Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Bid vs Ask

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por nunoand99 » 29/8/2009 20:56

Portanto, como já tinha referido, é necessário cruzar no gráfico intraday o andamento do titulo com o volume.

Como aliás, já tinha dito o Arnie.

Vários sites na Net oferecem esta ferramenta (intraday com volumes)

Registado: 16/5/2005 21:38

por ljbk » 29/8/2009 16:07

Martingalo Escreveu:
ljbk Escreveu:Boa tarde,

Mesmo com um acesso a todos os negocios efectuados, isso não seria suficiente. Teria de se ter acesso em realtime aos cadernos de ordens completos (ou profundidade).
Imaginamos que temos o ask nos 3.01 e o bid nos 3.00 e que os negocios estão sempre a ser feitos a 3.00.
Poderemos considerar que há uma grande pressão vendedora e que o caminho do preço será ir abaixo dos 3.00 ou deveremos considerar que existe sempre um comprador a reforçar a oferta a 3.00 para satisfazer essa dita pressão vendedora e que quando essa se esgotar o preço poderá subir ?

BN,
ljbk.

Continuo a achar que um negócio executado ao preço do bid, revela um vendedor que aceitou o preço do comprador,
e um executado no ask revela um comprador que 'cedeu' ao vendedor.O que estás a dizer é que extrapolar daqui para a questão de
saber se o preço vai subir ou baixar é abusivo ?

Podes crer que não estou a extrapolar nada já que tenho um indicador que já construi há muito tempo baseado fundamentalmente nos principios que referes e que se revelou não funcionar.
Por exemplo no caso da Brisa, durante grande parte do ano de 2008 (mais precisamente de Junho a Novembro), os negocios foram feitos na sua grande maioria no Ask e no entanto a cotação foi descendo (dos 8.80 aos 5.40). Porquê ?
Porque o Ask ia baixando e o Bid ia desaparecendo.
Outro exemplo no sentido inverso: Cimpor entre Abril e Junho de 2009. Houve um rallye no preço com a maioria dos negocios no Bid. Os vendedores iam pedindo cada vez mais (Ask a subir) e ia distribuido pelos compradores que ia oferecendo cada vez mais (Bid a subir) havendo assim uma maioria de negocios no Bid.
Dá mais informação a evolução em realtime das profundidades. Só que agora com os 1/10 de centimos e o limite de 5 niveis na compra e na venda, esta informação tambem de pouco serve.

BN,
ljbk.

Registado: 25/11/2005 11:15

por yabadabadoo » 29/8/2009 14:56

ljbk Escreveu:Boa tarde,

Mesmo com um acesso a todos os negocios efectuados, isso não seria suficiente. Teria de se ter acesso em realtime aos cadernos de ordens completos (ou profundidade).
Imaginamos que temos o ask nos 3.01 e o bid nos 3.00 e que os negocios estão sempre a ser feitos a 3.00.
Poderemos considerar que há uma grande pressão vendedora e que o caminho do preço será ir abaixo dos 3.00 ou deveremos considerar que existe sempre um comprador a reforçar a oferta a 3.00 para satisfazer essa dita pressão vendedora e que quando essa se esgotar o preço poderá subir ?

BN,
ljbk.

Continuo a achar que um negócio executado ao preço do bid, revela um vendedor que aceitou o preço do comprador,
e um executado no ask revela um comprador que 'cedeu' ao vendedor.O que estás a dizer é que extrapolar daqui para a questão de
saber se o preço vai subir ou baixar é abusivo ?

Registado: 2/5/2008 12:53

por ljbk » 29/8/2009 14:36

Boa tarde,

BN,
ljbk.

Registado: 25/11/2005 11:15

por Elias » 29/8/2009 14:17

Pata-Hari Escreveu:a execução só é feita quando o bid encontra o offer (tipo as abelhas e os passarinhos).

Ou quando o pato encontra a pata :lol: :lol: :lol:

Registado: 5/11/2002 12:21

por arnie » 29/8/2009 13:09

Silverwolf Escreveu:Pelo volume como seria?

Se tiver maior volume na queda é pq ta com sentido decrescente?

o que gostaria de saber é, e já agora vou dar um exemplo mto simples e um pouco irrealista, mas apenas para facilitar:

Uma acção que passou todo o dia a negociar entre 3.02 e 3.03

gostaria de saber se a maioria de transacções foram feitas a 3.02 ou a 3.03...

that's easy...

basta programares um indicador que te conte os ticks negociados em cada um dos valores.

naturalmente que terás que ter um programa tipo tradestation, multicharts, metastock, weath-lab e afins, ligado a um feed realtime e tá feito.

naturalmente que terás que saber linguagem de programação de um desses programas para poderes fazer o tal indicador ou pagares a um dos muitos programadores existentes pela net para to escrever.

Fica um gráfico como exemplo:
- num grafico de 15 segundos podes seguir a zona de preços onde foi feito o volume mais alto em intervalos de 5 minutos.
Anexos
EURUSD_29-08.png
EURUSD_29-08.png (47.95 KiB) Visualizado 800 vezes
Bons negocios,
arnie

Registado: 4/11/2002 23:09
Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

por yabadabadoo » 29/8/2009 11:46

Pata-Hari Escreveu:Silver, eu acho que isso é impossivel de recolher como info porque, por definição, a execução só é feita quando o bid encontra o offer (tipo as abelhas e os passarinhos). Quando insiro a ordem em sistema, se a quero executar quase de imediato, decido colocar em função do bif e do offer que já lá está. Não fica registo do meu processo de decisão.

Estou eu a ver mal a coisa?

Se, imaginemos, entre as 10 horas e as 10h e 2min o bid for X e o ask Y,
não pudemos concluir que todas as transacções realizadas
durante esse periodo ao valor X são vendas e as realizadas ao valor Y são compras ?

Fernando

Registado: 2/5/2008 12:53

por Pata-Hari » 28/8/2009 20:43

Silver, eu acho que isso é impossivel de recolher como info porque, por definição, a execução só é feita quando o bid encontra o offer (tipo as abelhas e os passarinhos). Quando insiro a ordem em sistema, se a quero executar quase de imediato, decido colocar em função do bif e do offer que já lá está. Não fica registo do meu processo de decisão.

Estou eu a ver mal a coisa?
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Silverwolf » 28/8/2009 18:29

Pelo volume como seria?

Se tiver maior volume na queda é pq ta com sentido decrescente?

o que gostaria de saber é, e já agora vou dar um exemplo mto simples e um pouco irrealista, mas apenas para facilitar:

Uma acção que passou todo o dia a negociar entre 3.02 e 3.03

gostaria de saber se a maioria de transacções foram feitas a 3.02 ou a 3.03...

Mas agora pensando melhor, se calhar com análise do volume vs movimento diário dê para perceber o que quero...

Registado: 15/1/2008 17:43

por nunoand99 » 28/8/2009 12:57

Eu não consigo ter acesso a esse tipo de informação que procuras, e julgo que não é possivel de ter, a não ser analisando a série de todos os movimentos do dia, e trabalhando a mesma.

Contudo, se bem percebi o que queres identificar (maioria pressão compradora vs maioria pressão vendedora, independentemente do fecho), podes utilizar o gráfico diário, com volumes, e identificar

Registado: 16/5/2005 21:38

Bid vs Ask

por Silverwolf » 28/8/2009 12:35

Boa tarde,

Sabem-me dizer se existe a possibilidade de saber que % do volume de transacção foi feito no bid ou no ask?

Por exemplo sonae hoje... já vai em 4M de volume... mas desde os 0.868 até agora 0.861 que tem sido quase tudo a dar-lhe no preço de compra...

seria um indicador que poderia dar uma ajuda a perceber o caminho que pode estar a ser feito pela acção.

Obrigado,

Registado: 15/1/2008 17:43

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], carlosdsousa, Google [Bot] e 60 visitantes