Bom dia,
Na minha modesta opinião, julgo que a inversão do actual sentido dos mercados vai iniciar os seus sinais quando:
- O problema da liquidez for resolvido, ou seja, que os bancos comecem a confiar uns nos outros e o capital volte a circular.
Penso que o caminho foi iniciado, dai a queda nas taxas de juro, o BCE bem podia baixar o juro, se a confiança não aumenta, os bancos não deixam o capital circular, e o que circula é a preços pouco razoáveis, logo Euribor lá em cima.
- Os juros continuarem a baixar, que tem como consequência um aliviar dos encargos das famílias (poucos são os que não tem crédito à habitação), e volta a permitir investimento de por parte das empresas que voltam a ter condições de se financiar.
- Petróleo, na minha opinião não pode voltar aos valores deste verão. O petróleo relativamente barato vai mais tarde ou mais cedo repercutir-se nos custos de produção, e mesmo na hipótese dessa baixa de custos não chegar ao consumidor final (o que acredito poder acontecer, mas nunca na sua plenitude) vai permitir às empresas terem margens mais confortáveis e consequentemente voltar a crescer e a investir.
- No meio de toda esta crise, de alguma forma separou-se o trigo do joio, e quem sobrevive é porque estava efectivamente mais preparado, logo acredito que o crescimento dos sobreviventes vai ser forte e saudável.
- O desemprego, penso ser aqui a grande questão, a inversão da tendência irá na minha opinião marcar o retorno de um bullmarket.
Em resumo, acredito que com o petróleo a manter os valores actuais, o juro a descer (confiança entre as instituições financeiras) vai permitir uma folga nos orçamentos das famílias e empresas que permitirá restaurar a confiança necessária (logo consumo) para sairmos deste bearmarket, mas tudo isto só se o desemprego parar de crescer, enquanto a tendência de alta no desemprego não desaparecer, por aqui ficamos, quando inverter, e se tudo o mais acima descrito mantiver o caminho que se está a formar, estamos fora desta crise.
um abraço, e desculpem qualquer coisinha, sou somente um curioso nestas matérias.
Luca