
Elias Escreveu:Silly Season, caro Pastel
Ah, ok..
Pensava que já tinha acabado, agora que já voltou o futebol e a política

Fórum dedicado à discussão sobre os Mercados Financeiros - Bolsas de Valores
http://teste.caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/
http://teste.caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?f=3&t=70413
Elias Escreveu:Silly Season, caro Pastel
Elias Escreveu:A parte que eu gosto mais é a dos 30 amigos
Merkel diz que jantar pago a banqueiro foi assunto de Estado
Pedro Duarte
27/08/09 10:37
A chanceler alemã rejeitou as críticas por ter usado dinheiro dos contribuintes para oferecer um jantar ao CEO do maior banco do país, já que foi uma “oportunidade” para falar com altos empresários.
Angela Merkel afirmou que o grande jantar efectuado em Abril de 2008 na chancelaria germânica com o CEO do Deutsche Bank, Joseph Ackermann, e mais 25 dos amigos, não se tratou de uma festa de aniversário, mas sim uma “oportunidade” de usar o 60º aniversário do banqueiro para efectuar “conversações” com figuras de proa da economia, cultura e educação do país.
“Sou alguém que tenta juntar sempre grupos que normalmente não se reúnem”, disse Merkel em entrevista ao canal de televisão N24.
A chanceler germânica, que enfrenta eleições legislativas em Setembro, tem estado a ser alvo de críticas por ter alegadamente usado o dinheiro dos contribuintes para dar uma grande festa de aniversário ao líder do maior banco do país.
No início do mês, Ackermann disse em entrevista à televisão que o jantar foi um favor pessoal por parte de Merkel e que foi “uma tarde maravilhosa” para si e para os seus amigos.
CEO do Deutsche Bank teve festa de aniversário paga pelos contribuintes
Joseph Ackermann, líder do maior banco alemão, terá celebrado os 60 anos com uma festa de luxo paga por Merkel (na foto) com dinheiros públicos.
As acusações da oferta de Merkel a Ackermann, que é agora conhecida na Alemanha como “Jantar para o Jo”, têm sido negadas pela chanceler germânica, noticia a edição de hoje do "Financial Times".
A mesma fonte nota, contudo, que o próprio Ackermann, que é o banqueiro mais poderoso da Alemanha, afirmou num documentário que foi para o ar este mês que a chanceler Merkel lhe havia oferecido um jantar.
“Ela disse-me que queria fazer algo por mim, que eu deveria convidar cerca de 30 amigos com quem gostaria de passar uma tarde na chancelaria. E eu tenho que admitir, foi uma tarde fantástica”, disse o CEO do Deutsche Bank.
A chancelaria alemã emitiu por seu turno um comunicado no qual nota que Ackermann “não celebrou o seu 60º aniversário na chancelaria (…). Em vez disso, a Chanceler aproveitou o aniversário (…) como uma oportunidade para realizar um jantar (…) com representantes empresariais e da sociedade”.
Fontes familiares com o evento disseram ao "Financial Times" que o evento incluiu 25 convidados, que incluíram o CEO da BASF, Jürgen Hambrecht, e o líder da editora Springer Publishing, Mathias Döpfner, bem como líderes culturais, cientistas e jornalistas.
Contactado pelo jornal, uma fonte governamental disse que não poderia divulgar o custo do jantar, que foi pago a partir do orçamento de entretenimento da chancelaria germânica.
Em Setembro passado, Joseph Ackermann e a Chanceler Angela Merkel selaram um acordo no qual foi financiado o resgate da instituição de crédito Hypo Real Estate, numa operação que muitos economistas consideram ter evitado a destruição do sistema financeiro alemão.