Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

TAP - finalmente a voar para os clientes...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por KeyserSoze » 2/9/2009 19:55

PIKAS Escreveu:
os dados tem 12 meses..antigamente a TAP ainda tava pior

KeyserSoze:

A tabela que que te referes é referente às " delayed bagage ".
Há um ponto que é muito importante e que te estás a esquecer: A TAP, enquanto airliner, não tem nada a ver com bagagens.
As bagagens são movimentadas pelas empresas de handling. Nos aeroportos nacionais há duas: a portway e a groundforce. A groundforce foi " ENFIADA " à TAP.

na perspectiva do cliente claro que a bagagem é responsabilidade da airliner

eu nao compro um bilhete á TAP para mim e depois outro a Groundforce para levar as malas.

as airliners é podem depois contratar ou mesmo adquirir uma empresa que lhe preste esse serviço

como o caso da TAP q tem 43% da Groundforce

Pergunta ao PSD e ao PS porquê, tal como o foi a Portugália ( já está esclarecido que esta foi para fazer um enorme jeito ao grupo Espírito Santo ).
Isto não têm nada a ver com a airliner, com a operação, com os padrões.
A groundforce é altamente ineficaz. A própria portway é muito melhor mas a razão da razão política sobrepõe-se e, como tal, a TAP tem que levar com estes " camaradas e companheiros " a tratar de bagagens quando eles estão lá é para tratar de assuntos que não são bagagens.
Ponto assente: No dia em que a " tutela " deixar a TAP escolher quem lhe faz o handling a coisa muda de figura.

parece ser claro que a pressao politica tem influencia na gestao da empresa....para servir outros interesses que nao o da companhia...e esta admnistraçao, por competente q seja, acaba por ser conivente

E nem referiste a telenovela que foi com o Chairman, que agora ta falido...

Os capitais próprios negativos da TAP agravaram-se, em 44% no primeiro semestre, para os 247,2 milhões de euros, o que coloca a situação financeira da companhia aérea ainda mais difícil , adiantou a Parpública, empresa do Estado que controla a 100% a transportadora nacional, no seu relatório de gestão dos primeiros seis meses.

Publicado 31 Agosto 2009
http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=384740

uma empresa q das q mais bagagens perde, das q mais se atrasa, q esta numa situacao financeira critica

como se pode dizer entao q e uma das melhores do mundo...

Depois, se falarmos da portela, há o próprio aeroporto. A portela é uma espelunca que não presta. Há muito que deveria ter sido substitído e a discussão sobre a substituição ainda continua.
Não vale a pena falar de um aeroporto em que em tempo de voo fazes uma hora e depois estás 35 minutos para taxiar, com passageiros fechados dentro do avião, e mesmo assim ainda vais taxiar a mil metros da aerogare em que esperas por autocarros para levar os passageiros e as malas irão depois ( quando???? ).
Em todos os aeroportos que as airliners europeis da referência se baseiam é tudo por manga e as bagagens vão directas do porão para a linha transportadora. As malas chegam primeiro que os passageiros. Aqui não, esperas para taxiar porque não há aproons disponíveis ( também não está disponível porque só há uma pista em uso e o que está para saír e que deixa esse espaço vago não saí porque já estão demasiados na cabeceira em espera e isto é um carrocel. ( Nos aeroportos evoluidos os CTA têm uma pista destinada a chegadas e outra a partidas e assim duplicam os movimentos/hora ) , depois esperas pelos autocarros e muito depois chega o troley que levará as bagagens aos trambolhões para o terminal. É uma eternidade.
Na portela, para sair e com as portas fechadas, já cheguei a esperar 3 quartos de hora.
Portugal no seu melhor e continuamos a achar que temos um bom aeroporto digno de uma europa civilizada.
O hub TAP, se próximamente não se fizer outro aeroporto, vai a prazo ser morto pela portela e depois a TAP segue o mesmo caminho. Não é possível fazer rotação para destinos europeus de passageiros vindos ou a ir para áfrica e américa latina.
e eu sou do Norte, mesmo qd a TAP voa do Porto significa a maior da vezes ir a Lisboa fazer a liagcao e perder varias horas...neste contexto existem muitas alternativas bastante competitivas..em particular se tamos a falar a voar dentro da Europa

o aeroporto é outra discussao, que ja passou por aqui muita vezes..pessoalmente nao sei pq nao tiram a Terminal Militar...a aproveitam a soluçao Portela + 1 ..no Montijo para as low cost e/ou carga

Agora imagina os voos transatlânticos. É chegar de manhã cedo à portela e esperar pela ligação do fim do dia. Isto é anedótico.
Uma possível solução, de curto ou médio prazo, era tirar Figo Maduro à Força Aérea mas é muito mais fácil sair-me o euromilhões que isso acontecer.

e a Air France
É uma das companhias em que eu não voo.
Faz o favor de ver o registo de acidentes nos últimos 4 anos e arranja-me uma companhia africana - sim, das tais que estão proibidas de voar para o espaço EU - que tenha pior score. Muitas estão proibidas e por muitissimo menos, mas enfim quem tem manda e quem manda pode.
E se duvidares ainda te arranjo mais uns pormenores para veres que é muito azar tantas coincidências....
Relativamente a preços, politicas comerciais e tudo o mais, não sei. Se fazem determinados preços é porque - penso eu - que acham que devem ter compradores porque caso contrário é uma estupidez.
Fala-me de operação e de voo que isso posso explicar com conhecimento. Tudo o resto, acho que deve ser... penso eu de que???
Cumprimentos

Para terminar, é pelo menos melhor que a Sky Europe...esta semana fiquei a arder com um voo para Amsterdao eheh
Anexos
Tap.PNG
Tap.PNG (35.81 KiB) Visualizado 1186 vezes

Registado: 7/6/2009 15:40

por Quimporta » 1/9/2009 11:48

Pikas,

Bom post.
Não teria nada a acrescentar, mas já agora mais uma experiência pessoal.
Vivi na Portela uma cena caricata, faz agora um ano.
Saindo de um voo para o autocarro, dei-me conta que me esquecia de um saco no avião e voltei para dentro. Quando regressei estava… sozinho… :shock: Nem autocarro, nem tripulação…nada… Estranhei ver algumas malas no chão à minha frente, em que não peguei porque não quis…

Fui andando e pedindo boleia, porque nem tinha ideia da direcção a seguir. :? Recolheu-me um carro carregado de malas até ao quinto andar, cujo simpático motorista conseguiu pelo rádio saber qual a porta onde me dirigir. Ainda bem porque a gare ficava a uns bons kilómetros! Pelo caminho caíram duas bagagens… Uma delas era um instrumento musical que parecia ser uma viola! Vá lá que não chovia…

Como aquele carro ia para outra zona, arranjaram-me outro transporte que me levou à porta onde supostamente deveria ter chegado. Só que estava…fechada… E abri-la?!? É preciso um cartão próprio, cujo portador não andava por perto…

Tudo bem, a asneira até foi minha. Esperei o que tive que esperar. E o pessoal foi simpático e prestável. Mas deu para ver que aquilo efectivamente não está bem, apesar das obras que decorrem.
Muitas vezes descarregamos na TAP, e a companhia aérea pouco poderá fazer...

Já este ano um avião parou junto à manga mas os passageiros saíram na mesma de autocarro! Essa é que não percebi! :shock:

Por falar em obras… A saber que querem tirar o aeroporto dali… :x

Abraço
"In God we trust. Everyone else, bring data" - M Bloomberg

Registado: 9/5/2009 18:57

por PIKAS » 31/8/2009 23:22

os dados tem 12 meses..antigamente a TAP ainda tava pior

KeyserSoze:

A tabela que que te referes é referente às " delayed bagage ".
Há um ponto que é muito importante e que te estás a esquecer: A TAP, enquanto airliner, não tem nada a ver com bagagens.
As bagagens são movimentadas pelas empresas de handling. Nos aeroportos nacionais há duas: a portway e a groundforce. A groundforce foi " ENFIADA " à TAP. Pergunta ao PSD e ao PS porquê, tal como o foi a Portugália ( já está esclarecido que esta foi para fazer um enorme jeito ao grupo Espírito Santo ).
Isto não têm nada a ver com a airliner, com a operação, com os padrões.
A groundforce é altamente ineficaz. A própria portway é muito melhor mas a razão da razão política sobrepõe-se e, como tal, a TAP tem que levar com estes " camaradas e companheiros " a tratar de bagagens quando eles estão lá é para tratar de assuntos que não são bagagens.
Ponto assente: No dia em que a " tutela " deixar a TAP escolher quem lhe faz o handling a coisa muda de figura.
Depois, se falarmos da portela, há o próprio aeroporto. A portela é uma espelunca que não presta. Há muito que deveria ter sido substitído e a discussão sobre a substituição ainda continua.
Não vale a pena falar de um aeroporto em que em tempo de voo fazes uma hora e depois estás 35 minutos para taxiar, com passageiros fechados dentro do avião, e mesmo assim ainda vais taxiar a mil metros da aerogare em que esperas por autocarros para levar os passageiros e as malas irão depois ( quando???? ).
Em todos os aeroportos que as airliners europeis da referência se baseiam é tudo por manga e as bagagens vão directas do porão para a linha transportadora. As malas chegam primeiro que os passageiros. Aqui não, esperas para taxiar porque não há aproons disponíveis ( também não está disponível porque só há uma pista em uso e o que está para saír e que deixa esse espaço vago não saí porque já estão demasiados na cabeceira em espera e isto é um carrocel. ( Nos aeroportos evoluidos os CTA têm uma pista destinada a chegadas e outra a partidas e assim duplicam os movimentos/hora ) , depois esperas pelos autocarros e muito depois chega o troley que levará as bagagens aos trambolhões para o terminal. É uma eternidade.
Na portela, para sair e com as portas fechadas, já cheguei a esperar 3 quartos de hora.
Portugal no seu melhor e continuamos a achar que temos um bom aeroporto digno de uma europa civilizada.
O hub TAP, se próximamente não se fizer outro aeroporto, vai a prazo ser morto pela portela e depois a TAP segue o mesmo caminho. Não é possível fazer rotação para destinos europeus de passageiros vindos ou a ir para áfrica e américa latina.
e eu sou do Norte, mesmo qd a TAP voa do Porto significa a maior da vezes ir a Lisboa fazer a liagcao e perder varias horas...neste contexto existem muitas alternativas bastante competitivas..em particular se tamos a falar a voar dentro da Europa
Agora imagina os voos transatlânticos. É chegar de manhã cedo à portela e esperar pela ligação do fim do dia. Isto é anedótico.
Uma possível solução, de curto ou médio prazo, era tirar Figo Maduro à Força Aérea mas é muito mais fácil sair-me o euromilhões que isso acontecer.
e a Air France

É uma das companhias em que eu não voo.
Faz o favor de ver o registo de acidentes nos últimos 4 anos e arranja-me uma companhia africana - sim, das tais que estão proibidas de voar para o espaço EU - que tenha pior score. Muitas estão proibidas e por muitissimo menos, mas enfim quem tem manda e quem manda pode.
E se duvidares ainda te arranjo mais uns pormenores para veres que é muito azar tantas coincidências....
Relativamente a preços, politicas comerciais e tudo o mais, não sei. Se fazem determinados preços é porque - penso eu - que acham que devem ter compradores porque caso contrário é uma estupidez.
Fala-me de operação e de voo que isso posso explicar com conhecimento. Tudo o resto, acho que deve ser... penso eu de que???
Cumprimentos

Registado: 23/8/2006 18:53

por KeyserSoze » 31/8/2009 20:46

MozHawk Escreveu:Keyser,

Lá estás tu! Não arranjavas uma tabela mais actualizada?!

E, já agora, quanto a preços podias ter feito também melhor. Se a TAP está mais cara que a Lufthansa no Natal é porque já está bastante cheia e os lugares que sobraram já são de tarifas mais elevadas. Ainda bem que assim é!!! Quem é que te manda a ti tratar disso só agora?!

Quanto ao resto, não é preciso explicar nada melhor. Se é ou não uma das melhores companhias aéreas mundiais, é tudo muito relativo.

MozHawk

ehehe..

os dados tem 12 meses..antigamente a TAP ainda tava pior ..agora ainda tem a KLM e a Air France a fazer-lhe companhia

os preços da Lufthansa sao para o mesmo dia ..e as duas companhias ate fazem code share...mas ja deu para perceber q vale a pena marcar pela alema ..mesmo qd toda a gente vai voar no mesmo aviao...sai mais barato...nao é a primeira vez e nao sou o unico..

a TAP nao é nenhum pardieiro..mas essa ideia q e uma das melhores do mundo e treta...faz lembrar a conversa q a Pj e "uma das melhores policias de investigacao do mundo"

por MozHawk » 31/8/2009 8:28

Keyser,

Lá estás tu! Não arranjavas uma tabela mais actualizada?!

E, já agora, quanto a preços podias ter feito também melhor. Se a TAP está mais cara que a Lufthansa no Natal é porque já está bastante cheia e os lugares que sobraram já são de tarifas mais elevadas. Ainda bem que assim é!!! Quem é que te manda a ti tratar disso só agora?!

Quanto ao resto, não é preciso explicar nada melhor. Se é ou não uma das melhores companhias aéreas mundiais, é tudo muito relativo.

MozHawk

Registado: 25/10/2002 10:08

por KeyserSoze » 31/8/2009 6:49

PIKAS Escreveu:.. a TAP - UMA DAS MELHORES AIRLINERS MUNDIAIS - ser achincalhada em qualquer tasco ou qualquer conversa de café.
É profundamente injusto. A TAP é a excelência, aqui e em qualquer lado.

Explica lá essa melhor .. 8-)

e ainda ontem estava a marcar voo para voltar a casa no Natal, a TAP ficava 60% mair caro que a Lufthansa para voar nos mesmos dias
Anexos
Tap.PNG
Tap.PNG (95.22 KiB) Visualizado 1485 vezes

por mutley » 30/8/2009 21:08

O Sr. mutley deve saber perfeitamente que o Fernando Pinto é licenciado em Engenharia, mas de forma tipicamente lusitana frustrada trata-o como Sr. Fernando Pinto.

Deve pensar que assim esta a diminuir de alguma forma as suas habilitações.

Sr Fernando Pinto, parece-me bem, e não estou a tentar diminuir ninguem, o Sr. é CEO da TAP por mérito e não por favor.

Não gosto de tratar ninguem pelos titulos, mas tarto-o por "Sr" porque não andei com ele na escola.

Em relação ao Sr. PIKAS

A TAP não é a melhor companhia do mundo a SATAinternacional ou a SATA air Açores tambem não o são, mas não estou a deitar nada a baixo, tenho o maximo respeito por todos os trabalhadores que todos os dias dão o seu melhor em prol da aviação portuguesa, e pelas grandes instituições onde eles trabalham.

Já agora A SATA air açores é a companhia aérea mais antiga do país, e os açoreanos tem uma tradição aeronáutica muito grande.

Em relação aos aspectos técnicos que foram mencionados, não comento pois este é um forum de bolsa e negocios, era ésta a linha que vinha sendo seguida neste topico, mas digo o seguinte acontece a todos.

Visto que já esclareci as duvidas, no que me toca este topico para mim está morto.

Registado: 16/6/2006 19:36

por PIKAS » 29/8/2009 17:33

Este tópico é uma pérola e é o acabado exemplo do grande desporto nacional que é o deitar abaixo o que é bom, apenas e tão só porque é português.
Em Portugal, falar da TAP é como falar do benfica/sporting por altura de derby. Metade estão de um lado e a outra metade estão do lado oposto, mesmo que a grande maioria não saiba que a bola é redonda.
Neste tema é o mesmo.
Importa esclarecer que nada tenho a ver com a TAP, inclusivé fui convidado para lá trabalhar e recusei, mas custa-me muito ver a TAP - UMA DAS MELHORES AIRLINERS MUNDIAIS - ser achincalhada em qualquer tasco ou qualquer conversa de café.
É profundamente injusto. A TAP é a excelência, aqui e em qualquer lado.
Depois os " jornaleiros " que temos, que não conseguem distinguir na placa um Boeing de um airbus e isto para já não falar de um embraer ou um shukoi, arranjaram um filão: dizer mal da TAP. E o mais incrível é que isto vende resmas de jornais.
Quem compra essas notícias é o zé-portuga que acha fenomenal ir de férias para Punta Cana e não consegue ver que vai voar num L-1011, dos quais restam apenas cinco a voar no mundo ocidental e um deles aterra e descola regularmente de Lisboa carregado de zé-portugas.
Fartam-se de dizer mal da TAP mas voam muito satisfeitos num avião cujas peças de substituição se vão buscar às centenas de carcassas que estão no deserto americano.
A TAP não presta um mau serviço pode ser considerada uma companhia mediana com índices de segurança bons, como a generalidade das companhias portuguesas.
Eu sou técnico de manutenção de aviões na Sata Air Açores.

Qualquer não notícia na TAP vai para a primeira página dos jornais e é abertura de telejornais.
E na SATA?
O Sr. Mutley não sabe que no início deste mês o CS-TKO deu uma trancada na pista de Lisboa, com passageiros, em que saltou rebitagem e alguns HI-LOCKS de uma das asas e a aterragem excedeu em muito os 2,5 g´s ( que é o maximo que o avião pode suportar ) atingindo uns incríveis 4,6 g's?
O avião é novo, veio de Toulouse há dois meses, e neste momento está para uma C-check.
As " hard landing " não são reportadas pelo DMU da aeronave? e mesmo assim ainda fez mais alguns voos ( e não eram voos ferry ) até alguém reparar que faltavam rebites. E não se trata de um aviãozinho, é um A-320.
Se fosse TAP era fotos dos rebites no chão na primeira página! mas enfim.
Se formos falar dos Dash ou dos ATP da SATA também há que falar.
No que respeita à greve, abstenho-me porque não gosto de discutir política partidária aqui.
Cumprimentos,

Registado: 23/8/2006 18:53

Sr. X Engº

por alexandre.lobo » 29/8/2009 11:48

O Sr. mutley deve saber perfeitamente que o Fernando Pinto é licenciado em Engenharia, mas de forma tipicamente lusitana frustrada trata-o como Sr. Fernando Pinto.

Deve pensar que assim esta a diminuir de alguma forma as suas habilitações.

Entretanto, em países como o Brasil, não existe esta tradição de tratar as pessoas pelos títulos académicos, mas sim pelos nomes.

Portanto, quando quiser falar do actual presidente da Tap, basta falar em Fernando Pinto e toda a gente no mundo todo ligado a aviação saberá de quem é que estás a falar.

Registado: 29/11/2007 12:10

por Quimporta » 29/8/2009 10:46

Para esclarecer a questão legal, o JN contactou advogados para quem a TAP agiu em conformidade. "Não é ilegal o recurso aos serviços da Portway, tal é possível para assegurar os serviços mínimos necessários à satisfação das necessidades sociais impreteríveis", disse Carmo Sousa Machado, da Abreu Advogados. Opinião partilhada por João Caiado Guerreiro: "A administração está a fazer o que é certo, pois nestas circunstâncias trata-se de uma greve que prejudica a empresa, e a TAP tem direito a contratar outros serviços". A Constituição assegura o direito à greve, mas há excepções. Jerónimo Martins, da Ordem dos Advogados, explicou que caso os sindicatos não explicitem no pré-acordo que asseguram os serviços mínimos, a entidade patronal tem legalidade a contratar

http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Economi ... id=1347558

Entretanto surgiu o acordo. Diz o JN que após "garantia de emprego".
Ainda se arranjam empregos destes?! Ah luxo...

por Quimporta » 29/8/2009 9:18

mutley Escreveu:Eu sou técnico de manutenção de aviões na Sata Air Açores.

mutley,

Imagino que possas dizer mais do que eu sobre o assunto, mas entre a SATA e a TAP ainda optaria pela SATA de olhos fehados! Há uns anos então era uma diferença assutadora, sobretudo no trato com os passageiros. Naturalmente que a frota é outra conversa, mas desde que não caiam... O acidente de S. Jorge foi uma mancha muito grave e incompreensível, mas percebi que, assumido o erro, foi corrigido.

Já agora, se tens a sorte de viver nos Açores, fica sabendo que me causas muita inveja... Nem saberia por onde começar para dizer o que acho dessas ilhas...

por mutley » 29/8/2009 2:11

Deve ser coisa á volta de 800€ por mês líquidos mas trabalham por turnos com horários que não lembra a ninguém, estão expostos ás condições atmosféricas, o ambiente de trabalho é muito poluído, e o trabalho é difícil.
Em relação ás condições de trabalho tenho a certeza agora o vencimento estou só a calcular de cabeça não tenho dados concretos.
Eu sou técnico de manutenção de aviões na Sata Air Açores.

por keijas » 28/8/2009 22:34

QuimPorta Escreveu:
keijas Escreveu:
mutley Escreveu:

para terminar: nenhum trabalhador quer fazer greve porque até perde parte do seu vencimento e estas coisas não são decididas de animo leve como as fabricas de o sr X fecha este ano para abrir com outro nome no ano seguinte.

Por acaso podes informar qual é a média (do seu pequeno) vencimento dos trabalhadores da Groundforce, o real, aquele que recebe no fim do mês, ou por outra, a média do que levam mensalmente,como pagamento do tempo que estiveram(!!!)na empresa.
Obrigado pela informação

keijas

Keijas,

Essa é uma pergunta difícil. Ignoro completamente.
De todos os modos não acho que nos leve a lado nenhum. Ganhem muito ou pouco na Groundforce e na TAP ambas estariam falidas se não fosse o orçamento de Estado. Porque aí é que entrava a grande piada cósmica da gestão: se ganharmos demais vamos todos juntos para o desemprego. Se formos tão bons que os lucros até dão para irmos às compras de avião, até podemos ganhar mais ainda!

No caso da Groundforce está a preparar-se uma carnificina nos trabalhadores. Isso não duvido. Procuremos com tempo soluções para isso! E o direito à greve é justíssimo. Mas é saturante o tempo que já leva a TAP de greves, ou ameaças sucessivas, no Verão e no Natal. Alguém pode confiar numa empresa assim?! É que ainda por cima fica caro!
Abraço

QuimPorta

Não entendo o sentido deste teu "post", se pretendias expor a tua posição/ideia, deverias colocá-la mas não em pretensa resposta ao que escrevi.

-Não comentei a greve
-Não comentei a situação da Groundforce

Pedi um esclarecimento ao companheiro "mutley" sobre
os "pequenos vencimentos" dos trabalhadores da empresa, mais nada E A RESPOSTA NÃO É DÍFICIL

mutley escreveu:

para terminar: nenhum trabalhador quer fazer greve porque até perde parte do seu pequeno vencimento e estas coisas não são decididas de animo leve

keijas

Registado: 17/5/2008 19:41

por Quimporta » 28/8/2009 18:14

keijas Escreveu:
mutley Escreveu:

para terminar: nenhum trabalhador quer fazer greve porque até perde parte do seu vencimento e estas coisas não são decididas de animo leve como as fabricas de o sr X fecha este ano para abrir com outro nome no ano seguinte.

Por acaso podes informar qual é a média (do seu pequeno) vencimento dos trabalhadores da Groundforce, o real, aquele que recebe no fim do mês, ou por outra, a média do que levam mensalmente,como pagamento do tempo que estiveram(!!!)na empresa.
Obrigado pela informação

keijas

Keijas,

Essa é uma pergunta difícil. Ignoro completamente.
De todos os modos não acho que nos leve a lado nenhum. Ganhem muito ou pouco na Groundforce e na TAP ambas estariam falidas se não fosse o orçamento de Estado. Porque aí é que entrava a grande piada cósmica da gestão: se ganharmos demais vamos todos juntos para o desemprego. Se formos tão bons que os lucros até dão para irmos às compras de avião, até podemos ganhar mais ainda!

No caso da Groundforce está a preparar-se uma carnificina nos trabalhadores. Isso não duvido. Procuremos com tempo soluções para isso! E o direito à greve é justíssimo. Mas é saturante o tempo que já leva a TAP de greves, ou ameaças sucessivas, no Verão e no Natal. Alguém pode confiar numa empresa assim?! É que ainda por cima fica caro!
Abraço

por axman » 28/8/2009 17:39

A diferença é que se o accionista fosse privado e os funcionários tivessem o atrevimento de parar a actividade da empresa, a mesma faliria e todos iriam parar ao desemprego. Como o accionista somos nós, já se pode fazer toda esta macacada e no processo prejudicar milhares de passageiros..
É este o pior vício da coisa pública.. como é de todos não faz mal estragar mais um bocadinho; até à bancarrota total.

Registado: 1/8/2009 0:16

por keijas » 28/8/2009 15:46

mutley Escreveu:

Obrigado pela informação

keijas

Registado: 17/5/2008 19:41

por mutley » 28/8/2009 15:23

Concordo, eu pessoalmente Não gosto do sr Fernando Pinto, mas também não vejo ninguém melhor para o lugar, não quero é mais ninguém ligado aos aparelhos partidários, porque isso é uma verdadeira catástrofe.

A TAP não presta um mau serviço pode ser considerada uma companhia mediana com índices de segurança bons, como a generalidade das companhias portuguesas.
O problema da groundforce é complexo de resolver, mas pode ser solucionado, os trabalhadores querem manter os seus postos de trabalho, eles talvez sejam a parte mais interessada numa solução, estou em querer que aceitavam redução de ordenado e redução de horários se tal contribui-se para a solução do problema e a manutenção do seu posto de trabalho.

Agora para o trabalhador comum o que é difícil de aceitar, é que empresas em situação difícil, e tentando sobreviver mantenham todas as regalias e complementos de vencimento dos seus quadros intermédios superiores. Isso é contra producente e gera um sentimento de revolta e intolerância entre os trabalhadores, que agora são colaboradores (porque trabalhadores tem uma conotação muito há esquerda)

Bem e para concluir o estremar de posições nunca foi bom para ninguém o dialogo é sempre melhor, o sr.Fernando Pinto devia dialogar mais em vez de tentar impor pela força, e falar de guerra contra a companhia, na tentativa de virar a opinião publica.

De qualquer forma gostei desta troca de ideias

por Elgenedy » 28/8/2009 14:48

otangas Escreveu: (...) (mesmo que a TAP seja o único (será?) acionista da Groundforce, são empresas distintas).

A TAP detem 49,9 (43,9 TAP + 6% Portugalia) e a Europartners tem 50,1%.

Fonte:GroundForce

Cumprimentos,

Elgenedy

Registado: 17/12/2002 22:25

por Quimporta » 28/8/2009 14:46

Caro mutley,

tás a puxar a conversa para o lado do conflito de interesses entre as partes.
Tudo o que dizes será totalmente certo, mas em si não me contradiz... Resulta de cada parte estar a olhar exclusivamente para a defesa dos seus legítimos interesses (eu assumo os meus, neste caso como cliente e contribuinte...), e até aí tudo bem.

Só que o tema de fundo, não é o que cada parte por si gostaria de possuir, e em tese, teria direito! Quanto a mim é que as empresas fazem sentido se tiverem estratégias viradas para o mercado, procurando e servindo bem novos clientes. Se assim for, têm lucros, podem pagar melhor e vivemos todos felizes para sempre.

A TAP, mesmo depois de semi-privatizada, nunca chegou a terminar a sua reestruturação, para se tornar uma verdadeira empresa: gerando e gerindo os seus recursos. Que se isso fosse feito à moda do grande capital traria um “banho de sangue” para os trabalhadores ninguém tem dúvidas. E convenhamos, aí os sindicatos (como o Estado, os tribunais, a imprensa…) prestam um papel insubstituível, para moderar os excessos do mercado entregue a si próprio. Mas ao fim destes anos todos ainda estarmos a pagar os prejuízos sucessivos de uma empresa, que ainda por cima (e também por isso…) presta um mau serviço chama-se o quê?

Ao fim destes anos todos, o mínimo que se esperaria era que já estivesse finalmente terminada a INEVITÁVEL convergência do modelo de gestão da TAP para a modernidade. Quem fechar os olhos a isto, vai a correr contra um muro… E ainda por cima cego…

Agora, caro mutey, vamos ser realistas. Toda agente concorda em abstracto com o que eu e tu dissemos, mas a realidade é um pouco mais complexa. A parte mais subjectiva nisto tudo é que eu acredito na competência do Fernando Pinto, e posso muito bem estar enganado. Haja quem discorde que eu fico todo contente…

Abraço,

por otangas » 28/8/2009 14:14

Posso estar enganado, mas este caso não pode ser considerado ilegal.

A TAP subcontrata uma empresa (Groundforce) para fazer o handling das bagagens (eventualmente outros serviços). Essa empresa não consegue fornecer o serviço para o qual foi contratada, logo a TAP procura obter esse serviço com o recurso a outra empresa (Portway).

O prejuízo desta greve tem que ser da Groundforce, a TAP não pode ser responsabilizada por qualquer ilegalidade (mesmo que a TAP seja o único (será?) acionista da Groundforce, são empresas distintas).

Registado: 25/3/2009 22:02

por mutley » 28/8/2009 13:50

Caro QuimPorta, imagina que és tu que estás a fazer greve pela manutenção do teu posto de trabalho (não estamos a falar de aumentos)porque tambem não tens aumentos á uns bons anos, porque até se eras funcionario da TAP perdeste regalias e direitos, e de facto a ultima arma que te resta é a greve. Mas de forma ilegal e injusta, o único poder que tens é esvaziado e só te resta aceitar tudo o que te querem impor de uma forma legal ou ilegal! porque nestes casos a justiça é secundaria.

Agora outra perspectiva: o empobrecimento dos trabalhadores e o aumento do desemprego estão a enfraquecer a nossa economia, porque se um trabalhador deixa de receber deixa de ser um consumidor! ou então passa a ser sustentado pelo estado o que é um problema ainda maior.

Em relação ao Sr. frenando Pinto, bom é bem melhor do que os anteriores, mas tem um pequeno problema para a economia nacional é que o sr. anda a eliminar postos de trabalho em Portugal para os disponibilizar noutros países (NOS QUEREMOS QUE UMA EMPRESA PUBLICA CRIE TRABALHO EM PORTUGAL), e também compra empresas no Brasil, que estão mais que falidas (não sei para o que) e arruma os resultados desastrosos nas contas, e diz que foi o preço dos combustíveis, a SATA também compra combustíveis e por acaso juntamente com a TAP e o prejuízo ente ano foi 100x menor que o da TAP e não voa 100x menos talvez valha a pena olhar para estes números.

para terminar: nenhum trabalhador quer fazer greve porque até perde parte do seu pequeno vencimento e estas coisas não são decididas de animo leve como as fabricas de o sr X fecha este ano para abrir com outro nome no ano seguinte.

TAP - finalmente a voar para os clientes...

por Quimporta » 28/8/2009 12:15

TAP confirma recurso à Portway para substituir funcionários em greve

André Soares, um dos assessores da transportadora, afirmando ainda que tal é “perfeitamente legítimo, porque é a TAP directamente, e não a Grounforce, que está a substituir os seus trabalhadores”.

Segundo André Soares, o reforço do contingente dos trabalhadores temporários “é uma situação normal”, acrescentando que este reforço não representa um volume de trabalhadores extraordinário e que é habitualmente realizado em períodos de greve.

“É óbvio que numa situação de greve se reforce e se tente acautelar que a operação decorre dentro da normalidade”, disse.

http://economia.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1398127

Não sei se é legal ou não, mas como cliente da TAP fico fora de mim quando se fazem greves nas alturas em que o país e os clientes estão mais dependentes.
É como quem come a galinha dos ovos de oiro...

Não escondo uma satisfação especial por constatar que uma greve com 100% de adesão não chegue para cancelar um voo que seja!

Sempre gostei do Fernando Pinto. Voou sobre vários governantes e gestores públicos medíocres, com o distanciamento que lhes dão as pessoas proactivas e competentes. Mesmo com o vencimento congelado, mantém uma rota rumo aos interesses dos clientes e fim do desperdício do dinheiro público.

Ainda espero um dia ver a TAP na bolsa... Sinal de que seria uma empresa e não um albergue de acomodados. Com todo o respeito pelos trabalhadores da Groundforce e do Grupo que não quadram neste perfil, e devem ser muitos.

Pode haver quem tenha saudades dos tempos da "intervenção"?!?

Poder pode, mas não é a mesma coisa...

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], carlosdsousa, Google [Bot], peterteam2 e 60 visitantes