Off topic - O Algarve Vazio
nunofaustino Escreveu:E provavelmente toda a gente concorda... o secretário de estado diz que 2009 foi o quarto melhor ano de sempre. Os empresários dizem que foi o pior dos últimos quatro... e ambos têm razão.
Eu acho que ambas as metodologias estão erradas.
Os empresários usam a taxa média de ocupação em queda para dizer que isto vai mal. Mas todos sabemos que se a procura aumentar 5% e o número de camas aumentar 10%, a taxa de ocupação diminui... por excesso de oferta! Por isso a taxa de ocupação não me parece um bom indicador porque pode produzir resultados enganadores.
O secr. de estado, por seu lado, usa as receitas totais para justificar que o ano foi um dos melhores. Mas estarão estes valores ajustados à taxa de inflação? Ao aumento da oferta ou do número de turistas? Ou é apenas um resultado bruto? Como pode ser comparado com o passado? Esta metodologia também não me parece correcta.
Em minha opinião seria necessário usar outro indicador que fosse "imune" a estas variações da oferta e da procura. Não sei muito bem qual, mas um indicador que simultaneamente referisse o número total de turistas (ou de dormidas) em termos absolutos e nunca em termos de percentagem de ocupação. Simultaneamente, talvez calcular a receita média por turista por dia de estadia (ajustando isto à inflação). Não havendo este indicador "neutro", cada um faz escolhe os indicadores que mais lhe convêm...
- Registado: 5/11/2002 12:21
Arte-Sacra Escreveu:Elias Escreveu:Bernardo Trindade contraria hoteleiros e diz que 2009 foi "quarto melhor registo de sempre"
26 de Janeiro de 2010 | 16:51
agência lusa
Bernardo Trindade, secretário de Estado do Turismo
O secretário de Estado do Turismo contrariou hoje os dados da maior associação hoteleira algarvia, que apontou 2009 como o pior ano turístico desde 1995, dizendo que se atingiu no Algarve o "quarto melhor registo de sempre".
Em causa está o balanço negativo feito segunda-feira pelo presidente da Associação dos Hotéis e Empreendimentos do Algarve (AHETA) acerca do ano de 2009, durante o qual a taxa de ocupação hoteleira registou uma diminuição de doze por cento em relação a 2008.
"Aquilo que é considerado pelo presidente da AHETA como o pior ano dos últimos quinze, eu contrario como o quarto melhor registo de sempre", afirmou hoje Bernardo Trindade em declarações à Lusa.
Segundo o governante, que se fundamenta em dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), entre Janeiro e Novembro de 2009 houve uma quebra de hóspedes no Algarve de 6,6 por cento relativamente a 2008.
Logo, os resultados de 508 milhões de euros em termos de proveitos obtidos naquele período de 2009 apenas são ultrapassados, diz Bernardo Trindade, pelas receitas atingidas nos anos de 2006, 2007 e 2008.
Admitindo que o ano que agora terminou foi "muito difícil", o secretário de Estado do Turismo sublinhou que é preciso procurar alternativas ao mercado britânico, em parte responsável pela quebra, devido à desvalorização da libra face ao euro.
"Estamos fortemente determinados em que, quer pela via do mercado nacional, quer pela via do mercado espanhol, possamos compensar as quebras no mercado inglês", concluiu Bernardo Trindade.
Maior Cego é o que não quer ver.
se vires o post do Djovarius acima, vês que ele concorda que o ano passado foi um dos melhores para ele...
E provavelmente toda a gente concorda... o secretário de estado diz que 2009 foi o quarto melhor ano de sempre. Os empresários dizem que foi o pior dos últimos quatro... e ambos têm razão.
Um abr
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!
Elias Escreveu:Bernardo Trindade contraria hoteleiros e diz que 2009 foi "quarto melhor registo de sempre"
agência lusa
O secretário de Estado do Turismo contrariou hoje os dados da maior associação hoteleira algarvia, que apontou 2009 como o pior ano turístico desde 1995, dizendo que se atingiu no Algarve o "quarto melhor registo de sempre".
Em causa está o balanço negativo feito segunda-feira pelo presidente da Associação dos Hotéis e Empreendimentos do Algarve (AHETA) acerca do ano de 2009, durante o qual a taxa de ocupação hoteleira registou uma diminuição de doze por cento em relação a 2008.
"Aquilo que é considerado pelo presidente da AHETA como o pior ano dos últimos quinze, eu contrario como o quarto melhor registo de sempre", afirmou hoje Bernardo Trindade em declarações à Lusa.
Segundo o governante, que se fundamenta em dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), entre Janeiro e Novembro de 2009 houve uma quebra de hóspedes no Algarve de 6,6 por cento relativamente a 2008.
Logo, os resultados de 508 milhões de euros em termos de proveitos obtidos naquele período de 2009 apenas são ultrapassados, diz Bernardo Trindade, pelas receitas atingidas nos anos de 2006, 2007 e 2008.
Admitindo que o ano que agora terminou foi "muito difícil", o secretário de Estado do Turismo sublinhou que é preciso procurar alternativas ao mercado britânico, em parte responsável pela quebra, devido à desvalorização da libra face ao euro.
"Estamos fortemente determinados em que, quer pela via do mercado nacional, quer pela via do mercado espanhol, possamos compensar as quebras no mercado inglês", concluiu Bernardo Trindade.
Maior Cego é o que não quer ver.

Bernardo Trindade contraria hoteleiros e diz que 2009 foi "quarto melhor registo de sempre"
agência lusa
agência lusa
AHETA – Balanço do Ano Turístico 09
Turismo:“2009 foi o pior, desde há 15 anos, para as empresas” no Algarve
25-01-2010 20:22:00
observatoriodoalgarve.com
O ano turístico de 2009 foi o pior dos últimos quinze anos no Algarve, com a taxa de ocupação hoteleira a registar uma diminuição de doze por cento em relação ao ano anterior, revelou hoje a AHETA, associação do sector da região.
O cenário é ainda mais negro do que o registado em 2004, ano em que as taxas de ocupação foram bastante baixas no Algarve, disse hoje em conferência de imprensa Elidérico Viegas, presidente da Associação dos Hotéis e Empreendimentos do Algarve (AHETA).
Segundo o representante dos empresários, esta descida acentuada não significa que em termos globais para o País tenham havido menos turistas ou receitas desde há quinze anos, significa que em termos médios para as empresas a situação "foi a pior" desde há quinze anos.
"A crise generalizada reflectiu-se numa descida bastante acentuada das taxas de ocupação e sobretudo nas receitas turísticas das empresas", afirmou Elidérico Viegas à margem da conferência de imprensa onde fez o balanço do ano turístico de 2009.
Por outro lado, salienta, a crise interna existente no Reino Unido - principal mercado emissor de turistas para o Algarve -, causada pela desvalorização da libra face ao euro, também afastou alguns turistas para destinos onde têm mais poder de compra.
Outro dado novo registado em 2009 foi o facto das unidades hoteleiras de três estrelas terem sido as que apresentaram as maiores taxas de ocupação, quando normalmente eram as de quatro e cinco estrelas.
A zona de Monte Gordo foi a que registou a taxa de ocupação média mais elevada do Algarve, com 76 por cento, seguindo-se Albufeira, com 55 por cento e Vilamoura e Quarteira, com 53 por cento.
Quanto a outras áreas do turismo, Elidérico Viegas salientou que se registou no Aeroporto de Faro, em 2009, uma redução de sete por cento no movimento total de passageiros face ao ano anterior.
Turismo:“2009 foi o pior, desde há 15 anos, para as empresas” no Algarve
25-01-2010 20:22:00
observatoriodoalgarve.com
O ano turístico de 2009 foi o pior dos últimos quinze anos no Algarve, com a taxa de ocupação hoteleira a registar uma diminuição de doze por cento em relação ao ano anterior, revelou hoje a AHETA, associação do sector da região.
O cenário é ainda mais negro do que o registado em 2004, ano em que as taxas de ocupação foram bastante baixas no Algarve, disse hoje em conferência de imprensa Elidérico Viegas, presidente da Associação dos Hotéis e Empreendimentos do Algarve (AHETA).
Segundo o representante dos empresários, esta descida acentuada não significa que em termos globais para o País tenham havido menos turistas ou receitas desde há quinze anos, significa que em termos médios para as empresas a situação "foi a pior" desde há quinze anos.
"A crise generalizada reflectiu-se numa descida bastante acentuada das taxas de ocupação e sobretudo nas receitas turísticas das empresas", afirmou Elidérico Viegas à margem da conferência de imprensa onde fez o balanço do ano turístico de 2009.
Por outro lado, salienta, a crise interna existente no Reino Unido - principal mercado emissor de turistas para o Algarve -, causada pela desvalorização da libra face ao euro, também afastou alguns turistas para destinos onde têm mais poder de compra.
Outro dado novo registado em 2009 foi o facto das unidades hoteleiras de três estrelas terem sido as que apresentaram as maiores taxas de ocupação, quando normalmente eram as de quatro e cinco estrelas.
A zona de Monte Gordo foi a que registou a taxa de ocupação média mais elevada do Algarve, com 76 por cento, seguindo-se Albufeira, com 55 por cento e Vilamoura e Quarteira, com 53 por cento.
Quanto a outras áreas do turismo, Elidérico Viegas salientou que se registou no Aeroporto de Faro, em 2009, uma redução de sete por cento no movimento total de passageiros face ao ano anterior.
Boa tarde,
Esses Hoteleiros dizem que é o pior dos últimos 30 anos.
Pois eu, digo: nunca esteve tão bom, nunca trabalhei tanto. E, noutro plano, há restaurantes cujos donos afirmaram que nunca tiveram um Julho tão bom.
O trabalho é tanto que nem tenho tido tempo para escrever nada do que queria aqui no Caldeirão.
Fenómenos....
Abraço com Sol
djovarius
Esses Hoteleiros dizem que é o pior dos últimos 30 anos.
Pois eu, digo: nunca esteve tão bom, nunca trabalhei tanto. E, noutro plano, há restaurantes cujos donos afirmaram que nunca tiveram um Julho tão bom.
O trabalho é tanto que nem tenho tido tempo para escrever nada do que queria aqui no Caldeirão.
Fenómenos....
Abraço com Sol
djovarius
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Sim, realmente caro AC, confesso que é muito lamentável, estando o AC a viver na republica delas...

AC Investor Blog Escreveu:corvo47 Escreveu:O que eu acho lamentável é que Portugal não explore com inteligência o que de melhor tem .A industria turística.
Portugal no seu conjunto tem uma grande diversidade e capacidade de oferta , só é pena que não explore isso da melhor forma possível.
Portugal no seu conjunto, incluindo ilhas é um pais maravilhoso.
Concordo perfeitamente com estas afirmações, lembro-me que á 4 anos ou mais, já nem me lembro BEM, fui a tenerife...e numa conversa de guia turistico aconselharam-me a deslocar a uma plantação de bananas lá no NORTE em Puerto de la Cruz. Quando cheguei lá só me apetecia BATER com a cabeça na Parede.......desloquei-me 150 Km para ver uma porrada de bananeiras sem nada para espremer e ainda paguei. Mais,até o tempo lá no Norte parecia o do Porto, lembrei-me mesmo como era otário, com tanta beleza na minha cidade , fui sair da minha piscininha no Sul de tenerife para ver BANANAS......
- Registado: 12/5/2009 23:07
Conjuntura: Número de turistas em Espanha caiu 11,4% no 1º semestre
Cerca de 23,6 milhões de turistas estrangeiros visitaram Espanha no primeiro semestre de 2009, uma quebra de 11,4% face a igual período de 2008, segundo estatísticas governamentais publicadas hoje.
O recuo, devido à crise económica, foi particularmente sensível para os turistas vindos do Reino Unido (quebra de 16,6%), o maior mercado emissor de Espanha, com cerca de um quarto do total.
O número de turistas alemães a visitar Espanha caiu 11%, enquanto os turistas franceses caíram 9,2%.
O Governo, que conta adoptar em breve medidas para relançar o turismo, prevê para 2009 uma baixa global de cerca de 10% das chegadas de visitantes estrangeiros, para os 57,4 milhões em 2008.
Segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT) Espanha foi ultrapassada este ano pelos EUA como segundo destino turístico mundial, após França.
Diário Digital / Lusa
Informação da responsabilidade de Diário Digital © Copyright 2009
Cumprimentos,
Cerca de 23,6 milhões de turistas estrangeiros visitaram Espanha no primeiro semestre de 2009, uma quebra de 11,4% face a igual período de 2008, segundo estatísticas governamentais publicadas hoje.
O recuo, devido à crise económica, foi particularmente sensível para os turistas vindos do Reino Unido (quebra de 16,6%), o maior mercado emissor de Espanha, com cerca de um quarto do total.
O número de turistas alemães a visitar Espanha caiu 11%, enquanto os turistas franceses caíram 9,2%.
O Governo, que conta adoptar em breve medidas para relançar o turismo, prevê para 2009 uma baixa global de cerca de 10% das chegadas de visitantes estrangeiros, para os 57,4 milhões em 2008.
Segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT) Espanha foi ultrapassada este ano pelos EUA como segundo destino turístico mundial, após França.
Diário Digital / Lusa
Informação da responsabilidade de Diário Digital © Copyright 2009
Cumprimentos,
- Registado: 23/8/2006 18:53
Realmente, costumo ir a S.Martinho do Porto passar férias e ainda ontem estava a reparar que o Presidente da Câmara de Alcobaça está a conseguir transformar a vila numa Amadora em ponto pequeno. Certos autarcas têem uma capacidade infinita para destruir o ambiente. Deve-lhes encher os bolsos e o ego.
Um abraço de
Miguel Rodrigues
Um abraço de
Miguel Rodrigues
- Registado: 3/5/2007 13:55
corvo47 Escreveu:O que eu acho lamentável é que Portugal não explore com inteligência o que de melhor tem .A industria turística.
Portugal no seu conjunto tem uma grande diversidade e capacidade de oferta , só é pena que não explore isso da melhor forma possível.
Concordo perfeitamente com estas afirmações, lembro-me que á 4 anos ou mais, já nem me lembro BEM, fui a tenerife...e numa conversa de guia turistico aconselharam-me a deslocar a uma plantação de bananas lá no NORTE em Puerto de la Cruz. Quando cheguei lá só me apetecia BATER com a cabeça na Parede.......desloquei-me 150 Km para ver uma porrada de bananeiras sem nada para espremer e ainda paguei. Mais,até o tempo lá no Norte parecia o do Porto, lembrei-me mesmo como era otário, com tanta beleza na minha cidade , fui sair da minha piscininha no Sul de tenerife para ver BANANAS......

AC Investor Blog
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.
Este artigo " O Algarve vazio" está cheio de contradições e queixume também contraditório.
Para começar o titulo do artigo está exagerado.
O Algarve não está vazio, simplesmente deve estar a sofrer-digo deve, porque o verão ainda não acabou- do mesmo que todo o mundo sofre. Crise Internacional.Porque é que o Algarve deveria ser diferente!?
O autor do artigo ,primeiro queixa-se que era caro, mas que agora está barato.Mas porque está barato, porque fomos obrigados a baixar os preços, "agora também já não quer"...
Bem se está barato que aproveite. Do que é que está à espera?
Isto é simplesmente o mercado a funcionar, quando a procura é superior à oferta sobe-se os preços e vice-versa.
É certo que foram cometidos alguns abusos no passado, no presente e continuarão no futuro também.
Mas isso acontece em qualquer parte do mundo.Isso é falta de profissionalismo.
O que eu acho lamentável é que Portugal não explore com inteligência o que de melhor tem .A industria turística.
Em tempos que já lá vão, em que trabalhava directamente com o turismo-agora já não o faço- conheci portugueses que voltavam sempre ao mesmo sitio todos os anos e reclamavam quase sempre das mesma coisas.
Madoff!
Sempre que há um tópico sobre o Algarve ,lá vem o Madoff com o dinamite às costas e as pistolas.
Eu acho que só conheces o Algarve que queres conhecer, no entanto se não gostas,esquece.Não te tortures.
Razão pura, nessas poucas linhas disseste tudo o que eu escreveria. Parabéns.
Um abraço.
Para começar o titulo do artigo está exagerado.
O Algarve não está vazio, simplesmente deve estar a sofrer-digo deve, porque o verão ainda não acabou- do mesmo que todo o mundo sofre. Crise Internacional.Porque é que o Algarve deveria ser diferente!?
O autor do artigo ,primeiro queixa-se que era caro, mas que agora está barato.Mas porque está barato, porque fomos obrigados a baixar os preços, "agora também já não quer"...

Bem se está barato que aproveite. Do que é que está à espera?
Isto é simplesmente o mercado a funcionar, quando a procura é superior à oferta sobe-se os preços e vice-versa.

É certo que foram cometidos alguns abusos no passado, no presente e continuarão no futuro também.
Mas isso acontece em qualquer parte do mundo.Isso é falta de profissionalismo.
O que eu acho lamentável é que Portugal não explore com inteligência o que de melhor tem .A industria turística.
Em tempos que já lá vão, em que trabalhava directamente com o turismo-agora já não o faço- conheci portugueses que voltavam sempre ao mesmo sitio todos os anos e reclamavam quase sempre das mesma coisas.

Madoff!
Sempre que há um tópico sobre o Algarve ,lá vem o Madoff com o dinamite às costas e as pistolas.

Eu acho que só conheces o Algarve que queres conhecer, no entanto se não gostas,esquece.Não te tortures.
Razão pura, nessas poucas linhas disseste tudo o que eu escreveria. Parabéns.
Um abraço.
Nunca te é dado um desejo sem também te ser dado o poder de o realizares.Contudo,poderás ter de lutar por isso. Richard Bach "in" Ilusões.
.
Sanxenxo à noite:
Armação de Pêra de dia:
Diferenças: não há.
Sanxenxo conheço bem. Gosto do grove, do bom marisco da ria, da isla de la toja.
Gosto muito da galiza.
O que não gosto no algarve: Armação de Pêra ( não Pêra, que já é muito diferente ) e mais dois ou três sitíos muito semelhantes.
3 km's ao lado está um dos melhores resortes e uma das melhores praias do algarve: os salgados ( golf incluido ).
Há que saber escolher e fugir. Tanto mais que o Presidente da República têm a sua casa de férias, a casa do algarve, a cerca de 5 km's deste emaranhado de betão. Coelha, S. Rafael, Galé, Salgados, Evaristo, Castelo são praias que estão por alí ao lado, mas mesmo ao lado, e são das melhores praias do algarve.
Cumprimentos,
Sanxenxo à noite:
Armação de Pêra de dia:

Diferenças: não há.
Sanxenxo conheço bem. Gosto do grove, do bom marisco da ria, da isla de la toja.
Gosto muito da galiza.
O que não gosto no algarve: Armação de Pêra ( não Pêra, que já é muito diferente ) e mais dois ou três sitíos muito semelhantes.
3 km's ao lado está um dos melhores resortes e uma das melhores praias do algarve: os salgados ( golf incluido ).
Há que saber escolher e fugir. Tanto mais que o Presidente da República têm a sua casa de férias, a casa do algarve, a cerca de 5 km's deste emaranhado de betão. Coelha, S. Rafael, Galé, Salgados, Evaristo, Castelo são praias que estão por alí ao lado, mas mesmo ao lado, e são das melhores praias do algarve.
Cumprimentos,
A minha opinião sobre este tópico.
O Allgarve e a costa mediterranica Espanhola não sao comparaveis.
Existem milhares de locais por este Mundo fora com praias melhores , iguais ou piores que as praias do allgarve e de espanha com preços igualmente dispares.
O que a mim distingue a costa algarvia da espanhola é a forma de ser dos espanhois com mais salero e movida que por ca.
Para quem gosta da noite ja sabe que em Espanha não temos o tradicional cartao de consumo , filas para entrar , consumo minimo e tem sempre bom ambiente.
De resto é tudo igual até nos preços .
Alias no outro dia vi uma reportagem na tve que dizia que os espanhois estao a sofrer uma grave crise pois os turistas estao a ir para a Turquia , Tunisia , Bulgaria onde os preços são mais baratos.
Agora o que eu nunca gostei no algarve era o facto dos Portugueses serem tratados como cidadaos de segunda, foi preciso os bifes pe descalço desaparecerem para as coisas ficarem melhores.
Para mim que sou do Norte , a minha praia preferida é Sanxenxo , lindas praias, bom peixe, marisco, carne e chicas guapas.
Fora isso quando é para viajar vou sempre para um sitio diferente , com um mundo tão grande e acessivel para que ir sempre ao mesmo sitio!
Ja agora coloco aqui umas fotos de Sanxenxo , onde se pode ver que os predios são sensilvelmente todos iguais e agradaveis a vista.
O Allgarve e a costa mediterranica Espanhola não sao comparaveis.
Existem milhares de locais por este Mundo fora com praias melhores , iguais ou piores que as praias do allgarve e de espanha com preços igualmente dispares.
O que a mim distingue a costa algarvia da espanhola é a forma de ser dos espanhois com mais salero e movida que por ca.
Para quem gosta da noite ja sabe que em Espanha não temos o tradicional cartao de consumo , filas para entrar , consumo minimo e tem sempre bom ambiente.
De resto é tudo igual até nos preços .
Alias no outro dia vi uma reportagem na tve que dizia que os espanhois estao a sofrer uma grave crise pois os turistas estao a ir para a Turquia , Tunisia , Bulgaria onde os preços são mais baratos.
Agora o que eu nunca gostei no algarve era o facto dos Portugueses serem tratados como cidadaos de segunda, foi preciso os bifes pe descalço desaparecerem para as coisas ficarem melhores.
Para mim que sou do Norte , a minha praia preferida é Sanxenxo , lindas praias, bom peixe, marisco, carne e chicas guapas.
Fora isso quando é para viajar vou sempre para um sitio diferente , com um mundo tão grande e acessivel para que ir sempre ao mesmo sitio!
Ja agora coloco aqui umas fotos de Sanxenxo , onde se pode ver que os predios são sensilvelmente todos iguais e agradaveis a vista.
- Anexos
-
- sanxenxo2.jpg (45.76 KiB) Visualizado 2194 vezes
-
- Atico-en-Sanxenxo-en-Venta-2007113011214028.jpg (30.12 KiB) Visualizado 2147 vezes
-
- dux-sanxenxo-noche.jpg (27.53 KiB) Visualizado 2152 vezes
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
Re: A
madoff Escreveu:Já agora, onde anda o famoso figo do Algarve ? e a famosa amendoa ?. e os tão famosos doces do ALgarve feitos com estes produtos ?
Estão todos cá no Algarve, e mesmo em centros turísticos, não são é procurados.
O que vejo de mal dos Portugueses é o irem de férias para o Algarve com mentalidade de Português. Vão todos uns atrás dos outros. Só vão à praia que estiver mais cheia para reclamar que a praia está cheia, vão ao restaurante da moda que apareceu numa revista qualquer para reclamar que está cheio e que o serviço demora muito tempo só porque toda a gente quer comer ao mesmo tempo. Nesse mesmo restaurante pedem uma cataplana de marisco, bem regado com um bom vinho verde, entradas e sobremesa, cafezinho e whisky para terminar, e depois reclamam do preço porque é mais do que o que pagam quando estão a trabalhar e vão a um restaurante comer o prato do dia por 5 euros... Simplesmente ridículo.
Duas estradas paralelas para o mesmo sítio, mas vão todos na mesma para passar o tempo a buzinar. Fica o tempo nubelado, são filas desde Albufeira até ao shopping, sim, desde a entrada de Albufeira até ao shopping na Guia! Como sempre, vai tudo pró mesmo sítio e todos uns atrás dos outros. Que belos dias que se passam nas praias principais quando se levantam umas nuvens mas mesmo assim estão uns 25graus, que sossego.
Quem quiser perder um pouco de tempo e deixar de simplesmente seguir o carro da frente pode deixar a confusão para trás. Há muitas praias no Algarve em que em pleno mês de Agosto não falta espaço para pôr a toalha, muitos restaurantes bons e baratos, e que não estão a abarrotar, muito doce tradicional, na cidade e no campo, basta procurar. Tortas de laranja, de alfarroba, amêndoa, queijo de figo, o cházinho de poejo, licores tradicionais, medronho. Comida Algarvia também se arranja, o que muitos conhecem como comida Algarvia é o frango da Guia... E artesanato tradicional também se encontra, e dá para dar uma palavrinha com o artesão e tudo.
Mas é mais facil ir para onde toda a gente vai, todos ao mesmo tempo, e assim poder reclamar que tudo está estragado no Algarve.
- Registado: 10/10/2003 10:04
É pá não sei para que Algarve é que vocês costumam ir mas eu vou para aquele ali a Sul no fim do país quem vai para Espanha à direita.
O Algarve onde eu, volta e meia, tenho a sorte de passar uns dias tem muito ingleses, tem muitos espanhóis mas também tem muitos portugueses. Tem muitos prédios mas também tem muito aldeamentos de luxo, resorts, spas, hoteis de 5 e 4 estrelas...
Tem muitos restaurantes, tasquinhas, festivais gastronómicos. Tem a sardinha em Portimão, o frango na Guia, o marisco em Olhão, o atum em Tavira...
Tem doces regionais nas ementas de sobremesas, de figo, de alfarroba, de amêndoa, e licores de tudo e mais alguma coisa.
Tem praias para todos os gostos, grandes, pequenas, com muita areia, com muita pedra, com muita gente, com pouca gente. Tem campo, tem passeios de barco, tem visitas a grutas, tem parques aquáticos, tem festivais de música no Verão, tem centros comercias, tem feiras de artesanato, tem cinemas, tem discotecas. Só morre de tédio de quem quer, só vai para os bares de ingleses quem quer.
Eu cá gosto de descobrir coisas novas todos os anos e todos os anos me surpreendo.
R.P.
Bingo. Na mouche, 100% de acordo.
Faltou apenas uma referência ao excelente peixe.
Cumprimentos,
Re: Allgarve
Razão Pura Escreveu:É pá não sei para que Algarve é que vocês costumam ir mas eu vou para aquele ali a Sul no fim do país quem vai para Espanha à direita.
O Algarve onde eu, volta e meia, tenho a sorte de passar uns dias tem muito ingleses, tem muitos espanhóis mas também tem muitos portugueses. Tem muitos prédios mas também tem muito aldeamentos de luxo, resorts, spas, hoteis de 5 e 4 estrelas...
Tem muitos restaurantes, tasquinhas, festivais gastronómicos. Tem a sardinha em Portimão, o frango na Guia, o marisco em Olhão, o atum em Tavira...
Tem doces regionais nas ementas de sobremesas, de figo, de alfarroba, de amêndoa, e licores de tudo e mais alguma coisa.
Tem praias para todos os gostos, grandes, pequenas, com muita areia, com muita pedra, com muita gente, com pouca gente. Tem campo, tem passeios de barco, tem visitas a grutas, tem parques aquáticos, tem festivais de música no Verão, tem centros comercias, tem feiras de artesanato, tem cinemas, tem discotecas. Só morre de tédio de quem quer, só vai para os bares de ingleses quem quer.
Eu cá gosto de descobrir coisas novas todos os anos e todos os anos me surpreendo.
R.P.
Gostei

Sendo do Algarve, depois de ler alguns posts comecei a duvidar se realmente vivia cá, tive de ir à janela e verificar se o mar continuava ali ... afinal continua.
- Registado: 19/4/2007 12:54
Allgarve
É pá não sei para que Algarve é que vocês costumam ir mas eu vou para aquele ali a Sul no fim do país quem vai para Espanha à direita.
R.P.
R.P.
Trade the trend.
madoff Escreveu:Uma questão:
ir de férias é ir para um lugar diferente do habitual, ou pel menos um pouco diferente.
Sair de prédios para ir para prédios...não creio que seja o melhor.
O Algarve perdeu a sua identidade cultural..."modernizou-se".
O que dão mais valor e é mais bonito, uma zona com algumas casas e pelas praias e belos jardins, ou prédios altos, ruas cheias de carros e só betão e mais betão.
Vejam o exemplo dos Açores, é um dos melhores sitios que conheço. Belo calmo, muitos jardins, pouca construção.
O ALgarve teria muito a aprender com os Açores. Se o ALgarve quer sobreviver como destino turistico, vai ter que reinventar-se.
Já agora, onde anda o famoso figo do Algarve ? e a famosa amendoa ?. e os tão famosos doces do ALgarve feitos com estes produtos ?
Imaginem que em Vila-Real vi numa loja de produtos tradicionais da zona...queijadas de Sintra...mas não vi nada de figo ou amendoa...
Não acabem com o betão exagerado que vão ver o que vai ser o ALgarve daqui a uns anos...
Maddof,
As pessoas e respectivas realidades não são todas iguais, até ter filhos, nunca fiz férias de Hotel/resort, no entanto agora faço por causa deles, 1 semana por ano, assim como entre Março e Abril faço umas férias dedicadas à cultura, numa cidade europeia mas sem eles, isto porque não consigo que os meus filhos vejam um museu de arte moderna ou vão à opera, etc...
Há mercado para vários tipos de férias, o Algarve oferece um tipo de férias claramente diferente dos Açores. Tu vais uma vez ou duas na vida passar férias aos Açores, ao Algarve vais todos os anos porque o Algarve oferece praia, bom tempo, etc... algo que procuras com regularidade.
Um abraço,
Alexandre Santos
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Uma questão:
ir de férias é ir para um lugar diferente do habitual, ou pel menos um pouco diferente.
O que dão mais valor e é mais bonito, uma zona com algumas casas e pelas praias e belos jardins, ou prédios altos, ruas cheias de carros e só betão e mais betão.
Vejam o exemplo dos Açores, é um dos melhores sitios que conheço. Belo calmo, muitos jardins, pouca construção.
O ALgarve teria muito a aprender com os Açores. Se o ALgarve quer sobreviver como destino turistico, vai ter que reinventar-se.
Já agora, onde anda o famoso figo do Algarve ? e a famosa amendoa ?. e os tão famosos doces do ALgarve feitos com estes produtos ?
Imaginem que em Vila-Real vi numa loja de produtos tradicionais da zona...queijadas de Sintra...mas não vi nada de figo ou amendoa...
Não acabem com o betão exagerado que vão ver o que vai ser o ALgarve daqui a uns anos...
bestblandina Escreveu:não sei porque que os prédios em altura possa estragar o turismo. Em espanha em cidades de turismo de praia existe prédios bem altos dou como exemplo benidorm. Em barcelona mesmo em frente na praia estão a fazer um arranha céus existindo outros junto à costa. Outro exemplo é o dubai. Miami é outro exemplo. Os prédios em altura torna uma cidade bonita desde que sejam bem implantados. Por isso quando falam em prédios em altura concordo mas tudo depende da zona onde vão ser construídos.madoff Escreveu:Para resolver a questão do ALgarve seria:
1-Uma gigantesca bomba para destruir tudo o que é betão
2-Proibir construções com mais de 5 pisos
3-Obrigatoriaded de garndes jardins
4-Obrigatoriaded de eventos culturais
- Registado: 12/5/2009 23:07
A nivel de restauração ( excluindo TI ), acho que o sul de espanha está caro, mas o preços variam muito, estive en Cordoba há 3 anos , e os restaurantes eram ao preço de Portugal, mas mais a sul , os preços disparam.
Os preços de Marbella são bem mais caros que almancil, e a qualidade do atendimento, é inferior.
Os preços de Marbella são bem mais caros que almancil, e a qualidade do atendimento, é inferior.
- Registado: 21/3/2009 15:45
joaopedropinho Escreveu:O problema desse riu é que são espanhóis a mais, arrisco-me a dizer que 80% dos clientes são espanhóis, não tenho nada contra mas para quem quer paz e sossego não é o indicado. Para animação, sem dúvida, é o ideal de dia e noite.
Quando voltares para o ano, atravessa a estrada e dá uma voltinha pelo hotel porto bay, mesmo em frente ao riu, aproveita para ler um livro nos sofás mesmo em cima da falésia enquanto ouves música e te delicias com as vistas.![]()
Boas!
Quando comparamos Algarve com Espanha, que tem sido o caso, haverá sempre mais espanhois em Espanha do que no Algarve

O destino de férias depende do que se pretende, agradeço a tua sugestão, mas não corresponde ao que eu procuro quando vou de férias na ultima semana de Junho, a seguir às aulas. Esta semana é inteiramente dedicada aos miudos, o local é escolhido em função dos gostos deles e eles querem piscina, actividades para a idade deles, muitos miudos para brincar, praia com boas condições, horarios alargados para fazer as refeições, etc... Não recomendo o Guarana RIU para quem procura férias tranquilas, com pouco barulho, etc.. é um hotel vocacionado para ferias com crianças.
Um abraço,
Alexandre Santos
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
AC Investor Blog Escreveu:Eu naõ pintei cenário nenhum, apenas citei um artigo. Mas concordo com a maioria daquelas ideias. Também sou apologista de férias no Sul de Espanha invés o Algarve, não obstante de gostar do Algarve.
Estive em Nerja e fiquei muito bem impressionado. Uma terrinha muy preciosa. A qualidade de vida é melhor e os preços são mais baixos que o Algarve. Só a "areia" da praia é que é uma desgraça comparada com a nossa...
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Algarvio__ Escreveu:Neste momento o cenário não será tão negro como o AC o pinta, no entanto, o turismo e a economia algarvia, como a portuguesa, de resto, estão a atravesar um período complicado.
Caro Amigo,
Eu naõ pintei cenário nenhum, apenas citei um artigo. Mas concordo com a maioria daquelas ideias. Também sou apologista de férias no Sul de Espanha invés o Algarve, não obstante de gostar do Algarve.
AC
AC Investor Blog
mais_um Escreveu:V1rotate Escreveu:mais_um Escreveu:Durante os ultimos anos (até 2008) tenho escolhido o sul de Espanha para fazer férias de praia com a familia, o unico motivo é o facto de não existirem hoteis vocacionados para familias com 2 filhos em Portugal, as nossas praias são melhores, a nossa comida é melhor, etc..
Este ano, no Algarve, descobri um hotel(abriu o ano passado) que cumpria os meus requisitos, nomeadamente, boas infra-estruturas, regime de tudo incluido, ao pé da uma boa praia, quartos familiares. Já em Junho, quando estive hospedado, estava lotado, assim como para todo o mês de Julho, por isso gostava de saber algo mais de concreto que justifique a afirmação que está às moscas, há dados estatisticos ou é mais um daqueles artigos baseados em percepções?
Um abraço,
Alexandre Santos
Já agora, pode revelar o nome do Hotel?
Também estou interessado em hotéis com essas características
Cumps
http://www.riu.com/pt/Paises/portugal/a ... /index.jsp
Tendo em conta que estava lotado, as infra-estruturas tiveram uma boa capacidade de resposta, a qualidade da comida, bastante melhor do que em Espanha, para o mesmo tipo de hotel 4*.
Menos positivo, o restaurante de comida oriental é muito fraquinho, a qualidade das bebidas não é famosa, especialmente os vinhos, destilados e afins (rum e gin são aceitaveis, o resto é fraco).
O preço bastante razoavel(comparando com Espanha), a ultima semana de Junho, ficou em 1300€, em regime de tudo incluido, num quarto familiar, 2 adultos e duas crianças, 9 e 6 anos.
Tenciono voltar para o ano.
Um abraço,
Alexandre Santos
Sem pretender fazer publicidade....
Também eu procuro hoteis com essas caracteristicas, e realmente é complicado encontrá-los com disponibilidade de datas. Para além do Riu, existe o Clube Humbria, Paraíso de Albufeira, Adriana/Aquamarina beach.
Já estive no Paraíso de Albufeira e no Adriana beach, e sem dúvida que o 2º é exelente. (Próximidade da praia, instalações/simpatia do hotel, animação/actividades para os miúdos, comida,quartos, áreas verdes, limpeza....) Estive lá há 2 anos atrás e não voltei ao mesmo porque não consegui reserva.
Na minha opinião o problema do Algarve é ser carote...
- Registado: 29/11/2007 3:31
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: APOCALIPZO, Bing [Bot], Gioes, Investor Tuga, Jonas74, marketisnotefficient, navaldoc, Pmart 1, VALHALLA e 76 visitantes