Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

[dúvida] Empresas listadas mas fora dos índices nacionais..

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por economista_junior » 16/7/2009 19:39

Ainda no seguimento disto e depois de ter lido algumas coisas... As empresas referidas não são as pertencentes ao mercado sem cotação?

A questão directamente é a seguinte... Quero ter como de base um trabalho o PSI Geral e não sei que número devo considerar.

Inicialmente estava a usar as 57 listadas pela Euronext. Devo considerar empresas como a Curia, Cipan, Conduril, etc?

E empresas como o popular, santander, sacyr e os ESF que não transaccionam cá?

obrigado pela ajuda

Registado: 4/4/2008 23:39

por economista_junior » 16/7/2009 14:11

Não tinha essa noção uma vez que nas listagens da euronext e imprensa como p.e. o jornal de negócios essas empresas não estão presentes na composição do índice.

Obrigado

Re: [dúvida] Empresas listadas mas fora dos índices nacionai

por Rebound » 16/7/2009 12:27

economista_junior Escreveu:Saudações forenses.

Estou com uma dúvida quase existencial.

Hoje abro o Jornal OJE e vejo uma série de empresas listadas abaixo do PSI 20 como outras empresas.
A título de exemplo estão listadas:
Águas de Curia
Cipan
Conduril
Copam
Fenalu
Fitor
Norvalor
Polimaia, SGPS
Sopragol

etc

Não tenho presente que integrem ou tenham integrado qualquer índice nacional. Pesquisei um pouco mais e vi p.e. no caso da Norvalor que tem ticker, está associada ao mercado de lisboa e inclusivé foi transaccionada no dia 13.

A minha questão é.. Qual a razão para estas empresas estarem a integrar o índice? (no OJE diz que a listagem é tirada da Reuters) Onde transaccionou a Norvalor uma vez que não tem índice? Operações fora de bolsa com acções de empresas?

Perdoem-me a falta de conhecimento e o discurso prolongado mas está realmente a atormentar-me.

Cumprimentos,

economista_junior

Todas as empresas que referes fazem parte do índice PSI Geral.
Em Portugal existem três índices - O PSI20, o PSI Geral e o secundário contínuo que integra os clubes de futebol.

Só uma última nota a título de conselho - se puderes, mantem-te afastado de empresas sem liquidez. Vais-te ver aflito para comprar e para vender.

Cumprimentos

Registado: 29/5/2009 3:08

[dúvida] Empresas listadas mas fora dos índices nacionais..

por economista_junior » 16/7/2009 12:13

Saudações forenses.

Estou com uma dúvida quase existencial.

Hoje abro o Jornal OJE e vejo uma série de empresas listadas abaixo do PSI 20 como outras empresas.
A título de exemplo estão listadas:
Águas de Curia
Cipan
Conduril
Copam
Fenalu
Fitor
Norvalor
Polimaia, SGPS
Sopragol

etc

Não tenho presente que integrem ou tenham integrado qualquer índice nacional. Pesquisei um pouco mais e vi p.e. no caso da Norvalor que tem ticker, está associada ao mercado de lisboa e inclusivé foi transaccionada no dia 13.

A minha questão é.. Qual a razão para estas empresas estarem a integrar o índice? (no OJE diz que a listagem é tirada da Reuters) Onde transaccionou a Norvalor uma vez que não tem índice? Operações fora de bolsa com acções de empresas?

Perdoem-me a falta de conhecimento e o discurso prolongado mas está realmente a atormentar-me.

Cumprimentos,

economista_junior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: danielme1962, Google [Bot], macau5m, malakas, niceboy e 33 visitantes