Elias Escreveu:Referes-te ao desaparecimento das areias das praias?
Correcto, sigo essa situação desde Dezembro de 2007 no Inverno em que o mar galgou o paredão principal da Costa da Caparica e havia noticias sobre o assunto por tudo o que era sitio.
Recuperaram o paredão por completo, devido à circulação de grandes camiões os pontões abateram todos, neste momento em altura de marés vivas é ver o mar a passar por cima dos pontões, em alturas de maré cheia existem praias, que antes da alimentação artificial simplesmente deixaram de ter areia.
De lá para cá se não estou em erro esta foi a 3ºFase de enchimento das praias, para ser sincero não vi melhorias nas outras 2 Fases. O mar irá encarregar-se de vir buscar o que lhes estão a tirar, já o fez nas outras duas fases.
No fim de semana passado fui passar uma tarde à praia (Costa) por acaso calhou ser numa das praias que levou areia nesta 3º Fase.
1º Constatação - o areal mudou completamente em termos de sedimentos. O que caracterizava a areia da zona da Costa, uma areia fina e que não se "colava" ao corpo, tranformou-se em grãos grosseiros muitas conchas e "chata" de se tirar do corpo.
Tenho uma opinião muito particular relativamente a este problema no meu entender a única forma de minimizar a situação seria, e uma vez que toda a Costa está a sofrer algumas modernizações com o Programa Polis, recuar o paredão uma boa dezena de metros e deixar o Mar "chegar-se à frente" mas penso que as pressões imobiliárias são muito fortes, ou então nem ponderaram esta solução.