Curiosa correlação de preços

Economia
Portugal tem a segunda inflação mais baixa da OCDE
Pedro Duarte
04/08/09 11:00
--------------------------------------------------------------------------------
Nos seis primeiros meses do ano, os preços apresentaram uma diminuição nas economias mais avançadas.
Collapse Notícias Relacionadas
Deflação ou Inflação? 17/04/09
Alan Greenspan diz que a inflação é a verdadeira ameaça 29/06/09
Inflação na zona euro nunca tinha sido negativa 30/06/09
Inflação em Portugal terá atingido em Junho o valor mais baixo do ano 11/07/09
Collapse Comunidade
Partilhe: Os preços no consumidor em Portugal recuaram 1,6% em Junho, uma quebra que foi apenas superada pela Irlanda, entre os trinta países que compõe a OCDE.
A inflação irlandesa caiu 2,2% em Junho, nota a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) em comunicado hoje divulgado.
Excluíndo os valores voláteis dos preços da Energia e da Alimentação, a inflação em Portugal foi de 0,5% em Junho, sendo que apenas quatro países registaram uma inflação mais baixa, nomedamente a Finlândia (subida de 0,4% da inflação) e a Irlanda, Suécia e Japão, países que registaram evoluções negativas dos seus índices de preços no consumidor de -5,0%, -1,0% e -0,5%, respectivamente.
A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) nota também que os preços recuaram 0,1% em Junho relativamente ao período homólogo do ano passado, devido à variação dos preços do petróleo.
Se forem excluídos dos cálculos os valores voláteis dos preços da Energia e da Alimentação, a inflação nos países que integram a OCDE subiu 1,7% em Junho face ao mesmo mês de 2008, revelou a instituição em comunicado.
A influência dos preços do petróleo
A mesma fonte precisa que esta inflação negativa surge depois dos preços terem registado um aumento homólogo de 0,1% no mês anterior. Em termos mensais, a inflação subiu 0,4% em Junho face a Maio.
“Grande parte da tendência recente da inflação tem sido orientada pela volatilidade dos preços do petróleo, que atingiram valores recorde durante o Verão de 2008, sublinhando a necessidade de precauções durante a interpretação do valor negativo verificado em Junho de 2009”, alerta a OCDE.
Assim, a OCDE nota que os preços da Energia apresentam uma quebra de 15,5% entre Janeiro e Junho deste ano, enquanto que os preços da comida subiram 1,8% no mesmo período.
O documento nota que, enquanto na zona euro a inflação foi negativa em 0,1% em Junho, nos EUA o mesmo indicador apresentou uma quebra de 1,4% de Janeiro a Junho e no Japão os preços no consumidor recuaram 1,8% nos seis primeiros meses do ano.
DE