Millennium IB eleva "target" da REN para 3,30 euros
O Millennium Investment Banking (IB) reviu em alta a avaliação atribuída às acções da Redes Energéticas Nacionais (REN) em 13,8%. O "target" passou para 3,30 euros, um aumento justitifado, essencialmente, com a redução do "spread" da dívida e o ajuste do plano de investimentos da REN.
--------------------------------------------------------------------------------
Paulo Moutinho
paulomoutinho@negocios.pt O Millennium Investment Banking (IB) reviu em alta a avaliação atribuída às acções da Redes Energéticas Nacionais (REN) em 13,8%. O “target” passou para 3,30 euros, um aumento justitifado, essencialmente, com a redução do "spread" da dívida e o ajuste do plano de investimentos da REN.
“Revimos a nossa avaliação de 2,90 euros para 3,30 euros por acção, para o final de 2009, essencialmente devido à redução do “spread” da dívida em 50 pontos base, implícito na taxa de desconto. Esta foi também a alteração responsável por um acréscimo de 0,35 euros no preço-alvo”, refere o Millennium IB.
O acréscimo restante à avaliação “foi o resultado da revisão do ritmo de investimento, modelação de amortizações e fundo de maneio, revisão de desvios tarifários e proveitos permitidos em geral. O ritmo de investimento assumido incorpora o plano anunciado em Abril passado e implica um aumento de 28% no valor a investir entre 2009 e 2014”.
Para o analista João Mateus as “próximas alterações regulatórias com possível impacto na avaliação deverão ser um novo incentivo para a extensão da vida útil dos activos e a definição da nova taxa de retorno para activos de gás. Estas alterações são esperadas, respectivamente, para o segundo trimestre de 2009 e primeiro trimestre de 2010”.
A REN, que completou na semana passada o segundo aniversário em bolsa, está a cotar nos 2,962 euros, na sessão de hoje. Sobe 0,95% e apresenta um potencial de valorização de mais de 11%, face ao novo preço-alvo do Millennium IB. Neste sentido, a recomendação manteve-se em “comprar”.