Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Vocês conhecem o "Manuel " ?????

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Elias » 3/7/2009 8:14

torgeist Escreveu:Entretanto deixo aqui mais uma calinada comum lá para os lados de Lisboa, embora já se ouça "com propriedade" um pouco por todo país:

"VOCÊS hoje VÃO ao cinema?"

O correcto será:
"VOCÊS hoje ÍDES ao cinema?"

Mais uma vez: soa mal? Talvez... Mas nunca, por motivo algum, a 2ª pessoa do plural pode ser conjudada com o plural da 3ª pessoa do verbo.

«Vocês» e «vós» são uma e a mesma pessoa, por isso a palavra «Vão» só pode ser conjugada com «Eles» ou «Elas», e nunca com «Vocês» e «vós».

Olha que aqui não estou de acordo contigo.

Vocês conjuga-se na terceira pessoa do plural, tal como você se conjuga na terceira pessoa do singular (diz-se "você vai ao cinema", não se diz "você vais ao cinema")

Registado: 5/11/2002 12:21

por torgeist » 1/7/2009 21:10

EALM e o facto de ser um verbo auxiliar implica que não tenha plural?

Eu tenho a certeza absoluta do que disse, e se quiseres exemplifico:

"Nós havemos de conseguir."
"Vós haveis de ter o que merecem."
"Eles hão-de voltar."

Se achares que há algo de errado com estas frases consulta uma gramática para esclareceres esta dúvida.
O que estás a dizer sobre a impessoalidade do verbo «haver» só se aplica quando «haver» significa «existir», e em todos os tempos:

"Há lá muitas laranjas."
"Havia erros graves."
"Haverá alguém que me explique?"

ou em caso de ser usado como auxiliar:

"Deve haver outro caminho"
"Vai haver serão..."

Aqui sim! Só existe uma única pessoa: a 3ª do singular sem sujeito.

Caso «haver» não signifique «existir» a conjugação é a se obtém para qualquer outro verbo, e que referi no post atrás.

Espero ter-me expressado bem.
Abraços

Registado: 29/11/2007 13:58

por EALM » 1/7/2009 20:19

torgeist Escreveu:Boas pessoal!

Realmente vê-se por aqui muita calinada. Às vezes dá p'ra rir, outras vezes é mau demais!

Mas relativamente ao verbo HAVER conjugado no plural, não vejo qualquer problema. Por exemplo, no presente do indicativo:

Eu hei
Tu hás
Ele há
Nós havemos
Vós haveis
Eles hão

Soa mal? Para alguns talvez...
Mas tenho a CERTEZA ABSOLUTA que está bem conjugado.

Façam o favor de conferir :)[/b]

Esqueceste-te apenas de referir que só pode ser conjugado assim se for verbo auxiliar.

Como verbo principal a conjugação é simplesmente, no presente do Indicativo:

"há"

Registado: 1/5/2008 2:21

por torgeist » 1/7/2009 18:34

Precisamente Elias!
Isso não é maltratar a língua. Isso é esbofetear o verbo HAVER do início ao fim; sem piedade!

Entretanto deixo aqui mais uma calinada comum lá para os lados de Lisboa, embora já se ouça "com propriedade" um pouco por todo país:

"VOCÊS hoje VÃO ao cinema?"

O correcto será:
"VOCÊS hoje ÍDES ao cinema?"

Mais uma vez: soa mal? Talvez... Mas nunca, por motivo algum, a 2ª pessoa do plural pode ser conjudada com o plural da 3ª pessoa do verbo.

«Vocês» e «vós» são uma e a mesma pessoa, por isso a palavra «Vão» só pode ser conjugada com «Eles» ou «Elas», e nunca com «Vocês» e «vós».

Confere. :mrgreen:

por Elias » 1/7/2009 18:18

torgeist Escreveu:Mas relativamente ao verbo HAVER conjugado no plural, não vejo qualquer problema. Por exemplo, no presente do indicativo:

Eu hei
Tu hás
Ele há
Nós havemos
Vós haveis
Eles hão

Está correctíssimo. O problema é que algumas pessoas fazem confusão com o verbo HADER:

Eu hado
Tu hades
Ele hade
Nós hademos
Vós hadeis
Eles hadem

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

por torgeist » 1/7/2009 18:15

Boas pessoal!

Realmente vê-se por aqui muita calinada. Às vezes dá p'ra rir, outras vezes é mau demais!

Mas relativamente ao verbo HAVER conjugado no plural, não vejo qualquer problema. Por exemplo, no presente do indicativo:

Eu hei
Tu hás
Ele há
Nós havemos
Vós haveis
Eles hão

Façam o favor de conferir :)[/b]

por mfsr1980 » 1/7/2009 17:20

Dizer que o carro eléctrico sai mais barato é ser precipitado :)
É importante saber quanto duram as baterias e quanto custará substitui-las.
Tenho um Tio que comprou uma bicicleta eléctrica e que pouco a usou, pois as baterias pifaram e o orçamento para substitui-las era quase tanto quanto uma nova. :)

Registado: 3/5/2007 13:55

por EALM » 1/7/2009 12:19

Ok, queria dizer seguido de vogal "e" ou "i" onde já tem o som desejado sem cedilha, mas mesmo assim insistem em colocá-la.

Um typo é um erro ocasional, sem intencionalidade e provocado por erro ao digitar. Provavelmente não se repete. Um erro a sério é um erro de conhecimento, efectivamente a pessoa escreve sistematicamente com o mesmo erro.

por Elias » 1/7/2009 12:13

EALM Escreveu:"C" com cedilha seguido de vogal

O C com cedilha só aparece seguido de vogal (se fosse seguido de consoante é que seria estranho!) 8-)

por EALM » 1/7/2009 12:05

Estes erros são "TYPOS"

Erros a sério, vejo-os todos os dias por aqui... "Há" sem "H", "C" com cedilha seguido de vogal, verbo "haver" conjugado no plural, etc, etc...

por AC Investor Blog » 1/7/2009 0:42

Elias Escreveu:LOL, aqui há tempos também tinham uma jeitosa que era o "Bando Espírito Santo"

Ei pá, não apanhei essa, no entanto não são só eles, os americanos de vez em quando tb mandam cada uma, q nem dá para acreditar. Enfim, errar é humano e eu tb cometo muitos erros !!!!
AC Investor Blog
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.

Registado: 8/12/2007 23:01

por Elias » 30/6/2009 20:43

LOL, aqui há tempos também tinham uma jeitosa que era o "Bando Espírito Santo"

Vocês conhecem o "Manuel " ?????

por AC Investor Blog » 30/6/2009 18:51

SIM, o "Manuel de utilização" do carro eléctrico. Desculpem não me controlei de rir sobre esta gaf....

Aqui vai : http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=375494

:clap: :clap:

Esta foi muito boa, gostei mesmo...... :mrgreen:
AC Investor Blog
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.

Registado: 8/12/2007 23:01

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], danielme1962, macau5m, malakas, MP65, niceboy e 31 visitantes