Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Ainda o Iraque e demais assuntos

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por atomez » 12/11/2002 3:08

É bem provável que o FED saiba a data do começo do ataque, que será para muito breve e por isso desceu a tj mais que o esperado.

Se, como parece, o Iraque rejeitar a resolução da ONU (embora o tio Saddam seja como os mercados, faz sempre o possível por tramar a maior quantidade de gente possível) a coisa pode começar dentro de 2 semanas.

Estão a caminho do golfo pérsico 2 porta aviões americanos que vão juntar-se aos 2 que já lá estão (a versão oficial é que é um movimento já planeado há muito tempo para render os que lá estão) e só com os 4 é que o 2º Festival Aéreo de Bagdad pode começar. Note-se que cada um desses porta aviões tem uma capacidade de ataque maior que quase todas as forças aéreas de qualquer país do mundo.

Isso da "unidade do mundo árabe" é uma treta para árabe ver. É que há um mito entre os muçulmanos (um pouco semelhante ao nosso D. Sebastião) que um dia aparecerá um novo Saladino que unificará a "grande nação árabe" para derrotar e expulsar os "infieis". Só que cada lider árabe acha que é ele o novo Saladino e olha com desdém para qualquer outro que pretenda superá-lo. Foi o caso do Kadafi há uma década, que depois de umas bombas no tempo do Reagan passou a bater a bola baixa, o Arafat, o Bin Laden, o Assad da Síria (que como membro do CS da ONU até votou a favor da resolução contra o Iraque), e o Saddam também. Mas todos se detestam entre si e no fundo até vêm com agrado o rival a ir ao fundo...

Até já há planos para o Iraque pós-Saddam. Partilha do território por zonas etno-religiosas - um estado a norte para os Curdos, integração do Sul shiita no Koweit (até é a zona mais rica em pitroil), integração da parte ocidental na Jordânia, o que dá muito terreno para a migração dos palestinos da margem ocidental do Jordão para aí fazerem um estado palestiniano.

Seja como for, esta cena toda do Iraque quanto mais depressa se resolver melhor.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5852
Registado: 4/11/2002 22:48
Localização: Entre Marte e Vénus

Ainda o Iraque e demais assuntos

por MozHawk » 12/11/2002 2:31

Analisando os últimos acontecimentos e o esticar do mercado até à última, há algumas reflexões que fui fazendo e que não poderia deixar de partilhar aqui neste espaço.

O FED
Após o corte surpresa dos 50pb, a grande questão que tem sido veiculada nos órgãos de comunicação social norte-americana, em particular a CNBC, é "What does the FED know everybody else's doesn't?" Bom. Será que aquilo que o FED sabe e que mais ninguém sabe, por enquanto, é á data do ataque dos EUA ao Iraque? (questão especulativa)

O Iraque
Situação eternamente preocupante e infelizmente adequada aos mais belicistas membros da entourage de Bush: C. Rice e D. Rumsfeld. É que, ao analisarmos a votação de 15-0 do CS da ONU, já no passado Saddam ignorou os apelos do mundo árabe relativamente ao Kuwait, por exemplo, pelo que porque carga de água seria agora sensível aos apelos da Liga Árabe e da Síria que votou favoravelmente a mais recente resolução da ONU? Recordo que entre as várias nações que participaram na Coligação Internacional que levou a cabo a Guerra do Golfo, contavam-se os muy árabes países do Egipto e Síria.

É discutível o papel da Síria do Assad Jr. quanto a uma possível sensibilização do regime iraquiano. Nem o facto de ambos terem a génese numa mesma corrente político-partidária (partido Baath) parece pesar o que quer que seja. Como alguém dizia há um tempo atrás, a tão propalada união e solidariedade árabes são "para inglês ver". Mais a mais que à Síria do supostamente mais moderado Assad interessará uma reintegração no mundo civilizado à semelhança do que pretende a Líbia de Khadaffi...

Interessante igualmente o facto de, na altura, um dos grandes apoios do Iraque de Saddam Hussein ter sido a OLP de Yasser Arafat...

No actual quadro político internacional, Saddam não terá grande margem de manobra. Mas devido à localização do Iraque, é particularmente preocupante uma intervenção militar no país que vise o derrube de Saddam. Pior do que o Iraque do Saddam com o Baath, é um Iraque fragmentado e o (re)abrir de apetites territoriais alimentados ou não por questões tribais, religiosas e/ou étnicas de difícil controlo, mesmo com a implementação de um forte contingente internacional (vide Afeganistão e Kosovo, para citar alguns dos mais recentes). Relembro aqui os xiitas do sul (região de Bassorá-acesso ao Golfo Pérsico) e os curdos do norte, em particular, com o seu sonho de criação do Curdistão...

Quer se queira quer não, poderão estar criadas condições para que se abra definitivamente a caixa de pandora na região. E aqui, muitos cenários poderão ser desenhados: do mais catastrofista ao mais celestial, com arco-íris e tudo!

Terrorismo
Hoje fiquei espantado ao passar pela Sky News, ver o Tony Blair a falar e em "Headlines" aparecer escrito "Al-Qaeda intensifies activity"... Até quando???

Bom, a ver vamos...

Um abraço,

MozHawk
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2809
Registado: 25/10/2002 10:08
Localização: Lisboa


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bing [Bot], Google [Bot], PAULOJOAO e 114 visitantes