Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Rating para as agências de Rating?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

BES dispara mais de 5% com notas de análise

por Quimporta » 3/7/2009 18:39

BES dispara mais de 5% com notas de análise
As acções do Banco Espírito Santo (BES) subiram hoje mais de 5%, depois do Millennium bcp ter emitido uma nota de análise onde aumentou o preço-alvo para as acções do banco. Na semana o ganho superou os 9%.

saraantunes@negocios.pt...

...E ainda há quem refile com o Mr. Pontes!
Pata Hari... que fazemos para educar esta gente... :-k
"In God we trust. Everyone else, bring data" - M Bloomberg

Registado: 9/5/2009 18:57

por Quimporta » 3/7/2009 10:56

Valha alguém interessado em temas profundos neste fórum! :) Pata-Hari, bem haja.

Quando as recomendações são favoráveis, como é o caso, raramente alguém refila. Nos casos opostos o Caldeirão ferve de modo especial, como sabemos. Daí ter escolhido esta recomendação positiva sobre a PT para lançar o tema, que me parece mais neutra para discutir o assunto.

Não tenho experiência do que aconteceu com a DMIF (mas estou mesmo a ver. Como o tema é complexo criam-se uma data de regras complexas, que ainda complicam mais, será isto?) mas a tentativa de educação dos investidores faz-me lembrar as campanhas de sensibilização rodoviária. Muito interessantes mas os resultados só apareceram quando as multas começaram a doer…

Por exemplo, impor incompatibilidade entre casas a fazem recomendações e agenciar investimentos parece-me fazer sentido. Quem quer fazer recomendações pode fazer mas faz de graça…

por Pata-Hari » 3/7/2009 8:01

Quim, se calhar faria mais sentido alertar e educar para os problemas desses mesmos ratings do que sobre-regular tudo o que se faz e como se faz. O resultado costuma ser muito contra-produtivo: não se pode fazer nada e sobretudo, não se pode fazer nada bem. Basta olhar para a DMIF e para os resultados que tem tido: caos burocrático e muito pouca protecção adicional para os clientes, pelo contrário. A informação que agora é dada é muito mais filtrada, muito mais técnica (para ser correcta sem sombra de dúvidas) e muito pouco utilizavel. Na minha opinião, a DMIF tem sido um falha total e só piorou em muito a informação que é disponibilizada.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Quimporta » 2/7/2009 23:57

Só um comentário...Vá lá...

Rating para as agências de Rating?

por Quimporta » 1/7/2009 23:15

“As acções da Portugal Telecom sobem mais de 2% em Bolsa, beneficiando de uma nova nota de "research" positiva de um banco de investimento. O Credit Suisse elevou o preço-alvo para 8 euros, o que traduz um potencial de valorização de 12%.”

Nuno Carregueiro * nc@negocios.pt

Cito esta notícia como podia ser outra, porque nada me move contra o Credit Suisse, nem tenho interesses na PT.
Volta não volta lá aparece uma notícia destas a ter reflexo no preço de uma acção.
Por curiosidade fui ver ao Negócios como está o saldo das recomendações para a PT e o resultado é este:

* Comprar 7
* Acumular 2
* Manter 8
* Reduzir 5
* Vender 2

Podia também referir o que se passou nos dias do “crash” e nos ratings atribuídos a empresas que estariam falidas se os estados não tivessem tomado medidas ultra-extraordinárias.

Não era hora de pensar também na regulação destas supostas recomendações, que facilmente podem travestir estratégias de investimento desleal?

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Carlos73, Google [Bot], macau5m, malakas, MP65, niceboy e 33 visitantes