Ok. O tópico ficou arruinado com a tua explicação marco
Estou a brincar, era óbvio que não iria demonstrar nada com um tópico, ainda para mais num fórum de bolsa.
Pois é o que eu queria dizer, e concordo com a apresentação que vi, é que muitas ideias erradas que nos são ensinadas para simplificar ficam gravadas de uma forma que depois é muito difícil recuperar - a não ser claro que tenhas formação nessa área. e mesmo assim não será simples de esquecer certos erros.
Em relação ao calor na terra a resposta do marco está certa (claro, é difícil apanha-lo a dizer asneiras aqui

). Os raios de luz do sol podem considerar-se paralelos quando chegam à terra portanto o tamanho da área onde incidem é que vai fazer toda a diferença. Dito por palavras simples, se chegarem na perpendicular os mesmos raios vão incidir numa zona (superfície) mais pequena que se chegarem na noutro ângulo qualquer. Esta superfície vai aumentando à medida que chegam com uma inclinação, portanto, em cada ponto, essa mesma superfície vai ficando menos quente (duma forma que mantem a temperatura da superfície como um todo).
Não deixa de ser interessante que mesmo quem sabe que é a inclinação que é o factor principal (os outros são mesmo desprezáveis como disse os Marco) depois se tiver que explicar porquê tem alguma dificuldade em saber exactamente. No entanto se pegarmos numa lanterna é muito fácil mostrar a explicação que deixei acima, certo?
Em relação à pergunta das árvores ainda mais se nota isto que digo. Até agora só mesmo alguns (poucos) com formação em biologia me souberam explicar de onde vem a matéria de que são formadas as plantas (na sua maior parte, tipo mais de 95%). Na verdade não era necessário entrar numa de física teórica e dizer que vem do BB, coisa que nem sabemos bem. Mas sabemos bem que vem do ar. Eu também não sabia mas sim vem do ar e não da terra ou do sol. É pura e simplesmente carbono que é fixado pela fotossíntese do CO2. Portanto a terra e o sol possibilitam isso mas a matéria vem do Ar (e é carbono).
A pergunta das trajectórias dos planetas também entra para ajudar à confusão na questão das estações. As trajectórias são na realidades elípticas mas se as desenharmos (vistas de cima) deveremos fazer algo parecido com um círculo e não com uma elipse (como disse o marco - em relação à distância máxima e mínima em relação ao sol a terra varia em aproximadamente 2%, quase nada). Mas se olharem para os livros das "criancinhas" geralmente vêm elipses muito marcadas pois a visão é em perspectiva e não porque as trajectórias sejam de facto assim. Isto será (agora estou a especular) uma das razões para que se pense que a distância ao sol tem algum efeito na temperatura da terra.
A conclusão disto é que por vezes damos por garantidas certas coisas e na realidade estamos completamente enganados. Fica só para todos nos dedicarmos mais a questionar o que damos por garantido, principalmente se tiver uma explicação muito complicada
Abraço