Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Relações entre economia e os vários mercados

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por razalas » 13/7/2009 16:34

A subida e descida dos mercados é aparentemente iracional, mas só mesmo aparentemente. Existe essa intencionalidade.Afinal se tudo fosse racional era fácil investir. Se tudo obedecesse a uma lógica, todos fariam os seus investimentos baseados nessa mesma lógica, e as coisas seriam (ou não) fáceis.

A lógica existe, mas desfazada no tempo relativamente ao valor diário que é atribuido no mercado às diversas empresas.

Quando tudo parece lógico, muitas das vezes o mercado toma um rumo oposto.

Pânico ou euforia são incutidos pelos media.

Quando o mais comum dos mortais entra existe quem saia e vise-versa.

Muitas vezes o que acontece é o seguinte, e isto é só um exemplo:

Imaginem 10 compras de 1 milhão. 10 barras verdes de volume, seguido de 1 venda de 8 milhões. Uma senhora barra de volume de venda.

Por norma (nem sempre) está na hora de sair apesar de o mercado por vezes subir dois ou tres dias dessa forma.

Não consigo explicar bem, é preciso tambem algum feeling diria eu.

Mas sei que é preciso muito tempo para que os muitos pequenos investidores que existem por esse mundo fora alimentem o grande monstro.

Sempre assim foi e continuará a ser.

Afinal o que é mais importante para o Obama, gheitner, Bernanke etc? O mercado ser lógico e a Goldman Sachs falir ou manipulado e safarem-se?

Amanhã é bem possivel que apresente resultados acima do esperado, mas atenção que existe pessoal pronto a sair quando a euforia se instalar.

Talvez haja um verdelhão por aí, mas cuidado com os volumes de vendas.

Registado: 2/3/2009 9:59

por bmiguelmf » 13/7/2009 13:48

Claro como a água! Faz todo o sentido, não tinha percebido inicialmente.

Obrigado

Registado: 16/11/2004 22:07

por Elgenedy » 13/7/2009 13:37

Boas,

bmiguelmf Escreveu:Já li que por exemplo se o ouro sobe o dolar desce. Porquê?

Muitas vezes o Ouro é visto como um dos refúgios quando tudo o resta falha. Ou seja, quando tens problemas a vários níveis, muitos ivestidores refugiam-se no metal precioso, pois esse não irá perder valor (não quer dizer que não perca... os investidores é que acreditam que não irá perder, o que é diferente).

Assim, um aumento no ouro, pode significar uma fuga de investimentos de outros activos para o metal.

Acredito que existam mais motivos, mas os meus fracos conhecimentos só vão até aí :)

bmiguelmf Escreveu:Elgenedy:
"Mercado cambial. Como praticamente tudo, os valores são dados pela relação entre oferta e procura. Se tens mais moeda a circular, aumentas a oferta, logo o preço desde."

Penso que esta discrição não é verdadeira. Se tena mais moeda a circular é porque houve procura, logo o preço sobe... Tanto é que se ouvir-mos um banco central a dizer que vai trocar as suas reservas de dolares para euros o euro vai valorizar.

Aqui depende do que originou esse aumento de moeda em circulação. Pode ter sido por um aumento significativo de procura (como por exemplo, uma mudança da moeda de reserva). Mas podes ter o exemplo que tinha referido, ou seja, pela injecção de verbas na economia. Aí tens mais moeda, não por ter sido procurada, mas sim pq foi "despejada".

Aqui expliquei-me mal, pois generalizei o conceito de moeda em circulação. A ideia é que se houve um aumento de procura, como no exemplo que apresentas, a oferta manteve-se igual e daí o preço ter subido. Não existe mais moeda.

Por outro lado, uma injecção de moeda, vai aumentar a oferta, criando mais moeda disponível, embora a sua procura se mantenha constante, e daí o preço descer.

Espero não ter confundido mais ;)

Abraço,

./elgenedy

Registado: 17/12/2002 22:25

por bmiguelmf » 13/7/2009 12:42

Elgenedy é esse tipo de relações que pretendo aprofundar, o que referis-te parece-me bastante acertado!

No meu caso tenho mais interesse em relações que estejam ligadas ao forex, pois é o mercado que me atrai.

Como o Razalas fez questão de sublinhar, básicamente os EUA é que "mandam" nos mercados ou seja têm uma grande influência pelo mundo fora, e consequentemente o dolar que apesar de muita gente dizer que já não é mais a moeda mundial, tem também grande relevancia, e é neste contexto que tenho dúvidas.

Já li que por exemplo se o ouro sobe o dolar desce. Porquê? E então haverá alguma relação com o petróleo que é cotado em dolares. Imagino eu que sendo os EUA os maiores consumidores de petróleo do mundo e se têm o petróleo cotado na sua moeda, esta materia não deverá ter influência directa no mercado cambial, mas sim na economia que depois por sua vez se refletirá em todos os mercados? Está correcto? Também li que se os indices descem o dolar sobe. Porquê?

Elgenedy:
"Mercado cambial. Como praticamente tudo, os valores são dados pela relação entre oferta e procura. Se tens mais moeda a circular, aumentas a oferta, logo o preço desde."

Penso que esta discrição não é verdadeira. Se tena mais moeda a circular é porque houve procura, logo o preço sobe... Tanto é que se ouvir-mos um banco central a dizer que vai trocar as suas reservas de dolares para euros o euro vai valorizar.

Obrigado e um abraço!

por razalas » 13/7/2009 11:39

Só uma palavrinha, para lançar a "guerra".lol.

Isto é simples.

Os mercados contráriamente ao que se diz não antecipam o futuro, atrazam-no.

O resto é treta.

O que conta é a economia real, nada mais, agora o timing de subida ou descida para acerto com a realidade da mesma é o grande problema.

É definido por muito pouca gente e quase sempre nos EUA.

Obama, Gheitner, Bernanke e mais um ou dois que através do poder de meia duzia de grandes instituições financeiras comandam as operações. O resto é media, que tem o papel de comandar a manada que ordeiramente vai alimentando o monstro.lol.

Ok, já sei, tenho a mania das kabalas.

Mas tenho-me dado bem assim, depois de perder algum cheguei a esta conclusão.

Registado: 2/3/2009 9:59

por Elgenedy » 13/7/2009 10:04

Bom dia,

Provavelmente sobre este tema, irás encontrar várias opiniões. Tanto aqui no forum, como na net ou livros, ou outro tipo de documentação. Irás provavelmente encontrar extremos desde a ligação muito directa, onde o que acontece nos mercados é sempre reflexo do estado da economia, ao extremo oposto onde a economia é practicamente (senão totalmente) irrelevante para o desempenho dos mercados.

Da minha parte, posso dar-te a minha opinião sobre o assunto, com a ressalva de que é uma mera opinião, pois não me qualifico para mais que isso.

Para mim, a relação é bastante forte, pois acredito que o mercado se move com base em expectativas: os intervenientes compra se acreditam que sobe, e vendem se acreditam que vai descer.

Ora, apesar de existirem vários outros factores que podem ditar uma subida ou uma descida, o acreditar nos resultados de determinada empresa paracem-me ter muito peso.

Se estamos num período de recessão económica, com diminuição de produto, aumento de desemprego, etc, é mais provavel que o consumo vá diminuir. Se tal acontece, as empresas apresentam resultados piores e por isso, irão valer menos. Consequentemente as suas acções valem menos. Contrariamente tens um raciocínio idêntico, mas para a subida.

Por outro lado,tens o mercado de obrigações. Aqui já tens uma ligação muito forte com os valores das taxas de juro de referência. Se tiveres uma taxa de juro de referência de 1%, por exemplo, uma obrigação que te pague 4% é muito atractiva. No entanto, se a taxa de juro de referência subir para os 5%, qual o interesse em investires em obrigações que te paguem apenas 4%? No primeiro caso, estás disposto a pagar mais, no segundo, o preço tem de descer para ser atractivo.

Mercado cambial. Como praticamente tudo, os valores são dados pela relação entre oferta e procura. Se tens mais moeda a circular, aumentas a oferta, logo o preço desde. Inversamente, se tens menos moeda, estás a reduzir a oferta, logo o preço sobe. O que pode alterar a oferta de uma moeda? As tão faladas injecções de capital, por exemplo. Na realidade estão a aumentar a moeda em circulação. Ou o nível das taxas de juro: uma taxa baixa incentiva a utilização de moeda.

A própria inflacção também influencia o valor da moeda, visto que, quando maior ela for, menos valor a moeda vai tendo. Mas aqui já entram mais detalhes de macroeconomia que infelizmente não te sei dar grandes luzes.

Matérias-primas. Dependem do do consumo. Se as pessoas têm dinheiro, gastam mais, logo o preço sobe. Se estás em recessão, as pessoas cortam os seus gastos, e a procura diminiu.

E assim de repente, é o que me lembro. E espero não ter dito nenhum disparate, mas como te referi, esta é a minha opinião.

Abraço,

./elgenedy

Registado: 17/12/2002 22:25

Relações entre economia e os vários mercados

por bmiguelmf » 12/7/2009 22:20

Boas noites!

Primeiro nem sei se o tópico foi devidamente colocado já que se calhar seria mais correcto perguntar: Relações entre a macroeconomia e os vários mercados financeiros.

O que vos queria perguntar é se sabem de algum site onde me posso informar sobre como a economia mundial afecta os mercados financeiros, e como os vários mercados se afectam entre si.

Ou se preferirem também podem deixar uma explicação geral aqui, que depois tratarei de aprofundar por mim mesmo. Para já queria um empurrão.

Obrigado

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: danielme1962, Google [Bot], macau5m, malakas, niceboy e 36 visitantes