Qual o seu sentimento de médio-prazo?
mnfv Escreveu:Refiro-me que o normal seria o sentimento bulish estar associado ao bullmarket porque não creio que haja ninguém que pense que o mercado vá cair e invista.
Estás a simplificar em demasia. O mercado e a questão do sentimento é mais complexa do que o que aqui traduzes...
Mas mesmo que queiras simplificar, hás-de reparar que em praticamente todo o tempo nesse Bull Market existiram mais Bulls que Bears.
Grande parte do tempo houve apesar de tudo sempre um número considerável de Bears (exceptuando na fase inicial mais vincada). Mas também notarás (embora este gráfico muito concentrado possa não permitir vê-lo bem) que esse Bull Market foi durante grande parte do tempo um Bull Market muito lento e moderado (foi algo que eu disse até muitas vezes quando ele estava a decorrer).
Portanto, os dados são realmente coerentes: mais bulls que bears (e o mercado sobe) mas numa relação mais equilibrada que o habitual (e o bull market foi mais lento que o habitual).
Em todo o caso, não é estritamente necessário que haja mais Bulls que Bears para o mercado subir (embora seja isso que ocorra a maior parte do tempo).
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Refiro-me que o normal seria o sentimento bulish estar associado ao bullmarket porque não creio que haja ninguém que pense que o mercado vá cair e invista.
Como editei à pouco o meu post, acrescentei que só se explica se o voto de um pequeno investidor valer tanto como o de um gestor de fundos de milhões (smart money).
Como editei à pouco o meu post, acrescentei que só se explica se o voto de um pequeno investidor valer tanto como o de um gestor de fundos de milhões (smart money).
MarcoAntonio Escreveu:mnfv Escreveu:Essa discrepância leva-me a crer que a amostra que gera esses indicadores não é representativa da população que investe em bolsa.
Porque dizes isso? Aliás, a que discrepância ao certo te estás a referir?
mnfv Escreveu:Essa discrepância leva-me a crer que a amostra que gera esses indicadores não é representativa da população que investe em bolsa.
Porque dizes isso? Aliás, a que discrepância ao certo te estás a referir?
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Essa discrepância leva-me a crer que a amostra que gera esses indicadores não é representativa da população que investe em bolsa.
Se o meu voto contar tanto como o de um gestor de fundos que move €€€ já se percebe, mas então devia haver uma ponderação do voto ao volume investido.
Se o meu voto contar tanto como o de um gestor de fundos que move €€€ já se percebe, mas então devia haver uma ponderação do voto ao volume investido.
Editado pela última vez por MNFV em 3/9/2009 16:35, num total de 1 vez.
Pois, eu já comentei isso nas semanas anteriores. Em relação ao anterior Bull Market há duas coisas a apontar: não terminou em euforia; existiu sempre um sentimento bearish latente bastante pronunciado.
Já o outro Bull Market anterior a esse terminou em euforia.
Outra coisa que se poderá notar é que o número de Neutros decresceu bastante na última década (tendo essencialmente ocorrido uma transferência desses para Bearish).
Já o outro Bull Market anterior a esse terminou em euforia.
Outra coisa que se poderá notar é que o número de Neutros decresceu bastante na última década (tendo essencialmente ocorrido uma transferência desses para Bearish).
Esta votação está a terminar mas aqui ficam os dados da votação semelhante da AAII para referência futura:
Em anexo, um gráfico a 10 semanas com mais de uma década do indicador, para uma perspectiva global.
AAII Sentiment Survey
Bullish - 38%
Neutral - 24%
Bearish - 38%
Em anexo, um gráfico a 10 semanas com mais de uma década do indicador, para uma perspectiva global.
- Anexos
-
- bullbearaaii3.PNG (46.6 KiB) Visualizado 1250 vezes
(...)
nos 6 meses se fosse noutras alturas eu dizia que era bull,mas como isto anda nao posso me afirmar nos 6 meses,portanto nos proximos 2 meses que è setembro e outubro a minha visao de ver os mercados è de quedas,novembro e dezembro nao sobe nem desce,e entao se nao vier por ai uma màs noticias de falencia de bancos ou coisa parecida,o janeiro e fevereiro de 2010 poderà ser o começo de um ano bull para os mercados accionistas.antes de 2010 nao creio que estejamos em bull mas sim dum raly,que agora esta a andar para tràs, que pode ser violento visto que o raly tambem foi violento nas subidas,mas atençao nao acredito em uma ida aos minimos de março nem tao pouco la a beira.abraços.
- Registado: 29/2/2004 22:20
É impressão minha os bears subiram ontem e hoje?!
abraços
artista

abraços
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
CrashXXI Escreveu:Marco
Quando é que acaba a sondagem?
Acaba sexta-feira (tem a duração de uma semana).
CrashXXI Escreveu:Estou admirado pelo, relativamente, baixo nível de participação; costuma ser a estes níveis?
Sim, é normal. A experiência diz-nos que só cerca de 1/10 das pessoas vota (eventualmente um pouco mais, mas será +/- dessa ordem de grandeza).
Ainda para mais nesta altura em que ainda haverá algumas pessoas de férias. De qq das formas, uma votação extremamente votada aqui seria algo como 200 e tal votos.
Marco
Estou admirado pelo, relativamente, baixo nível de participação; costuma ser a estes níveis?
É certo que quem vota devem ser, predominantemente, aqueles mais convictos nas suas convicções (passe a redundância)
Mas, continuando a votação, é muito natural, pelo desenrolar, das últimas sessões, que haja uma significativa mudança de sentimento!
Será interessante ver até que ponto.
Estou admirado pelo, relativamente, baixo nível de participação; costuma ser a estes níveis?
É certo que quem vota devem ser, predominantemente, aqueles mais convictos nas suas convicções (passe a redundância)
Mas, continuando a votação, é muito natural, pelo desenrolar, das últimas sessões, que haja uma significativa mudança de sentimento!
Será interessante ver até que ponto.
A votação continua activa...

MarcoAntonio Escreveu:Cada registo só pode votar uma vez. Este tipo de votação tenho colocado ainda com uma validade de 1 semana (pode-se votar durante uma semana, após isso a votação fica fechada).
Não esperaria outra coisa, Marco.
Apenas achava importante esse esclarecimento explícito, para todos.
(Eventualmente eu é que estarei em falha, porque já deve ter havido, anteriormente, este mesmo esclarecimento)
Abraço
Crash
Cada registo só pode votar uma vez. Este tipo de votação tenho colocado ainda com uma validade de 1 semana (pode-se votar durante uma semana, após isso a votação fica fechada).
quase 60%
É impressionante a força dos Touros.
como Urso de +/- curto prazo eu deveria estar ( ? ) estou ( ? ) contente!
Só uma questão (importante), à Administração do fórum:
Cada um apenas pode votar uma única vez no sistema (estou correcto?), dado que, se contrário fosse, deturparia e invalidaria totalmente a sondagem!?
Nota: é uma pergunta, quase que absurda no contexto da qualidade do fórum e do cuidado da respectiva Adm., mas de relevante importância, nem que seja para desfazer qualquer tipo de dúvidas!
Abraços
Crash

É impressionante a força dos Touros.
como Urso de +/- curto prazo eu deveria estar ( ? ) estou ( ? ) contente!

Só uma questão (importante), à Administração do fórum:
Cada um apenas pode votar uma única vez no sistema (estou correcto?), dado que, se contrário fosse, deturparia e invalidaria totalmente a sondagem!?
Nota: é uma pergunta, quase que absurda no contexto da qualidade do fórum e do cuidado da respectiva Adm., mas de relevante importância, nem que seja para desfazer qualquer tipo de dúvidas!
Abraços
Crash
MarcoAntonio Escreveu:Agora, eu compreendo que para alguns investidores 6 meses lhes pareça muito tempo. Mas em termos de mercado não é, trata-se apenas de uma ilusão criada quando passamos muito tempo a olhar para os mercados, algo contra o qual eu até aconselharia - numa nota pessoal, de opinião - a evitar pois vejo grandes benefícios em se filtrar mentalmente o que vai ocorrendo no imediato...
É bem verdade.
O nervosismo do "tempo real", finta a noção sensata do tempo e, por vezes, faz-nos esquecer a "grande imagem"!
(Editado) Por vezes sou apanhado nessa ratoeira!

Confesso que não consigo entender porque é que não tem interesse nenhum. Porque é que 1 ou 2 meses tinha mais interesse (é que curiosamente, para mim tem menos interesse dado que quanto menor o prazo temporal, mais voláteis são as expectativas e mais sensíveis ao ruído estaremos).
Depois, dizes que nos dias que corre, seis meses é longo-prazo. Discordo completamente e nem sequer encontro grande sustentabilidade para tal coisa: a actual tendência de alta (bem consistente por sinal) dura há 5 meses e ainda não terminou. A anterior tendência de baixa durou 17 meses.
A única coisa que realmente mudou de forma drástica nos últimos tempos foi a volatilidade (o que presumivelmente vai baixar progressivamente ao longo do tempo, aliás já o está a fazer) mas não a duração dos movimentos que continua dentro do normal.
O último Bear Market, se assumirmos que já terminou só por uma questão académica em termos do ponto que levantaste, está de resto perfeitamente dentro da dimensão normal/habitual...
Quanto ao movimento de alta, se se trata de uma correcção então até é uma correcção maior que o normal (e não menor).
Agora, eu compreendo que para alguns investidores 6 meses lhes pareça muito tempo. Mas em termos de mercado não é, trata-se apenas de uma ilusão criada quando passamos muito tempo a olhar para os mercados, algo contra o qual eu até aconselharia - numa nota pessoal, de opinião - a evitar pois vejo grandes benefícios em se filtrar mentalmente o que vai ocorrendo no imediato...
Depois, dizes que nos dias que corre, seis meses é longo-prazo. Discordo completamente e nem sequer encontro grande sustentabilidade para tal coisa: a actual tendência de alta (bem consistente por sinal) dura há 5 meses e ainda não terminou. A anterior tendência de baixa durou 17 meses.
A única coisa que realmente mudou de forma drástica nos últimos tempos foi a volatilidade (o que presumivelmente vai baixar progressivamente ao longo do tempo, aliás já o está a fazer) mas não a duração dos movimentos que continua dentro do normal.
O último Bear Market, se assumirmos que já terminou só por uma questão académica em termos do ponto que levantaste, está de resto perfeitamente dentro da dimensão normal/habitual...
Quanto ao movimento de alta, se se trata de uma correcção então até é uma correcção maior que o normal (e não menor).
Agora, eu compreendo que para alguns investidores 6 meses lhes pareça muito tempo. Mas em termos de mercado não é, trata-se apenas de uma ilusão criada quando passamos muito tempo a olhar para os mercados, algo contra o qual eu até aconselharia - numa nota pessoal, de opinião - a evitar pois vejo grandes benefícios em se filtrar mentalmente o que vai ocorrendo no imediato...
Re: Qual o seu sentimento de médio-prazo?
Marco, 6 meses nos dias que correm, é longo prazo.
Nos últimos 6 meses, tivemos o mundo a acabar, e o colapso do mundo ocidental e agora temos máximos, e bull nunca visto.., isto em menos de 6 meses.
Deveria fazer a votação para 1 mês, ou 2 no máximo.
Caso contrário, esta votação será pouco útil.
Penso eu de que...
Nos últimos 6 meses, tivemos o mundo a acabar, e o colapso do mundo ocidental e agora temos máximos, e bull nunca visto.., isto em menos de 6 meses.
Deveria fazer a votação para 1 mês, ou 2 no máximo.
Caso contrário, esta votação será pouco útil.
Penso eu de que...
MarcoAntonio Escreveu:Como já surgiram vários pedidos nos últimos dias, aqui fica uma votação (com a duração de uma semana) para tentar aferir o sentimento dominante aqui no Caldeirão.
Qual o seu sentimento de médio-prazo (próximos 6 meses) para o mercados accionistas?
Note-se que esta votação é diferente da votação anterior que perguntava especificamente acerca da possibilidade de novos mínimos.
- Registado: 12/5/2009 23:07
MarcoAntonio Escreveu:Aqui, os investidores serão bastante influenciados pelo mercado nacional, mas não creio que a maioria também não tenha em mente, nem que seja de forma indirecta, o comportamento dos mercados internacionais (nomeadamente e em especial o americano).
Espero que não caiam no "erro" de só olhar para o nosso, como acontecia, muito, no passado!
Um aparte
É curiosa a forma como, no AAII, questionam os investidores!
Interpretando à letra, da forma como é feita a pergunta (leiam-na com atenção), eu responderia: "eu também acho que serão qualquer uma das três!" ou, em alternativa, "discordo, nenhuma das três se realizará!"

- Anexos
-
- AAII-Sentence.PNG (5.07 KiB) Visualizado 2318 vezes
Ao AAII respondem investidores individuais americanos, provavelmente têm em mente essencialmente os índices americanos (embora a pergunta seja colocada de forma genérica, tal como fiz aqui).
Aqui, os investidores serão bastante influenciados pelo mercado nacional, mas não creio que a maioria também não tenha em mente, nem que seja de forma indirecta, o comportamento dos mercados internacionais (nomeadamente e em especial o americano).
Convém referir que a experiência passada com vários outros inquéritos que fizemos aqui (houve um período em que se fez isso de forma regular), de uma forma geral os números saiam muito parecidos (em algumas semanas, extremamente parecidos). Se quiserem comparar, os inquéritos desse período estão guardados aqui e em grande parte deles está lá referido o resultado do AAII survey na mesma semana:
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... m.php?f=31
Contudo, apesar dessa similitude passada, a votação desta semana em concreto está a divergir bastante do último resultado do AAII (34% bull, 17% neutral, 49% bearish).
Aqui, os investidores serão bastante influenciados pelo mercado nacional, mas não creio que a maioria também não tenha em mente, nem que seja de forma indirecta, o comportamento dos mercados internacionais (nomeadamente e em especial o americano).
Convém referir que a experiência passada com vários outros inquéritos que fizemos aqui (houve um período em que se fez isso de forma regular), de uma forma geral os números saiam muito parecidos (em algumas semanas, extremamente parecidos). Se quiserem comparar, os inquéritos desse período estão guardados aqui e em grande parte deles está lá referido o resultado do AAII survey na mesma semana:
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... m.php?f=31
Contudo, apesar dessa similitude passada, a votação desta semana em concreto está a divergir bastante do último resultado do AAII (34% bull, 17% neutral, 49% bearish).
Quem está ligado: