Essas zonas, agora seladas, do convento, só vem confirmar que não há mitos, mas sim realidades !
Caso contrário seriam as autoridades, inclusive militares, que viriam esclarecer o assunto.
Há muita informação e contra informação.
É mesmo verdade, o convento de Mafra, tem zonas habitadas por criaturas horrendas, nos seus tuneis subterraneos e alas seladas.
Não é mito, é pura verdade, e assim confirmo o que esse meu parente contou.
As autoridades é que temem que aventureiros queiram entrar clandestinamente nessas zonas, correndo por isso risco de vida.
razalas Escreveu:Só agora reparei no tópico, curiosamente depois de efectuar uma busca sobre o assunto.
Já lá vão alguns anos.
Aquando do serviço militar obrigatório fui para Mafra durante uma semana.
Quanto ao que é mito ou que poderá ser realidade gostaria de dizer o seguinte:
Existem na realidade ratos em Mafra de enormes dimensões, eu vi de tamanho bem acima do normal, diria do tamanho de um pequeno coelho. É ou era frequente ver ratos mortos na zona do quartel. Havia tambem ratos que não eram cinzentos. Um "camarada" de armas afirmou ter visto ratos albinos.
Também é verdade que existem zonas que estão seladas. Onde antes eram portas existe agora paredes.
Quanto ao que não posso confirmar mas na realidade me contaram por lá durante essa semana, posso dizer o seguinte, sendo que não sei se é verdade ou não pois não o vi:
Contaram-me de dois soldados colocados nos tuneis com lança-chamas que morreram. (a mim parece-me falso).
Contaram-me do estudo da Bayer, e que se teria de evacuar a zona num raio de 30KM. (não comento).
Contaram-me de ratos que foram colocados nos tuneis e não mais voltaram. (acredito que tenham mandado para lá meia duzia de bichanos.)Creio não ser fácil a um gato matar ratos com a dimensão dos que vi.
Contaram (pessoal da fascina), que na realidade os restos de comida eram lançados por um alçapão para a rataria.Agora quanto a ser para que os bichanos não venham para cima é falso.
Contaram ainda que penduravam bocados de carne com uma corda e que a corda era cortada. (não me parece difícil que um rato roa uma corda).
Para terminar, existem alguns mitos acerca do convento, como o de ter tuneis que vão até à Ericeira e que serviam para os barcos descarregarem pedra para a construção do convento.(creio que já foi desmentido).
De uma coisa é certa, o rato é um animal que procria e espalha a uma velocidade alucinante. Ora sendo verdade tambem que existem subterrâneos por de baixo do convento, não será difícil de adivinhar que devem existir muitos, e ponham muitos nisso.
Creio tambem que é estranho que as entidades oficiais nunca tenham explicado o porquê da selagem de algumas zonas do convento (andares inferiores).
Nada mais posso acrescentar, até porque não quero alimentar o mito, mas lá que gostava que explicassem algumas coisas lá isso gostava.