Buffett está a ganhar mais de 2 mil milhões de dólares no Goldman Sachs
23/07/2009
No auge da crise financeira, o Goldman Sachs conferiu ao investidor Warren Buffett a opção de comprar 5 mil milhões de dólares de acções ordinárias do banco ao preço unitário de 115 dólares em qualquer altura num período de quatro anos. Hoje, as acções superaram os 162 dólares em Nova Iorque, pela primeira vez desde o colapso do Lehman Brothers em Setembro, o que significa que se Buffett as comprasse de imediato, estaria a ganhar 2,09 mil milhões de dólares – um retorno superior a 40%.
O negócio remonta a Setembro do ano passado, quando o Goldman Sachs concordou em vender ao multimilionário, dono da Berkshire Hathaway, 5 mil milhões de dólares em acções ordinárias e mais 5 mil milhões de dólares de acções preferenciais, pagando um juro de 10%. Nessa altura, o Lehman tinha acabado de declarar falência e o Bank of America preparava-se para comprar o Merrill Lynch.
Agora, a diferença entre o “strike price” e o valor das acções representa um benefício de 2,09 mil milhões de dólares, salienta a Bloomberg.
“Deve ser bom ser-se Warren Buffett”, comentou à Bloomberg um professor de Finanças da Kogod School of Business em Washington, Gerald Martin. “Este valor contraria frontalmente aquelas pessoas que diziam que Buffett tinha ficado sem pé”, acrescentou.
Em Março passado, Buffett disse em entrevista à Bloomberg TV que a altura em que propôs garantias a empresas em apuros foi um momento que considerou como sendo de um “Pearl Harbor económico”.
O Goldman acabou por, mais tarde, receber também 10 mil milhões de dólares por parte do governo norte-americano no âmbito do plano de resgate destinado a comprar activos tóxicos de entidades em apuros.
O acordo celebrado com Buffett requer que o banco pague à Berkshire uma comissão de 10% se reembolsar as acções preferenciais antes de 2013. Recorde-se que as acções do Goldman quebraram a barreira dos 115 dólares em Ou tubro e caíram para 52 dólares a 20 de Novembro. Na sessão de hoje, seguiam em alta de 1,6% para 163 dólares.
O banco anunciou no dia 14 de Julho que os lucros do segundo trimestre atingiram 3,44 mil milhões de dólares.
General Electric também recebeu garantias de Buffett
Buffett também fez um investimento na General Electric em Outubro, concordando em comprar 3 mil milhões de dólares de acções preferenciais, com um pagamento de 10%, e com garantias para comprar 3 mil milhões de acções ordinárias a um “strike price” de 22,25 dólares.
A GE quebrou esse valor no dia seguinte ao acordo e ainda não recuperou. Na sessão de hoje, seguiam a ganhar 35 cêntimos para 11,98 dólares.
Buffett construiu a Berkshire ao longo de quatro décadas, a partir de uma fabricante têxtil que tinha entrado em processo de falência, transformando-a numa empresa com uma enorme diversificação das áreas de negócio, desde os seguros ao fabrico de doçaria.