Incognitus, fiz cópia da tua explicação para o fórum do glossário de bolsa. São termos fundamentais para quem quer perceber alguma coisa dos relatórios e números dscutidos numa perspectiva fundamental. Se tiveres mais sugestões ou algo a acrecentar, o link é o seguinte http://caldeiraodebolsa.sonet.pt/forum/viewtopic.php?t=6930
EV=Enterprise Value, grosso modo, o que a empresa está realmente a valer no mercado. EV=Capitalização Bolsista+Dívida Remunerada Líquida de Cash + Minoritários a preços de mercado - Activos não operacionais ... para simplificar, na maior parte dos casos usa-se apenas "Capitalização Bolsista + Dívida Remunerada Líquida de Cash".
EBITDA = Resultados antes de Impostos, Juros e Amortizações. É igual ao EBIT + Amortizações (Resultado Operacional + Amortizações). Traduz o dinheiro que uma empresa consegue gerar, embora para ser mais exacto se deva ainda retirar o capex de manutenção (dinheiro que tem que ser gasto para manter o nível presente de actividade).
No EV/EBITDA não se incluem custos com juros, pois a dívida já entra por via do EV. Não se incluem impostos pois esses no limite poderiam sempre ser eliminados (endividando-se a empresa).
P/FCF = Cotação/Free Cash Flow por acção. É uma medida mais exacta de em quantos anos a empresa geraria dinheiro suficiente para pagar a sua capitalização bolsista.
Seja como for, o que eu uso mais é o EV/EBITDA ou EV/(EBITDA-capex).