensagemEnviado: 11/9/2009 16:06
por GRFinance
Camisa Roxa, só há alta exclusibilidade no seu consumo precisamente porque existe portagem e, por isso, deixa de ser bem público para passar a ser bem misto.

o bem é público porque, tratando-se de 1 monopólio, deve ser promovido pelo Estado que definirá a adjudicação e as respectivas condições de financiamento


Desde que não haja, precisamente, portagem.

MensagemEnviado: 11/9/2009 14:29
por Camisa Roxa
GRFinance Escreveu:Não posso deixar passar isto em claro. Onde é que a um bem público se aplica esse conceito? A partir do momento em que esse conceito é aplicado, deixa de ser bem público e passa a ser, quanto muito, um bem misto.


Em Economia, Rivalidade, é a situação em que o consumo de um bem por uma pessoa impede o consumo do mesmo bem por outra pessoa.

Em Economia, Exclusibilidade, é a possibilidade de se excluir um consumidor pela capacidade de pagar pelo consumo de um bem ou serviço.

2º a teoria da escolha pública, em bens onde há baixa rivalidade e alta exclusividade no seu consumo, deve ser aplicado o principio do utilizador pagador

o bem é público porque, tratando-se de 1 monopólio, deve ser promovido pelo Estado que definirá a adjudicação e as respectivas condições de financiamento

MensagemEnviado: 11/9/2009 13:01
por Elias
Opá era uma metáfora para lembrar que não tens Assembleia para apreciar a tua petição (sim, aquela em que queres que eu financie as tuas idas à Ericeira), uma vez que a legislatura chegou ao fim.

É preciso explicar tudo :roll:

MensagemEnviado: 11/9/2009 12:44
por axman
Elias Escreveu:
axman Escreveu:A petição já vai com 2600 assinaturas. Se vivemos numa democracia responsável haverá debate na Assembleia da República.


Esqueces-te que não há Assembleia da República. Foi dissolvida.


Estás em que País? Honduras?
Isso explica muita coisa!!

MensagemEnviado: 11/9/2009 12:37
por Elias
axman Escreveu:A petição já vai com 2600 assinaturas. Se vivemos numa democracia responsável haverá debate na Assembleia da República.


Esqueces-te que não há Assembleia da República. Foi dissolvida.

MensagemEnviado: 11/9/2009 12:35
por axman
rmachado Escreveu:Depois de isto tudo...

E quem é que responsabiliza o Sr. Ministro pelo erro colossal que fez e que lesou não só os Mafrenses e que agora lesa os restantes numa venda as EP?


Ora aí está a pergunta que ninguém soube responder!
Gastaram-se de forma irresponsável centenas de milhões para um resultado verdadeiramente ruinoso e decepcionante.

A petição já vai com 2600 assinaturas. Se vivemos numa democracia responsável haverá debate na Assembleia da República.

MensagemEnviado: 11/9/2009 12:14
por GRFinance
De preferência em Bull mode 8-)

MensagemEnviado: 11/9/2009 12:04
por Elias
GRFinance Escreveu:Às vezes, é mais forte do que eu :wink:


Tás à vontade. Acima de tudo, a malta aqui gosta de uma boa discussão. 8-)

MensagemEnviado: 11/9/2009 11:57
por GRFinance
Às vezes, é mais forte do que eu :wink:

MensagemEnviado: 11/9/2009 11:51
por Elias
GRFinance Escreveu:Não posso deixar passar isto em claro. Onde é que a um bem público se aplica esse conceito? A partir do momento em que esse conceito é aplicado, deixa de ser bem público e passa a ser, quanto muito, um bem misto.


O bom filho à casa torna :mrgreen:

MensagemEnviado: 11/9/2009 11:48
por GRFinance
Camisa Roxa Escreveu:é pagar e não bufar! :mrgreen:

as auto estradas, TODAS, são o bem público onde é mais fácil aplicar o conceito de utilizador/pagador, por isso quem utiliza deve pagar sendo absurdo recorrer ao orçamento de Estado para o seu financiamento


Não posso deixar passar isto em claro. Onde é que a um bem público se aplica esse conceito? A partir do momento em que esse conceito é aplicado, deixa de ser bem público e passa a ser, quanto muito, um bem misto.

MensagemEnviado: 11/9/2009 11:29
por Elias
Camisa Roxa Escreveu:é pagar e não bufar! :mrgreen:

as auto estradas, TODAS, são o bem público onde é mais fácil aplicar o conceito de utilizador/pagador, por isso quem utiliza deve pagar sendo absurdo recorrer ao orçamento de Estado para o seu financiamento


tava a ver que não aparecias! :P

MensagemEnviado: 11/9/2009 11:28
por rmachado
Depois de isto tudo...

E quem é que responsabiliza o Sr. Ministro pelo erro colossal que fez e que lesou não só os Mafrenses e que agora lesa os restantes numa venda as EP?

MensagemEnviado: 11/9/2009 11:26
por Camisa Roxa
é pagar e não bufar! :mrgreen:

as auto estradas, TODAS, são o bem público onde é mais fácil aplicar o conceito de utilizador/pagador, por isso quem utiliza deve pagar sendo absurdo recorrer ao orçamento de Estado para o seu financiamento

MensagemEnviado: 11/9/2009 9:53
por Bokas
Realmente este Forum é um "must" :mrgreen: já aprendi mais sobre vias de comunicação, nomeadamente rodoviárias, neste últimos 4 dias que na minha vida toda.

Já agora mais uma informação, para além das IC´s e IP´s estarem integradas nas AE´s, as AE´s estão integradas numa Rede Europeia de Vias Rodoviárias.

MensagemEnviado: 11/9/2009 9:35
por Branc0
Um video dedicado a um amigo especial deste tópico!

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MensagemEnviado: 10/9/2009 23:58
por sargotrons
Sargotronss Escreveu:axman,
se te incomoda tanto pagares 2.10€, eu ate' sei de um esquema para nao pagares e ainda receberes!
Ya men! 8-)

Fica aqui entre no's,
se fores para portageiro fartas-te de receber dinheiro de todos no's na portagem.

MensagemEnviado: 10/9/2009 22:21
por GRFinance
Epa, Elias. Simples. Baseio-me em alguns dos requisitos que sei, por explicação de um eng amigo com experiência em concursos de AE, que se aplicam. Por isso é que te disse que, se quiseres, fala com um eng que te informa com mais detalhe sobre os requisitos. Talvez ele te diga que alguns têm de ser cumulativos. E isto responde ao teu comentário que deixaste sobre as margens do troço VFX-Alverca.

Agora, estou mesmo de fora.

MensagemEnviado: 10/9/2009 21:48
por Elias
GRFinance Escreveu:Elias, se quiseres fala com um eng civil que te explica com pormenor quais são esses requisitos que a Ponte 25 de Abril não cumpre para ser considerada, tecnicamente, como uma AE.


Eu não quero falar com um Eng. civil. Quero saber em que é que tu te baseias para referir isso.

GRFinance Escreveu:Mais outro, digo-te também, tem a ver com as margens que sobram das faixas mais à esquerda que têm de ter uma dimensão mínima que a ponte também não cumpre.


É interessante referires isso. Porque a A1, nomeadamente no seu troço entre Vila Franca e Alverca, não tem margens nenhumas desde que foi feito o alargamento.

GRFinance Escreveu:De resto, peço licença para me ausentar deste debate que já extravasa o tema por que foi criado.


Estás à vontade, aqui ninguém vem por obrigação 8-)

MensagemEnviado: 10/9/2009 21:44
por GRFinance
Elias Escreveu:
GRFinance Escreveu:Não é propriamente uma ponte que faz parte de um IP e que tecnicamente não obedece aos requisitos minimos para ser considerada uma AE


E que requisitos são esses, podes esclarecer?


Elias, se quiseres fala com um eng civil que te explica com pormenor quais são esses requisitos que a Ponte 25 de Abril não cumpre para ser considerada, tecnicamente, como uma AE. Um deles, posso-te dizer, tem a ver com a largura de cada faixa de rodagem que esta ponte não cumpre. Outro, também te posso dizer, tem a ver com o piso central da ponte que não pode ser em aço para ser considerada AE, mas sim de certos tipos de alcatrão e/ou derivados. Mais outro, digo-te também, tem a ver com as margens que sobram das faixas mais à esquerda que têm de ter uma dimensão mínima que a ponte também não cumpre.

De resto, peço licença para me ausentar deste debate que já extravasa o tema por que foi criado.

Cumps a todos.

MensagemEnviado: 10/9/2009 21:43
por tiago_ferreira
axman, estás enganado quanto aos valores da portagem da A8.
Malveira->Torres Vedras (norte) são 1,95€ e até ao Bombarral (quando entra em vigor a "mini-scut") são 3,6€

MensagemEnviado: 10/9/2009 21:33
por mais_um
axman Escreveu:Não quero SCUT! Sou contra as SCUT!| Ninguém que assinou a petição quer uma SCUT. Quando o preço era aceitável toda a gente pagava. O que se está a discutir é o preço despropositado!!

Começo a desconfiar que esta história não está bem contada.

http://www.ordeng.webside.pt/sectoresda ... _Opway.pdf

• Auto-estrada CM-2200 (Cuenca): Troço Mira-enlace de
Henarejos. São 15 Kms de auto-estrada com um custo de 4 M€.
• Variação de Polán (Toledo) Cm-401: Estrada de 4 Km com custo previsto de 4 M€.
• Auto-estrada M-407 Fuenlabrada-Grinón: Troço M-404 a M-06, são 14 Km de auto-estrada com um custo de cerca de 70 M€.
• Zona Oeste de Cuenca: Zona urbana de 2 Km com um custo previsto de 8 M€.

Como pode então a bendita A21 ter custado 270M€ se só tem 21 Km. De facto não custou. A câmara afirma que custou 50M€ no entanto vendeu-a ao IEP por 270M€.
Com gastos de gestão na ordem dos 30.000€ dia, acrescem 16M€. Como se pode gastar 30.000€ dia? Como pode o estado fazer tão mau negócio? Já não percebo nada.


O que o presidnete da camara diz não me interessa, vale tanto como o que tu escreves, eu quero é ver o contrato.....

Se reparares nas noticias que eu coloquei aqui , os custos não são identicos, num jornal fica em 130M€, noutro fica em 150M€, ambas as noticias sitam o presidente da camara e no mesmo dia! Provavelemtne uma foi antes de almoçar, outra foi depois de almoçar :mrgreen: :mrgreen: ..

Há 10 anos, tive um amigo meu que trabalhou na brisa (Eng. Civil), foi o responsavel por todas as pontes e viadutos de uma auto estrada , na altura disse-me que em media um km de autoestrada ficava na casa de 1 milhão de contos, em média porque os custo das obras de arte (viadutos e pontes não são identicos) assim como a expropriação dos terrenos, por exemplo a auto estrada de cascais tinha sido até à altura a mais cara devido ao custo dos terrenos.

Por isso quer os 130M€ ou os 150M€ não me parece escandaloso.

MensagemEnviado: 10/9/2009 21:31
por Elias
GRFinance Escreveu:Não é propriamente uma ponte que faz parte de um IP e que tecnicamente não obedece aos requisitos minimos para ser considerada uma AE


E que requisitos são esses, podes esclarecer?