Página 1 de 1

Offtópic - Berlusconi rouba túmulos fenícios

MensagemEnviado: 25/7/2009 9:48
por limpaesgotos
http://www.correiomanha.pt/noticia.aspx ... 0000000091

25 Julho 2009 - 00h30

Itália: Novo escândalo ameaça primeiro-ministro
Berlusconi rouba túmulos fenícios

Como se não bastasse o escândalo sexual, o primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, é agora assombrado por túmulos com milhares de anos. Numa das últimas gravações realizadas pela ********** Patrizia D’Addario, e reveladas pela revista ‘L’Espresso’, ouve-se Berlusconi mostrar aos visitantes da sua casa na Sardenha uma cave "com 30 tumbas fenícias do ano 300 antes de Cristo". A oposição exige explicações sobre um achado de importância mundial escondido das autoridades arqueológicas.


A gravação dá conta de uma espécie de visita guiada a Villa Certosa, palco de algumas das já famosas orgias de Berlusconi. "Aqui está a fábrica de gelados", diz o primeiro--ministro, no papel de cicerone, "este é o lago [...], aqui está o esqueleto de uma baleia e aqui em baixo descobrimos 30 túmulos".

No momento em que revela o achado arqueológico, a voz de Berlusconi mantém o mesmo tom casual, como se as tumbas – capazes, segundos os especialistas, "de fornecer dados importantíssimos pa-ra o conhecimento da expansão fenícia na Sardenha" – fossem apenas mais uma peça do mobiliário da mansão.

O ‘Corriere della Sera’ refere que a lei italiana exige que qualquer descoberta arqueológica em propriedade privada seja de imediato comunicada às autoridades. O Partido Democrata (PD) exigiu por isso explicações ao governo. "Imaginamos que Berlusconi tenha respeitado os procedimentos legais e tenha encetado a recuperação das tumbas", referiu Manuela Ghizzoni, acrescentando, com ironia: "Mas é curioso que a comunidade científica ignore uma descoberta de tamanha importância."

A Associação Nacional de Arqueólogos confirmou desconhecer o achado, e manifesta esperança de que tudo seja feito para "respeitar os procedimentos legais para preservação do património".

REVISTA DENUNCIA "DUPLA MORAL" DO PRIMEIRO-MINISTRO

A ‘L’Espresso’, revista que tem vindo a publicar as gravações das orgias do primeiro-ministro, endureceu os ataques a Silvio Berlusconi. Num artigo intitulado "Segredos e mentiras", acusa esta semana o primeiro-ministro de ter uma "dupla moral", baseada em "vícios privados e públicas virtudes". "Olhado pela fechadura, o primeiro-ministro é bem diferente do conservador que legisla com base em Deus, Pátria e Família", refere a revista, lembrando os projectos de lei para "prender os frequentadores de prostitutas".

PORMENORES

MENOS POPULAR

Berlusconi tenta minimizar o impacto do escândalo, mas a sua popularidade está em quebra. Uma sondagem revelou terça-feira que, pela primeira vez desde a reeleição, em 2008, está abaixo dos 50%.

ORGASMO DEMORADO

Numa das conversas picantes reveladas pela imprensa entre Berlusconi e Patrizia D’Addario, esta elogia a sua performance e ele responde que sempre teve dificuldade em atingir o orgasmo.

F. J. Gonçalves com agências