Tá quase... e até se portou bem.
«Carro mais barato do mundo» submetido a crash-test
O Tata Nano, mais conhecido como «o carro mais barato do mundo», deu mais um passo para o seu lançamento no mercado europeu. O citadino indiano conseguiu superar os testes de segurança europeus, levados a cabo pelo centro «MIRA», no Reino Unido.
Com o objectivo de atestar os níveis de segurança do modelo, o pequeno carro da Tata submeteu-se a um choque frontal a 56 km/h e a um impacto lateral, conseguindo demonstrar que está praticamente apto a ser comercializado na Europa.
“O objectivo foi de demonstrar que a estrutura do modelo está enquadrada com os requisitos da legislação europeia ao nível da segurança”, revelou Clive Hickman, responsável de engenharia da «Tata Motors Limited».
Para conseguir o feito, o Nano viu a sua estrutura ser reforçada, e recebeu um airbag, inexistente na versão indiana.
Com lançamento agendado para o próximo ano, a versão europeia, além da inclusão de airbags, vai distinguir-se por ser 15 mais comprido e 5 cm mais largo que a versão indiana. Estará equipado com um pequeno motor 2 cilindros a gasolina de 625 cm3 com 56 cavalos (mais 20 cavalos que o «original»).
Com estes resultados, a Tata mostra-se optimista ao revelar que tem esperança que a versão europeia do Nano consiga as quatro estrelas (o máximo são cinco estrelas) nos conhecidos e mais rigorosos testes do EuroNCAP.
autoportal.iol.pt