cannot Escreveu:Qqr curso de eng. deve ter mais de 75% das cadeiras com uma componente de matemática bastante avançada.
Ó PATA!
O que eu disse foi "componente matemática bastante avançada" e isto significa que é mais do que calcular uns somatórios e aplicar umas distribuições estatísticas.
É óbvio que a matemática está em (quase) todo o lado, (quase) tudo está baseado na matemática! (eu acho mesmo que será única linguagem verdadeiramente universal).
O que eu queria focar, tenho dito isto desde o início deste tópico, é que existem muitos níveis de se usar a matemática (dependem do nível de compreenção que se tem). Para além disso ainda existe o ser matemático que é bastante diferente. Os matemáticos geralmente fazem o trabalho de investigação sem se preocuparem com as aplicações, é investigação de base. São eles que desenvolvem os métodos e conceitos e os provam.
Os outros (eu o vocês) apenas usam o que os matemáticos já desenvolveram e provaram. Destes nem todos percebem exactamente as bases dos métodos, os pressupostos, e muito menos as justificações (as demonstrações). Isto vai limitar a compreenção dos modelos (em economia por exemplo) que estás a usar ou criar, e logo dificulta perceber as limitações.
Quanto mais profundo for o teu conhecimento (sem seres matemático) melhor o aplicas a qqr coisa. A verdade é que toda a matemática tem limitações mas nem todos as conhecem ou percebem.
Dou-te um exemplo. Num outro tópico o Cem explicava a algém que a probabilidade de teres N trades "certos" num sistema que tem probabilidade de "acertar" P é P^N. Isto é verdade supondo que cada trade é independente do anterior, o que não é verdade na prática. É óbvio que pode ser uma boa apróximação para se usar mas não é uma verdade absoluta, é uma aproximação. ISto é um exemplo muito simples, que se calhar todos sabem mas siplificam, mas se não souberem pode causar problemas aborrecidos.
Como neste exemplo simples podes ir aprofundando o teu conhecimento e a escala deste conhecimento é muito mais ampla do que pode parecer.
Eu não conheço a fundo o curso de economia mas não tenho a mínima dúvida que um curso de eng oferece dá uma formação base em mat. muito melhor.
Abraço
ps - Pata, que tal o teu novo sistema de som, funciona bem?
