Página 1 de 1

MensagemEnviado: 27/6/2009 10:48
por Fenicio
elgenedy Escreveu:Desconheço dados sobre a veracidade desta teoria. No entanto, parece-me interessante este tema ser recorrente, ou seja, volta e meia, vão surgindo teorias com base na "fraqueza" do dolar, e o poder bélico a suporta-lo.


Isto é "normal", tendo em vista o facto de existir no mundo apenas uma grande potência hegemônica.

Mas as mudanças acontecem e são naturais. Por exemplo, há 1 geração atrás (25 / 30 anos) era impensável o fim do império soviético. O contexto é completamente diferente e não podemos prever que daqui há 1 geração o império norte-americano também cairá... mas é importante para vermos que as questões devem ser relativizadas. "Nada é eterno!"

MensagemEnviado: 27/6/2009 1:11
por Elgenedy
galfarragem Escreveu:É claro que os States vão fazer o possível e o impossivel para adiarem/erradicarem o inevitável. Vais ser apenas uma questão de tempo. Uma geração se tanto.


Boa noite,

Neste tema, apareceu há uns anos (quando do ataque ao Iraque e ao derrube do regime de Saddam Hussein), uma teoria que abordava precisamente estas questões.

Segundo esta teoria, a guerra no Iraque era devido, não às possíveis armas, nem tão pouco ao petroleo, mas sim pelo facto de Saddam ter optado por começar a transaccionar em Euros abandonando assim o Dolar. Tendo em conta a valorização do Euro, Saddam teria ficado a ganhar com a troca, sendo essa mensagem um incentivo forte aos restantes países àrabes a efectuarem igualmente a troca, o que colocaria o Dolar numa posição bastante menos interessante.

Desconheço dados sobre a veracidade desta teoria. No entanto, parece-me interessante este tema ser recorrente, ou seja, volta e meia, vão surgindo teorias com base na "fraqueza" do dolar, e o poder bélico a suporta-lo.

Cumprimentos,

./elgenedy

MensagemEnviado: 26/6/2009 23:03
por galfarragem
Branc0 Escreveu:o USD e o "império" americano são uma e a mesma coisa. Se cai um cai o outro. É impensável, por exemplo, os EUA financiarem um exército daquele tamanho com qualquer tipo de dinheiro sério.


Concordo contigo. O exercito americano (e o império americano) é sustentado pelo resto do mundo. Sustentado porquê?

-Porque os USA trocam bens e serviços por papel que deixou de ter qualquer indexação ao ouro ou a qualquer coisa tangível está apenas indexado á confiança em que todos o aceitam como padrão nas transacções como se fosse ouro. Assim por dedução o exercito americano é sustentado pelos bens e serviços do resto do mundo em troca de bocados de papel :)

Quando essa confiança desaparecer teremos o descalabro.

Usando uma analogia: eles tem a maquina de fazer notas para o mundo. quando alguem conseguir ter uma maquina de fazer notas melhor que a deles acaba-se o dinheiro de borla pois aos poucos vão deixar de aceitar as notas que imprimem..

É claro que os States vão fazer o possível e o impossivel para adiarem/erradicarem o inevitável. Vais ser apenas uma questão de tempo. Uma geração se tanto.

MensagemEnviado: 26/6/2009 18:09
por CrashXXI
ainda nao entrou em vigor :P portanto o branco ta correcto... (correto quando entrar em vigor :lol: )


:mrgreen: :mrgreen:

A palavra usa-se de forma aglutinada há já muito tempo (mesmo antes de se falar do acordo)! :wink:

... agora o "ta" é que me parece não estar, perdão..., "tar", previsto no acordo! :mrgreen:

Abraço
Crash

MensagemEnviado: 26/6/2009 17:51
por salvadorveiga
CrashXXI Escreveu:Ok Branc0

Foi esclarecida a tua observação e a minha incorrecta interpretação... ainda bem que não pertences ao "clube in"! :wink:

... ah, outra coisa! Embora contrariando a norma relativamente ao uso do hífen entre duas vogais, o termo correcto é "antiamericanismo" (sofreu uma aglutinação) e não "anti-americanismo"... mais uma vez estou a "entrar contigo"... agora formalmente com razão! :mrgreen:

Abraço :)
Crash


ainda nao entrou em vigor :P portanto o branco ta correcto... (correto quando entrar em vigor :D )

MensagemEnviado: 26/6/2009 17:25
por CrashXXI
Ok Branc0

Foi esclarecida a tua observação e a minha incorrecta interpretação... ainda bem que não pertences ao "clube in"! :wink:

... ah, outra coisa! Embora contrariando a norma relativamente ao uso do hífen entre duas vogais, o termo correcto é "antiamericanismo" (sofreu uma aglutinação) e não "anti-americanismo"... mais uma vez estou a "entrar contigo"... agora formalmente com razão! :mrgreen:

Abraço :)
Crash

MensagemEnviado: 26/6/2009 13:58
por Branc0
... desculpa lá, Branc0, mas sou absolutamente contra o antiamericanismo primário, que ainda subsiste, com este tipo de observações pouco sérias!


Estas desculpado mas a observação foi séria e nada tem de anti-americanismo, aliás se me conhecesses saberias que sou um dos mais eloquentes adeptos da constituição americana e os principios que defende.

Agora se achas que notas de papel a valerem o mesmo que um mês de trabalho é uma troca justa e séria então sim este sistema monetário seria sério. Claro que isso não tem nada a ver com o anti-americanismo porque caso não tenhas reparado anda todo o mundo a viver à base disto e não só os americanos (apesar de obviamente serem beneficiados pelo papel do USD como moeda de reserva).

É impensável para mim o USD morrer e o pessoal ir a correr para o EUR. Era trocar os desenhos dos presidentes americanos pelos desenhos dos monumentos europeus. A haver um shift que implique a morte do USD todos os sistemas deste tipo estarão condenados pelo menos durante algumas gerações até que as pessoas se voltem a esquecer.

MensagemEnviado: 26/6/2009 13:20
por CrashXXI
Não faz, para mim, qualquer tipo de sentido!
Parece-me mais uma reacção histérica à actual crise.

Usando as palavras do C.N., seria admitir o filme "A queda do imperio americano"!...

O que acredito, isso sim, é uma tendência para o equilíbrio, num prazo geracional, entre a escolha do dólar e do euro, com uma eventual tendência para este último assumir um maior protagonismo, assumindo, é claro, a viabilidade do projecto europeu - que eu acredito... seria muito negativo se tal não acontecesse, e já não falo só para os europeus -, projecto esse que, penso que a médio prazo é inevitável, tenderá para a institucionalização da figura de um tipo de federação ou confederação!

Não nos podemos alhear, contudo, da crescente importância que irá assumir a moeda chinesa, num mesmo espaço temporal geracional!

Nota final:
Continuo a não entender as frases do tipo
É impensável, por exemplo, os EUA financiarem um exército daquele tamanho com qualquer tipo de dinheiro sério.

... desculpa lá, Branc0, mas sou absolutamente contra o antiamericanismo primário, que ainda subsiste, com este tipo de observações pouco sérias!
Sei que continua a ser muito "in" esse tipo de observações... para as quais eu continuo muito "out"!

Crash[/quote]

MensagemEnviado: 26/6/2009 12:32
por Branc0
o USD e o "império" americano são uma e a mesma coisa. Se cai um cai o outro. É impensável, por exemplo, os EUA financiarem um exército daquele tamanho com qualquer tipo de dinheiro sério.

A queda do cinema imperio

MensagemEnviado: 26/6/2009 12:29
por C.N.
Ola Madoff,

Creio que o titulo do teu topico deveria ser qualquer coisa como "A queda do imperio americano" ou algo desse genero.

Quanto as moedinhas, o $ e a moeda de reserva e vai continuar a ser. No entanto o EUR continua a crescer tanto em volume de transacoes como em reputacao (moeda solida). A tendencia e continuar a crescer com o alargamento da eurozone - na Dinamarca e Suecia, dois paises equilibrados, parece que afinal ja ha vontade politica - e a conquistar partes de mercado ao USD. Mas nunca pode substituir o USD porque, por enquanto, nao ha um mercado de obrigacoes centralizado, e, principalmente, nao ha forcas armadas Europeias. Neste ultimo ponto, da forca bruta, os USA estao a anos de distancia de tudo e todos. Quanto a outras moedas, nem ve-las :P

Os meus two cents para a sub-discussao "moeda de reserva".

Abraco

CN

nova moeda de reserva mundial...o rema mais sério deste secu

MensagemEnviado: 26/6/2009 11:55
por madoff
Senhores,

venho propor uma discusão séria sobre este ponto.

Isto não é só uma troca de moeda !

É o ocidente "contra" as novas economias.É o poder politico dos EUA e até da europa a desaparecer.

A queda abrupta dos EUA seria positivo para o mundo ?

O medo da velha URSS (leia-se, das recentes chantagem da Russia com a europa).

O que seria feito da NATO ?

Só um aparte...acham que com estas situações tão criticas e complexas, faz sentido de falar em bull market ?