
MarcoAntonio Escreveu:Então não creio que estejas a falar do mesmo que os senhores que estás a defender...
Eu não vou iniciar aqui um longo debate sobre economia (até porque não é dos temas em que me sinto mais à vontade) mas deixo contudo algumas notas:
> Historicamente, a inflacção - aquilo de que afinal te estás a queixar - tem sido baixa na última década tanto na Europa como nos Estados Unidos.
> A inflação também existia quando o Ouro era a "moeda de referência" (até creio - sem estar absolutamente certo - que em média era mais elevada do que actualmente).
Portanto, não me parece que estejas a falar da mesma coisa que o senhor que eu critiquei/comentei e que tu defendeste. Mas até posso estar equivocado...
Nota: eu não tenho uma opinião concreta sobre se o Ouro novamente como moeda de referência é uma boa solução actualmente e/ou se existem outras soluções potencialmente melhores.
A inflacção ter sido baixa nos últimos 10 ou 20 anos, é exactamente o argumento de alguns teóricos de hoje para nos convencerem que temos de viver com ela.
Sei que a tua formação é na área de engenharia, por isso ninguém melhor do que tu poderá compreender a importância, leia-se eventual perigo, de uma função exponencial. Penso que não preciso de dizer mais nada.
Vamos parar quando e onde?
Tal como tu, também não estou seguro que o regresso ao padrão ouro seja sequer possivel.
O padrão dolar é que me parece que está fortemente condenado a médio/longo prazo atendendo às atrocidades que têm sido cometidas nos últimos tempos.
É provavel que seja preciso pensar noutra coisa.
Termino aqui porque também não quero iniciar um debate sobre economia. Obrigado pela troca de ideias

Cumprimentos